5 dicas bíblicas para enfrentar e vencer as mais difíceis perdas da vida

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu perdi a minha mãe há cerca de um mês. Vou ser bem sincera, minha vida parece que acabou. Não consigo entender porque Deus levou a minha mãe, ela era uma pessoa tão boa para os outros e Deus a leva de mim. Estou afastada da igreja por causa disso, essa perda acabou com a minha vida. Deus acabou com a minha vida levando a minha mãe. Não consigo dormir direito, estou triste e não consigo perdoar Deus por ter feito isso. Mas ao mesmo tempo sei que preciso sair desse poço sem fundo em que estou. O que devo fazer?

Cara leitora, todos nós passamos pelas perdas. Algumas não nos impactam tanto, mas outras nos impactam profundamente e dolorosamente, como a perda de um ente querido, no seu caso a sua mãe.

Seja a perda de alguma coisa importante (um emprego, por exemplo) ou a perda de uma pessoa importante, precisamos saber biblicamente como lidar com as perdas para que consigamos seguir no caminho que Deus tem para nós.

É por isso que quero compartilhar cinco dicas bíblicas para lidar com a perda de coisas ou pessoas. Seguindo essas dicas será muito mais fácil passar pelas perdas da vida de uma forma que agrada a Deus.

Como enfrentar as mais difíceis perdas da vida?

(1) Sabendo que não é pecado sofrer pelas perdas

Nós somos seres providos de sentimento, Deus nos fez assim. Sentir as perdas, chorar, até entristecer-se, não é pecado. Quando Lázaro morreu e Jesus chegou e viu toda a tristeza da família, é relatado algo que Jesus fez: “Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava” (João 11:35-36).

Colocar os sentimentos para fora de maneira positiva não é pecado. Porém, nossos sentimentos podem nos levar a pecar se os deixarmos descontrolados.

Um sentimento de perda descontrolado pode nos levar à descrença, a jogarmos tudo para cima, à revolta, à murmuração. Jesus chorou, mas manteve sua fé em Deus.

(2) Sabendo que não compreenderemos plenamente os propósitos de Deus de imediato

Quando sofremos perdas queremos saber os motivos. Mas nem sempre os descobrimos. Por que você perdeu sua mãe? Por que Deus a levou neste momento e não mais tarde quando ela estivesse bem velhinha? Não sabemos!

Quando Jesus certa vez foi questionado do porque fazia determinado ato, Ele respondeu aos seus discípulos: “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois” (João 13:7).

Devemos descansar o nosso coração na certeza de que Deus tem propósitos abençoadores até mesmo em nossas perdas.

Muitos desses propósitos não serão compreendidos por nós de imediato. Foi o que Jó concluiu após sofrer diversas perdas e sequer saber porque elas ocorreram:

“Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia” (Jó 42:3).

Saber disso deve criar em nosso coração uma fé na plenitude da justiça de Deus, uma fé que faz o nosso coração descansar diante das perdas.

(3) Sabendo que Deus é soberano sobre as nossas perdas

A Bíblia afirma a soberania de Deus em todas as coisas. Isso significa que também em nossas perdas mais difíceis existe a soberania de Deus atuando.

Isso nos faz descansar o coração sabendo que Deus está fazendo aquilo que é correto e justo, ainda que não entendamos.

Quando descansamos o nosso coração nesse fato, estaremos fortalecendo a nossa fé para superar da melhor maneira possível as nossas perdas.

(4) Não abandonar a fé nunca

Quando perdemos algo, a atitude humana mais natural é achar alguém que possamos culpar. Quando não achamos ninguém, ou mesmo quando a situação que passamos é muito dolorosa, culpamos a Deus. Deus deveria ter feito alguma coisa, pensamos!

Com esse pensamento Deus passa a ser em nosso coração como uma espécie de inimigo. Porém, pensar e agir assim tornará a nossa perda em algo destrutivo para nosso coração.

Tão difícil quanto sofrer uma perda é sofrer uma perda e ir para longe de Deus. Paulo, no final de sua vida, com orgulho santo, declarou: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Timóteo 4:7).

Esse apóstolo passou por grandes perdas. Mas ele orgulhava-se de ter guardado a fé. Ele não a perdeu, não a abandonou. Creu em Deus sobre todas as coisas, venceu, superou tudo!

(5) Não se isolar

Quando sofremos perdas o desejo de ficar isolado, de se fechar, aparece de forma muito acentuada. Abandonar a igreja, não conversar com as pessoas, enfim, sofrer de forma isolada agravará o nosso estado.

É evidente que momentos a sós são importantes para a reflexão pessoal, mas esses momentos não podem acontecer o tempo todo. Mesmo diante das perdas precisamos saber que a vida continua!

Temos uma missão, precisamos abençoar vidas, atuar na obra de Deus, cumprir o nosso papel no mundo. Fazemos isso nos envolvendo com outros. Envolver-nos com outras pessoas ajuda a superar as perdas, ajuda-nos a ver que lá fora existe muito a ser feito e que nós podemos ser agentes de bênção.

Quando Elias foi ameaçado de morte pela rainha Jezabel, ele fugiu, se isolou, ficou deprimido, se trancou em uma caverna. Mas veja o que Deus diz a ele:

“Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?” (1 Reis 19:9).

A seguir Deus mostra a Elias que o isolamento e a lamentação não o levariam ao caminho que Deus tinha para ele: “Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria” (1 Reis 19:15).

A vontade de Deus nunca é que fiquemos isolados nas cavernas da vida. Ele nos quer lá fora, superando tudo e fazendo a vontade Dele!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp