Política na Bíblia: O coração do sábio se inclina para direita e do tolo para esquerda?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você pergunta: Eu vi uma mensagem na internet, onde a pessoa cita o texto bíblico de Eclesiastes 10:2, que diz que sábio vota na direita e tolo vota na esquerda. Os comentários colocados ali mostram que a Bíblia afirma que o cristão sábio deve votar no candidato de direita e o outro é tolo. Pode me ajudar a entender esse versículo?

Caro leitor, é muito comum textos isolados da Bíblia causarem confusão na compreensão de muitos. Isso ocorre porque cada texto tem um contexto que precisa ser considerado para que a significação do verso seja interpretada corretamente segundo a ideia explicitada que o autor dele quis demonstrar ali.

Vamos compreender melhor o que Salomão quis dizer com direita e esquerda em seu texto:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Política na Bíblia? Direita e esquerda

(1) O texto de Eclesiastes 10:2 na tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada, diz: “O coração do sábio se inclina para o lado direito, mas o do estulto, para o da esquerda”.

A primeira coisa a ser observada é que os conceitos políticos de “direita” e “esquerda” que temos atualmente sequer se pensavam na época em que o verso foi escrito.

Salomão era rei, portanto, vivia debaixo de uma monarquia, que era o regime mais comum dos povos dessa época.

Na monarquia o poder supremo está nas mãos do rei, portanto, conceitos políticos de direita e esquerda sequer passavam pela mente de um rei.

O que significava direita e esquerda na Bíblia?

(2) Na Bíblia direita e esquerda passam muito longe do atual significado dos termos (mais dentro do campo político).

Na Bíblia, a direita, ou o lado direito, era considerado o mais hábil, isso porque sabe-se que a maioria da população é destra e não canhota. Por isso, essa figura era bem compreendida.

A mão direita (ou o lado direito do corpo) da maioria das pessoas tinha mais habilidade que a esquerda, por exemplo. Consequentemente, o lado esquerdo era mais desajeitado.

Essa simples observação natural cria essa figura de linguagem comparativa entre a direita (lado direito) ser “melhor” que a esquerda (lado esquerdo).

(3) Além disso, o lado direito também era usado como figura de honra, prestígio e poder. Veja: “Filhas de reis se encontram entre as tuas damas de honra; à tua direita está a rainha adornada de ouro finíssimo de Ofir” (Salmos 45:9).

Observe que o texto usa aqui a figura do lado direito para mostrar a honra dessa rainha prestigiada por esse rei, que a coloca em um lugar de destaque.

Estevão, pouco tempo antes de morrer, viu Jesus glorificado à direita de Deus. Aqui temos a figura de honra e prestígio também aplicada:

“Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita” (Atos 7:55)

(4) Outro conceito interessante é o de desvio. Direita e esquerda pode também significar desviar-se do caminho correto.

Nesse caso a pessoa é incentivada a não ir nem para a esquerda, nem para a direita: “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal” (Provérbios 4:27).

Esses eram basicamente os conceitos usados para direita e esquerda na época de Salomão. Mas ainda falta analisarmos o que Salomão quis demonstrar em Eclesiastes 10:2.

O que significava direita e esquerda em Eclesiastes 10:2?

(4) O que temos ali é uma comparação no estilo de “uma coisa” versus “outra”. A comparação de Salomão é de como age um coração bom e um coração mau (tendo em mente a explicação sobre direita e esquerda que mencionei no ponto 2).

Eu gosto muito de como a NVT (Nova Versão Transformadora) traduz esse trecho, pois capta o sentido real do ensino: “O sábio escolhe o caminho certo, mas o tolo toma o rumo errado.” (Eclesiastes 10:2 – NVT).

Aqui temos o real significado da expressão: uma comparação de como age o coração do sábio e o coração do tolo no que diz respeito a sua inclinação de fazer o mal ou o bem. Ou seja, nada a ver com posições políticas!

(5) Dessa forma, essa montagem que circula na internet ou é uma espécie de brincadeira irônica de provocação entre “direita e esquerda” ou é uma manipulação de alguém buscando ensinar o que a Bíblia não ensina, pois tira o texto de seu contexto e insinua algo que o texto não diz originalmente.

Por isso, como servos de Deus, tomemos cuidado com o apoio que damos a produções como essa.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp