O que significa o Senhor açoita a todo filho a quem recebe?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou fazendo um estudo em Hebreus e me deparei com uma frase que me deixou em dúvida: Deus açoita a todo filho a quem recebe. Achei estranho essa questão de açoitar um filho. Pode me ajudar a compreender melhor o que significa isso?

Cara leitora, A Bíblia contém muitas figuras que nos ajudam a entender a realidade dos fatos da vida e da relação de Deus conosco. No estudo de hoje irei te ajudar a entender melhor essa figura do “açoitar” e o significado dela dentro do texto que você citou.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa o Senhor açoita a todo filho a quem recebe?

(1) O texto que você citou está descrito em Hebreus 12:6, que diz: “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”.

Observe que o verso começa com “porque”, o que indica que o autor está explicando algo que disse antes. O autor de Hebreus está falando sobre Jesus Cristo, que suportou muita oposição e sofrimento.

Ele o coloca como um modelo das lutas que o crente passa nesse mundo (Hebreus 12:3). Depois diz que as lutas ali enfrentadas pelos crentes não os tinham levado ao extremo, que é morrer pelo evangelho (Hebreus 12:4).

Por fim, antes do verso que estamos estudando, ele diz: “e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado” (Hebreus 12:5).

Aqui conseguimos perceber que o autor de Hebreus está falando da correção e da reprovação de Deus que traz algum sofrimento para a pessoa.

(2) O pano de fundo sobre essa “correção” e sobre esse “açoite” é o relacionamento pai e filho. O autor de Hebreus utiliza essa ilustração tirada de Provérbios 3:11-12 para mostrar aos seus leitores que o verdadeiro filho é corrigido pelo pai e essa correção tem base no amor do pai pelo filho.

Quem não é filho não recebe correção. A correção aqui tem um claro sentido de educação, de educar o filho para que ande nos melhores caminhos e seja bem sucedido.

O ponto levantado pelo autor é que os crentes que têm passado ali por difíceis momentos permitidos pelo Pai celestial deveriam considerar-se bem-aventurados, pois estão sendo aperfeiçoados por Ele como filhos.

Assim, as correções vindas de Deus, apesar de doloridas em muitos momentos, expressam um amor grandioso que precisa ser reconhecido!

(3) O ponto que muitos não entendem é a parte do “açoite”: “e açoita a todo filho a quem recebe”. A palavra açoite aqui traz a ideia de castigo. Mas não qualquer tipo de castigo.

O castigo que está em vista aqui é aquele que um filho negligente precisa para se aprumar na vida. Ou seja, tem função educativa, de correção, de punição visando mudança.

Sendo assim, as correções dadas por Deus deveriam ser vistas não como algo negativo, um motivo de tristeza, mas como um motivo de alegria, pois o amor de Deus está conduzindo tais repreensões para que os filhos se tornem aquilo que o Pai quer.

Não devemos confundir “açoite” com violência gratuita e desmedida como alguns pais humanos fazem com seus filhos. Deus sabe o modo de corrigir, sabe o modo de ensinar e sabe a medida certa que deve aplicar a cada um de Seus filhos!

(4) Como pecadores que somos, ao sermos chamados para sermos filhos de Deus e sermos recebidos por Ele, devemos nos adequar às regras do Pai. Porém, muitas vezes o nosso coração duro não deseja isso!

Deus entra com Seus açoites, assim como o pai disciplina com rigor o filho desobediente para seu próprio bem! É por isso que o autor de Hebreus diz:

“É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?” (Hebreus 12:7).

Portanto, a conclusão do servo de Deus inteligente é que havendo correção há também amor do Pai em favor dele! E isso é motivo de bênção!

Estamos sendo cuidados, ensinados, moldados por Deus para chegarmos à maturidade que Ele deseja para nós.

Como nosso coração é desesperadamente corrupto (mesmo que você ache que você é bonzinho), então, disciplina dura muitas vezes é o que amolece nosso coração e é tudo que precisamos para mudar de verdade! Devemos aprender com a disciplina que vem de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp