O choro NÃO DURA uma noite e a ALEGRIA NÃO virá pela manhã!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu gosto muito da mensagem do Salmos 30:5, que fala que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, porém, na minha vida isso não tem se cumprido! Até agora, sempre tem sido choro, noite após noite e a alegria nunca chega! Será que a alegria prometida neste salmo não chegará para algumas pessoas?

Cara leitora, todos sabemos que os livros de Salmos são escritos em forma poética, carregados com muito da poesia hebraica para passar as mensagens e ensinos.

Apesar disso, muita gente acaba fazendo interpretações muito literais de alguns salmos sem considerar essa forma de escrita cheia de figuras, ilustrações e poesia. E, claro, acabam errando muito na compreensão. Esse é o caso de Salmos 30:5.

“…Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30:5).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Em uma leitura mais superficial, somos levados a crer que o período de sofrimentos (noite) seria logo substituído pelo período de alegria (dia) e que ambos poderiam ser de igual duração.

Ou ainda, que teremos nessa vida mais alegrias que tristezas ou ainda uma série de compreensões que não estão de acordo com o ensino que está sendo passado no salmo (como veremos a seguir).

Nesse sentido, não é difícil encontrar pessoas fazendo promessas de que Deus vai realizar uma cura rapidamente, que vai realizar um milagre o quanto antes, baseado nesse salmo, já que a alegria precisa chegar logo (pela manhã)!

É aqui que muita gente se frustra, pois não é essa a mensagem central desse Salmo! Para compreendê-lo, precisamos analisar o tipo de figura e poesia usada nele.

No Salmos 30:1-5, temos Davi exaltando o Senhor pelos livramentos que Ele realizou na vida dele. Deus o livrou de inimigos (30:1), Deus o curou possivelmente de doenças (30:2) e o salvou da morte iminente (30:3).

Tudo isso leva Davi a convocar as pessoas a louvar a Deus, que age em favor de seus servos: “Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome” (Salmos 30:4).

Davi passa então a fazer uma conclusão nesse primeiro trecho. A primeira parte da conclusão ensina que a ira de Deus dirigida a nós é muito pequena se comparada à Sua graça derramada sobre nossas vidas:

“Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira…” (Salmos 30:5).

Ou seja, aqui temos Davi percebendo pela inspiração do Espírito Santo que a graça superabunda onde abundou nosso pecado que atrai a ira de Deus!

Agora ele fecha essa primeira conclusão, dizendo: “…Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30:5).

Primeiro, precisamos entender a figura de linguagem que ele utiliza aqui. No português, ela fica um tanto quanto “escondida”, mas nos originais em hebraico, fica mais clara.

O foco está na palavra “vir”. Ela é a palavra hebraica “liyn”, que significa “hospedar, ter um parada, passar a noite, habitar”.

A ideia aqui é comparar o choro com um viajante. Ele chega em momentos difíceis, de trevas, de dor, de escuridão. É um tipo de hóspede que chega para ocupar nosso coração! A noite é usada como símbolo de momentos difíceis (de trevas) e o choro é a dor que esses momentos geram (um visitante indesejado).

Então, nessa primeira parte, Davi está querendo mostrar que o “choro” não é morador, ele é viajante, é passageiro, não vêm para ficar para sempre, para morar. Mas ele pode chegar na vida de todos nós em algum momento!

Obviamente que somente na perspectiva da eternidade podemos contemplar o choro (provações, dores) sendo totalmente eliminadas da nossa vida, como Jesus bem ensina:

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:4).

Já a alegria nesse salmo é como um viajante que chega com a luz. A ideia aqui, porém, não é a mesma referente ao choro. A chegada da alegria está relacionada ao fim da noite. A ideia, evidentemente, não é sobre o ciclo de noite e dia natural, de 24h. É bem mais do que isso!

Deus é essa luz que a tudo dissipa, gerando alegria plena e total! Apesar de podermos viver a alegria de Deus em boas doses nessa vida, é somente na eternidade que essa “noite” cheia de choro será totalmente eliminada de nossa vida! É por isso que Apocalipse diz:

“Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 22:5).

Somente a luz de Deus brilhará eternamente sobre nós a ponto de não mais haver choro. Neste momento (futuro ainda) da vida dos salvos, o choro será apenas um “visitante” que fez uma parada em nossas vidas, mas foi embora por conta da luz de Deus que nos inundou de alegria plena, total e eterna!

Vivemos um pouco de tudo isso já em vida, como Davi viveu e louvou ao Senhor, porém, será na eternidade com Deus que experimentaremos um “dia eterno” de alegria, onde nunca mais haverá noite em nossas vidas!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp