Qual o significado da Semana Santa para os evangélicos?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Muita coisa que acontece na semana santa, sabemos que vem de tradições católicas, como por exemplo não comer carne, fazer jejuns, procissões, etc. Mas para os evangélicos, essas coisas também são válidas? Como os evangélicos enxergam a semana santa?

Cara leitora, a famosa “semana santa” se inicia com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho e aclamado por multidões com ramos nas mãos, louvando a Jesus com o termo “Hosana nas alturas”:

“E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (Mateus 21:9).

E termina com a ressurreição de Jesus, no domingo!

Porém, muitos acontecimentos bíblicos foram incorporados à cultura de alguns povos e misturados com mais um tanto de tradições e ainda misturados com feriados nacionais. É o caso da páscoa e da famosa semana santa.

O cuidado aqui é não aceitarmos tudo que é feito sem avaliar isso dentro da Bíblia. Por exemplo, não temos na Bíblia ordens de não comer carne, de comer apenas proteínas de peixe e também de fazer jejuns nessa semana santa.

Tudo isso são incorporações de tradições. Nem vou mencionar a questão de ovos de chocolate, que já são bem óbvios dentro do sistema comercial para conseguir lucrar nesse período de feriado.

Agora temos de entender o que significa a semana santa para os evangélicos.

(1) A primeira coisa a pontuar é que não existe na Bíblia uma ordem de Deus, no tempo da graça, de que os cristãos fizessem uma festa de comemoração da páscoa e nem tivessem uma semana santa.

Os cristãos relembram o sacrifício de Cristo na realização da Santa Ceia do Senhor. No entanto, a Ceia é mais focada na morte, no derramamento do sangue de Cristo.

E também não existe na Bíblia uma proibição de comemorar o que Jesus fez na cruz, o triunfo Dele na ressurreição e a vitória sobre a morte.

Assim, biblicamente, não temos um erro na comemoração desses acontecimentos que são centrais para a fé cristã!

Mas por que não é errado fazer essa comemoração se a Bíblia não manda comemorar?

(2) A páscoa judaica ordenada por Deus tinha um status de comemoração perpétua: “Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo” (Êxodo 12:14).

Sendo assim, não é difícil de imaginar que os primeiros cristãos usassem essa data para comemorar a libertação dos pecados, realizada pelo Cordeiro de Deus, Jesus!

Ou seja, existe uma continuidade e uma ligação dessas duas comemorações e desses dois fatos onde Deus interveio na história humana, trazendo libertação!

Por isso, o cristão evangélico não erra em comemorar a páscoa correta, que é aquela que tem foco no sacrifício que o Senhor Jesus fez na cruz e a Sua vitória, ressurgindo ao terceiro dia.

(3) Para o evangélico, a semana santa e a páscoa são o que a Bíblia diz que são! É semana de reflexão, louvor e gratidão. Não existem exigências de observâncias de rituais, não existe obrigatoriedade de jejuns e nada desse tipo.

Não existe nem mesmo a obrigatoriedade de você comemorar tudo isso, fazendo algum ritual!

O que geralmente temos são celebrações, cultos a Deus, relembrando o maior ato de amor já realizado. Algumas igrejas (aqui na minha fazemos) realizam a Santa Ceia do Senhor nas celebrações, o que é muito apropriado para lembrar o que Cristo fez!

(4) Porém, o ponto alto da Semana Santa para os evangélicos é o domingo, pois ali temos a ressurreição do Senhor Jesus Cristo, o que marcou muito a igreja primitiva, fazendo com que ela passasse a se reunir de forma mais organizada no primeiro dia da semana.

Por isso, para as igrejas evangélicas, o domingo de páscoa costuma ser um culto de festa, glorificando a Deus pela vitória de Cristo, que é também a vitória de toda a igreja do Senhor!

Algumas igrejas também fazem encenações, corais cantando louvores com letras apropriadas ao momento. Esses já são aspectos mais locais de cada igreja e não obrigatórios.

Acho muito positivo que essas comemorações aconteçam, pois elas movimentam a nossa agenda e nos ajudam a trazer à memória fatos importantes e que são basilares à nossa fé, como este da morte e ressurreição de nosso Senhor, que fez tudo isso para nos salvar da maldição do pecado!

Como apóstolo Paulo bem disse: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (1 Coríntios 15:14).

Por isso, a páscoa é a data mais importante para os verdadeiros cristãos e, ao meu ver, fazemos muito bem em comemorá-la! Não por obrigação, mas por amor livre ao Senhor!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp