Satanás será preso por 1000 anos? O milênio ainda vai acontecer?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em Apocalipse podemos ver que Satanás será preso por mil anos. A minha dúvida é se isso é uma linguagem figurada, se é algo que já aconteceu ou se ainda irá acontecer. Pode trabalhar esse tema do milênio em um estudo para me ajudar a entender?

Caro leitor, o verso que você está citando é o seguinte: “Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos” (Apocalipse 20:2). 

Sabemos que Apocalipse é um livro cheio de figuras, então, devemos ter cuidado ao interpretar, principalmente tempos como sendo literais. Sendo assim, esse verso que fala sobre Satanás preso por mil anos, precisa ser avaliado dentro de seu contexto. Façamos isso agora.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Satanás preso por mil anos?

(1) Primeiramente, vamos compreender um pouco do contexto. João relata que viu um anjo descer do céu com uma chave e uma corrente: “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente” (Apocalipse 20:1).

Na sequência esse anjo prende o diabo por mil anos. Muitos chamam esse período de milênio. Isso está em Apocalipse 20:2, o texto que lemos no começo do estudo.

Ele continua explicando que Satanás foi lançado em um abismo e preso para que não enganasse mais as nações até que esses mil anos fossem completados. E depois será solto por mais um tempo curto:

“lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo” (Apocalipse 20:3)

(2) A interpretação desse acontecimento tem sido vista de diversas formas e levantado muitas ideias interpretativas diferentes. Cada uma delas parte da ideia do que significam esses mil anos de prisão do diabo, chamado de milênio.

De forma simplificada, temos três grupos principais que interpretam essa questão toda da seguinte forma: 

Pré-milenistas: Pensam que depois da 2ª vinda de Cristo, Satanás é amarrado e Cristo reina por mil anos na Terra com os salvos, portanto, os mil anos para eles são literais.

No final desse período o diabo liderará uma rebelião e, então, haverá a sua derrota plena e o juízo final ocorrerá. Para esses a igreja não passa pela grande tribulação, é retirada da terra antes através do arrebatamento.

Amilenistas: Pensam que o milênio é um tempo simbólico entre a primeira e segunda vinda de Cristo. Satanás amarrado é símbolo da vitória de Cristo na cruz e o fato dele não ter poder para impedir a obra de evangelização da igreja.

O reino de Cristo é o reino que Ele já tem por meio da igreja e será pleno na Sua volta. Haverá um pequeno tempo de grande tribulação no final dos tempos, que é quando o diabo estará “solto” e parecerá estar triunfando!

Pós-milenistas: Pensam que o milênio seria um tempo nunca antes visto de propagação do evangelho por todo o mundo. Satanás preso é justamente essa derrota grande do diabo com tantos convertidos.

Alguns pós-milenistas concordam com os amilenistas sobre os mil anos ser o tempo entre a primeira e segunda vinda de Cristo.

(3) Todas essas três interpretações têm seus adeptos e, de fato, têm sido respeitadas no meio reformado e muito discutidas há dezenas e dezenas de anos.

Mas gostaria agora de fazer um exercício que poucos fazem. Vamos olhar para além das discordâncias e ver os fatos que todos concordam a respeito dessa história:

Satanás será derrotado definitivamente. Todos entendem que Deus derrotará o diabo e seus seguidores. Isso é um fato concreto que irá ocorrer!

Mesmo antes da derrota do diabo, Deus cuida de Seu povo. Em todas as interpretações o povo de Deus têm sofrimentos em um ou outro momento. Mas o fato é que Deus cuida de Seu povo no decorrer da história, aconteça o que acontecer!

O reino de Deus já está decretado e presente. Através de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição e o envio do Espírito Santo, o reino de Deus já está entre nós, mas ainda não na sua plenitude. Mas essa plenitude chegará no retorno de Cristo!

Devemos estar preparados para qualquer cenário. Todos concordam que não temos como saber 100% de tudo que Deus fará! E também concordam que a melhor atitude do cristão é estar preparado todos os dias para se encontrar com o Senhor, independentemente do que esteja acontecendo no mundo!

Não há necessidade de sabermos todos os detalhes. Somos muito limitados em nossa compreensão da grandeza do plano de Deus. E não há necessidade de sabermos tudo.

Aliás, tem coisas que Deus nem quis revelar para poupar o nosso coração. E não precisamos saber tudo, isso não é algo primordial! Devemos conhecer o que a Palavra no revela com clareza e descansar nos cuidados de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp