EM VERDADE, EM VERDADE TE DIGO: O que significa quando Jesus falava dessa forma?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade?

A boa notícia é que se você precisa de uma ajuda para estudar e entender a Bíblia, eu quero me apresentar para você: Sou professor de Bíblia e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo no seu celular, Tablet ou computador!

Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo pelo ZAP, serei seu professor particular de Bíblia! Quer saber mais como melhorar seu entendimento da Palavra de Deus? QUERO SABER MAIS…

Você pergunta: Notei que algumas frases de Jesus na Bíblia começam com as palavras “em verdade, em verdade”. Por que Jesus usou essa repetição de palavras nessas frases? Gostaria de compreender melhor o significado delas e a profundidade do ensino que elas passam para nós hoje em dia!

Cara leitora, sua observação é bem interessante e, de fato, temos algumas frases de Jesus começadas com “em verdade, em verdade”. Todas elas curiosamente registradas pelo apóstolo João, ou seja, nenhum dos outros evangelistas registrou essa frase. Vejamos os significados disso.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus dizia algumas vezes “em verdade, em verdade”?

(1) O apóstolo João registrou 25 vezes em seu evangelho a expressão “em verdade, em verdade”. Essa é uma expressão muito interessante usada por Jesus, pois ela é uma repetição de uma palavra hebraica muito conhecida de todos nós, que usamos todos os dias se somos crentes mesmo… (veremos mais abaixo que palavra é essa).

Analisemos um desses textos: “E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (João 1:51).

Aqui Jesus está falando a Natanael, após ele ter duvidado do fato de Jesus ser o Messias diante de Felipe e depois ser alvo de uma fala de Jesus, que disse que o havia visto debaixo da figueira (João 1:50).

(2) A expressão muito conhecida usada aqui é a palavra hebraica “amém”. Ou seja, ali, onde no português está “em verdade, em verdade”, no original está “amém, amém”. Mas o que isso significa?

A palavra “amém”, sozinha, traz um significado de “certamente”, “de fato”, “com certeza”. Quando utilizada em orações ganha o sentido de “assim seja”. Esse sentido é o mais usado. Mas e quando Jesus usa essa palavra repetida (amém, amém), o sentido dela é o mesmo? Não!

O sentido de em verdade, em verdade (amém, amém)

(3) Temos uma mudança de sentido nela. Quando aparece duplicada passa a ter o sentido de “em verdade”, “verdadeiramente”, “certamente”. Mas por que Jesus usa essa expressão dessa forma? Qual o objetivo Dele em falar dessa forma para algumas pessoas?

Jesus usa essa expressão sempre que precisa confrontar alguém que não compreende Sua mensagem ou que dúvida dele e do que Ele prega. Sendo assim, ele está querendo fazer uma afirmação “veemente”, “forte”, “ousada” sobre quem Ele é, sobre a verdade do que Ele está pregando! Dai a repetição.

No texto que coloquei acima (João 1:51) Jesus confronta Natanael, que questionou a Felipe se de Nazaré poderia sair alguma coisa boa (João 1:46), duvidando que Jesus poderia ser o Messias e menosprezando-O por causa da pouca importância da cidade de Nazaré!

Jesus usa em verdade, em verdade para afirmar a autoridade de quem era, de Sua vinda e de Seu poder!

Alguns usos de em verdade, em verdade na Bíblia

(4) Em um confronto com os judeus religiosos, por conta de Jesus fazer milagres do Sábado (João 5:16), Ele novamente usa o “amém, amém” para demonstrar a verdade do que Ele fazia e o erro dos fariseus em rejeitar as palavras Dele:

Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

(5) Por fim, termino com o exemplo da frustração de Jesus com a grande incredulidade dos religiosos de Sua época, que já haviam ouvido Jesus muitas vezes, mas, ainda assim, mantiveram-se de coração duro:

“Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas” (João 10:7)

Jesus teve que demonstrar que Ele era a porta, mas eles não creram nessa verdade de Deus, rejeitando o Messias e ainda trazendo dura perseguição a ele!

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Acesse aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão