Devo contribuir na igreja mesmo com minha família passando necessidades?
📖 Antes de começarmos este estudo, deixe-me te fazer duas perguntas rápidas:
Você já leu um texto da Bíblia e sentiu que não conseguiu entender tudo que ele ensina? Ou já percebeu que muitos temas bíblicos ficam mais claros quando conectamos vários textos das Escrituras? Isso acontece porque a Bíblia não foi escrita como um livro de estudo organizado. Os ensinos estão espalhados por diversos livros e contextos diferentes. Por isso, muitos cristãos leem a Palavra por anos, mas ainda sentem dificuldade para ligar os textos e entender o ensino completo. Foi justamente para resolver isso que desenvolvi o Método Texto na Tela™, onde estudamos a Bíblia de forma organizada, conectando os textos e entendendo a mensagem das Escrituras de Gênesis a Apocalipse. Hoje já são mais de 25 mil alunos que decidiram sair da leitura “picada” da Bíblia para um estudo mais claro e estruturado e com acompanhamento!Se você também deseja entender a Bíblia com mais profundidade ACESSE AQUI e veja como fazer
Agora vamos ao estudo de hoje...Você Pergunta: Presbítero, vou te contar… Esses últimos meses foram um sufoco pra mim. Sempre fiz questão de ajudar na obra de Deus, porque acredito que é um dever nosso como cristãos. Mas aí, do nada, perdi meu emprego, e isso mexeu muito comigo. Como se não bastasse, fiquei doente logo depois. Pra segurar as pontas em casa, acabei tendo que fazer umas dívidas, comprar remédios e tudo mais, porque não dava pra deixar minha família na mão, né? Foi complicado demais. Estou precisando escolher entre dar o dízimo e cuidar da minha família. O que devo fazer?
Cara irmã, situações como a sua acontecem com muitas pessoas. Às vezes acontecem por algum descontrole na parte financeira e outras por um desemprego repentino ou outro fator alheio a nossa vontade (como no seu caso).
O que me deixa triste é que pessoas que deveriam te ajudar nesse momento tão difícil te colocam mais peso ainda sobre os ombros. Mas vamos lá, vamos ver o que Deus, através da Bíblia Sagrada, tem a dizer sobre se você deve continuar contribuindo na igreja mesmo que sua família esteja passando necessidades…
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
Contribuir na igreja ou sustentar minha família que está em necessidades?
(1) Você está correta em fazer as suas contribuições na obra de Deus. A Bíblia diz que Deus ama a quem dá com alegria (2 Coríntios 9.7). Paulo, por exemplo, elogia os irmãos da igreja da Macedônia, que contribuíam com a obra de Deus de todo coração:
“Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos” (2 Coríntios 8:3).
(2) É claro que só pode contribuir (financeiramente falando) aquele que tem condições de oferecer algo. De acordo com seu relato você fez isso de todo o coração enquanto tinha condições. Essa atitude é louvável, pois mostra que você é uma pessoa que não é avarenta, que é envolvida com a obra do Senhor!
Mas e agora que perdeu as condições repentinamente, deveria tirar o pouco que está conseguindo para alimentar seus filhos e dar na obra do Senhor? A resposta é NÃO!
(3) A partir do momento em que você teve de enfrentar uma situação de provação na área financeira (que é passageira), que mexeu com sua família, seu foco teve de mudar e acertadamente você focou no sustento de sua família e não na contribuição à igreja.
Quanto a isso, veja o que a Bíblia claramente orienta: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 Timóteo 5:8).
Observe que a Bíblia trata os que não cuidam dos da própria casa como piores do que os descrentes! Percebe o peso disso?
A família tem prioridade sobre a igreja
(4) Observe bem que não estou falando que família tem prioridade sobre Deus! Deus está em primeiro lugar. O que estou falando é da igreja (a obra de Deus). Isso significa que se você deixar sua família passar necessidade para contribuir com a igreja estará agindo errado.
Em um cenário onde você tem poucos recursos financeiros e precisará escolher entre ofertar na obra e comprar leite para as crianças, SEMPRE escolha a família nesse caso!
(5) No entanto, meu conselho é que você mantenha seu foco em melhorar sua vida! Continue orando a Deus, esforçando-se e buscando um novo emprego para dar melhores condições para sua família e consequentemente voltando a ser uma colaboradora com a obra do Senhor, assim como os irmãos da igreja da Macedônia, que eram pobres, mas se organizaram para sustentar a obra do Senhor!
Pense também no motivo que de fez passar esse tipo de adversidade! Foi um motivo que você mesmo provocou por ser descontrolado? Ou foi um imprevisto dos grandes que foi além da sua capacidade?
Se a culpa é sua, mude! Se a culpa não é sua, contorne o obstáculo e retorne ao caminho!
(6) Deus não nos vê como números! infelizmente muitos pastores veem as ovelhas apenas como números, como mais uma contribuição para aquela obra! Triste isso!
Creio que seu amigo deveria era levar seu caso para a igreja, para que os irmãos se unissem para te ajudar nesse seu momento difícil!
Paulo, por exemplo, incentivou irmãos que tinham condições de ajudar a ajudar os que passavam maiores necessidades: “Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém” (Romanos 15:26).
(7) Para finalizar, quero te dizer que, fazendo assim, não estará cometendo nenhum pecado diante de Deus, pelo contrário, estará dando um bom testemunho cuidando de sua família e honrando os seus credores e, ainda, passando pelas provações de uma forma digna e abençoada, mantendo, é claro, sua fé no Senhor Jesus que te ajudará a sair dessa.
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Por que Simão Cireneu foi obrigado a carregar a cruz de Cristo antes da crucificação?
- Porque a Bíblia tem tantas linguagens e traduções diferentes?
- Existe oração contrária na Bíblia? Posso orar contra outra oração?
- A Bíblia diz que o cristão não pode criticar?
- O que significa Salmos imprecatórios? Podemos pedir o mal dos inimigos?
- O que significa Deus ser o “Pai das luzes” em Tiago 1:17?
- Quanto tempo Adão e Eva viveram no Jardim do Éden? Eu fiz as contas!



