O que significa que Jesus levou cativo o cativeiro?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Uma das explicações de Paulo na sua carta aos efésios me deixou um pouco confusa: ele diz ali que Jesus levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Não consegui compreender muito bem o significado disso, o que seria esse cativeiro e esses dons? Pode me ajudar a compreender melhor esse texto?

Cara leitora, essa explicação de Paulo, que usou um texto do Antigo Testamento e o aplicou a Cristo, tem uma grande e profunda aplicação para nossas vidas que precisamos aprender em detalhes.

Vamos aprender agora com profundidade esse trecho da Bíblia?

O que significa que Jesus levou cativo o cativeiro?

(1) O apóstolo Paulo, ao falar da obra que Cristo realizou, faz uma citação que vem lá do Salmos 68:18, e diz o seguinte:

“Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens” (Efésios 4:8).

Para uma boa compreensão do significado que Paulo traz nessa palavra, precisamos analisar cada parte do verso em detalhes.

(2) Ele começa dizendo: “por isso, diz”. Temos aqui uma citação do Salmos 68:18, de onde Paulo tirou a referência do ensino que está trazendo. Quem “diz” é a Escritura Sagrada.

Paulo está mostrando que o ensino que está trazendo tem origem em Deus! Na sequência Paulo destaca a ocasião em que o ensino se aplicou de forma prática: “quando ele subiu às alturas”.

Temos aqui claramente a citação da ascensão, a subida de Cristo ao céu, narrada em Atos 1:11. A finalização dessa parte da obra que Jesus Cristo veio cumprir aqui na terra foi concluída. Paulo ensina os benefícios da vitória de Cristo na cruz!

(3) O primeiro benefício destacado por Paulo foi que Jesus “levou cativo o cativeiro”. Cativeiro é um local de prisão, para manter pessoas presas.

Temos aqui, claramente, a vitória de Cristo contra o pecado que nos mantinha presos na condenação. Esse cativeiro é a condenação que Jesus tirou de nossas vidas, tudo aquilo que nos mantinha condenados, presos, longes do Senhor.

Levou cativo (capturado) mostra que a obra de Cristo destruiu o domínio do pecado que nos condenava e nos mantinha em um cativeiro destrutivo!

Temos aqui que a obra de Cristo anulou o poder do cativeiro que estava sobre nós! Ele o venceu! E a vitória Dele é a nossa vitória, aleluia!

(4) Na continuação Paulo não pode deixar de apresentar mais um grande benefício da obra cumprida de Cristo: “concedeu dons aos homens”.

Com essas palavras o apóstolo está ecoando a promessa do próprio Cristo, que disse: “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” (João 16:7).

A subida de Cristo possibilitou o envio do Espírito Santo, que equipa a igreja do Senhor com toda sorte de dons espirituais para a realização de toda a obra de Deus!

(5) Sendo assim, a verdade contida nesse verso é muito grandiosa! O cumprimento da obra de Cristo possibilitou o nosso perdão completo, nada mais nos mantém cativos, somos libertos plenamente, e mais:

capacitados pelo Espírito Santo, que nos concede dons para a realização da obra que Deus quer realizar através de nossas vidas!

Que ensino grandioso, que nos mostra nossa nova identidade e missão! Tomemos posse dessa grande realidade com fé e ousadia!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp