Os 5 piores defeitos dos apóstolos de Cristo que temos de evitar

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Quando leio os evangelhos, chama-me muito a atenção de como os apóstolos erraram tanto, mesmo tendo Jesus ao lado deles e mesmo vendo as grandes maravilhas de Deus com os próprios olhos! Por que isso acontecia tanto, ao ponto de até mesmo eles negarem Jesus quando Ele foi preso?

Cara leitora, quando pensamos nos apóstolos de Jesus, infelizmente, foi criada na mente de muitas pessoas uma ideia extremamente errada sobre eles! Talvez por conta da “beatificação” deles, de serem pintados como “sagrados” por muitos!

Mas, na realidade, eles foram homens comuns chamados por Cristo, não eram os melhores de seu tempo e tiveram sim muitas problemáticas em seu treinamento e envio para a missão. Eles, na realidade, nos mostram que Deus nem sempre escolhe os “melhores” aos olhos humanos…

Isso porque toda a glória é para Deus e não para os homens e suas habilidades. Assim, os apóstolos de Cristo tiveram sim defeitos, muitos deles bem pesados, que tiveram de tratar, de melhorar a cada dia e isso não é nada diferente do que cada um de nós também fará em nossas vidas!

Mas, claro, é sempre bom aprender com os erros dos outros, sem precisar nós mesmos passar por sofrimentos desnecessários se sabemos que algo não é bom. É por isso que quero compartilhar os cinco piores erros dos apóstolos, para que possamos conhecê-los e superá-los como eles também superaram com a ajuda de Jesus!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Os 5 piores defeitos dos apóstolos de Cristo

(1) Pouco discernimento espiritual

Por diversas vezes, os apóstolos foram questionados por Jesus pelo fato de não estarem atentos espiritualmente aos fatos que ocorriam. Eles tinham dificuldade de compreensão de muitas coisas.

“Eles, porém, nada compreenderam acerca destas coisas; e o sentido destas palavras era-lhes encoberto, de sorte que não percebiam o que ele dizia” (Lucas 18:34).

A falta de discernimento, de amadurecimento espiritual, tornava-os despreparados para entender muitas verdades de Deus, de forma que sua mente ficava “obscurecida”!

Esse tipo de erro é corrigido quando investimos mais tempo na nossa espiritualidade! Jesus os encaminhou nisso, os treinou para resolver esse problema. Eles oraram mais com Jesus, meditaram mais na Palavra e foram expostos a situações para desenvolver um discernimento espiritual maduro!

(2) Eram orgulhosos de coração

É interessante notar, por exemplo, a narrativa destacada por Lucas sobre uma discussão de quem seria o maior!

“Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior” (Lucas 9:46).

Enquanto Jesus buscava ensinar-lhes sobre humildade, o coração orgulhoso deles ainda estava preso em muitas coisas dessa terra, como hierarquias de poder!

Esse tipo de erro é corrigido quando entendemos que viemos para servir a exemplo do Mestre, que lavou os pés dos apóstolos e deu Sua vida pelo pecador, e ainda quando cultivamos um coração intencionalmente disposto a servir.

(3) Eram frágeis e tímidos na fé

A fé dos apóstolos foi posta à prova muitas vezes! E mesmo tendo algum conhecimento de Cristo, do poder Dele e de muitos aspectos da missão do Messias, ainda assim eles tiveram dificuldade de exercer essa fé com ousadia!

Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? (Marcos 4:40).

Com relação à fé, Jesus os repreendeu severamente! Jesus não aceitava o não exercício da fé que eles tinham dentro deles e precisavam usar! Não era aceitável deixar a fé ser abafada pela covardia!

Esse tipo de erro se resolve tendo cada vez mais comunhão com Deus, saindo do campo apenas teórico e prestando atenção na ação de Deus! Também temos de lembrar em todo o testemunho da ação de Deus no passado, registrado nas Escrituras, e que deve servir também para fortalecer a fé!

(4) Falta de comprometimento

Apesar de os apóstolos terem largado muitas coisas para servir a Jesus, podemos verificar que no momento de maior tensão, seu comprometimento foi testado e eles reprovaram nesse teste mais severo!

“Então, deixando-o, todos fugiram” (Marcos 14:50).

Comprometimento teórico não existe! É nos momentos de maior dificuldade que Deus verificará o nível das nossas promessas feitas a Ele! Os apóstolos, nesse momento, mostraram que havia ainda falta de comprometimento, ainda que falassem que iriam até morrer por Jesus!

Esse tipo de erro se resolve revendo as promessas e compromissos feitos a Deus e trazendo ao coração uma nova mentalidade. Eles fizeram isso e depois aceitaram ser presos e até morrer para não parar de pregar o evangelho do Senhor Jesus!

(5) Não tinham poder

Estamos falando aqui de poder espiritual que vem de Deus. Por muitas vezes, os apóstolos esbarraram em sua incapacidade de lidar com situações do jeito de Deus. Faltou poder e sobrou frustração.

“Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo?” (Mateus 17:19).

Uma somatória de vários fatores fazia com que fossem fracos na missão. Falta de fé, covardia, medo… O fato é que em muitos momentos os apóstolos tentaram agir sozinhos, sem buscar de fato a fonte de todo o poder, que é Jesus!

Esse tipo de problema se resolve relembrando que não estamos sozinhos. Após Jesus subir aos céus, o Espírito Santo os equipou e tudo mudou! Eles agiam pelo Espírito, fizeram muitos milagres em nome de Jesus e o poder de Deus brotou da vida deles e impactou tudo que faziam!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp