É pecado chamar o arco que Deus colocou no céu de ARCO-ÍRIS? É idolatria?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em um dos seus estudos vi que quando você foi falar sobre o arco que Deus colocou no céu como sinal da sua aliança, você o chamou de arco-íris. Você sabia que está errado, pois Íris é uma deusa do paganismo e não temos isso na Bíblia?

Caro leitor, a sua questão é bem interessante e vou te mostrar por que eu não estou errando quando chamo a arco que Deus colocou no céu de arco-íris. E mais: Nós temos na própria Bíblia isso de forma bem explicita!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

É pecado falar arco-íris, é idolatrar a deusa Íris?

(1) Quando Deus coloca o sinal da sua aliança no céu, prometendo que não mais destruiria tudo através de água, Deus diz assim: “porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra” (Gênesis 9:13).

Nesse momento aqui, evidentemente, esse arco ainda não tinha o nome “arco-íris” que usamos hoje em dia, porém, em um determinado momento da história o arco passa a ter esse nome pelo qual é popularmente conhecido.

(2) É evidente que hoje em dia quando dizemos “arco-íris” estamos usando a palavra no sentido de um substantivo, ou seja, que nomeia seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros.. Não usamos em um sentido religioso, como fazendo adoração a imagens ou a deuses.

Inclusive, é muito comum que palavras usadas na antiguidade sejam usadas como substantivos hoje em dia e com sentido totalmente diferentes do que representavam antigamente.

Como exemplo, cito algumas palavras que usamos no dia a dia e que tem raiz na mitologia grega e se relacionam com deuses adorados na antiguidade. Veja que curioso:

Graça: A palavra “graça” vem do grego “cháris”, que por sua vez tem origem no trio de deusas gregas Cháris. Esse trio era composto por Tália, Eufrosina e Aglaia e eram filhas de Zeus, e simbolizavam a beleza, o charme e a alegria.

Mas, óbviamente, que a palavra graça que temos na Bíblia não tem um sentido de adoração a essas deusas. O sentido na Bíblia é totalmente diferente!

Hipnose: esse termo vem de Hipnos, que era o deus do sono na mitologia grega. Temos ainda outras palavras que foram derivadas de seu nome romano, “Somnus”, como a “insônia”. Mas, claro, quando usamos essas palavras não temos qualquer intenção de se referir a deuses, não é verdade?

Morfina: Esse medicamento forte usado para aliviar dores muito fortes, é derivado do nome do deus Morfeu. Na mitologia grega, Morfeu é filho de Hipnos. Essa droga é usada para aliviar dores intensas e coloca a pessoa em um estado de um quase sono embriagante.

É evidente que quando usamos qualquer dessas palavras com sua significação atual, não estamos adorando deuses, mas apenas usando a palavra como um substantivo !

(3) Mas existe algo interessante na Bíblia. A própria palavra de Deus faz menção ao arco-íris, como sendo o nome desse arco. Vejamos:

“Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o sol, e as pernas, como colunas de fogo” (Apocalipse 10:1).

Aqui João utiliza a palavra grega “iris”, designando aquele arco que Deus colocou nas nuvens simbolicamente por cima da cabeça desse anjo.

Isso nos mostra que já aqui na época de João, a palavra arco-íris era usada como substantivo e podia ser usada dissociada de adoração a deuses. Ou seja, João não estava ali dizendo que po cima da cabeça no anjo estava uma deusa chamada Íris! Estava falando do arco de Deus!

João ainda usa mais uma vez essa palavra, vejamos: “e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda” (Apocalipse 4:3).

Aqui temos mais uma vez o mesmo uso dessa palavra em outra visão de João.

(4) Sendo assim, concluímos que podemos sim usar a palavra arco-íris sem qualquer problema para designar o arco colorido que Deus colocou no céu e que aparece após as chuvas ou junto delas.

Esse tipo de uso da palavra não contém nenhuma idolatria, pois o estamos usando como substantivo para designar algo. Não usamos a palavra em sentido de adoração a deuses!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp