Devo contribuir na igreja mesmo com minha família passando necessidades?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Nos últimos meses tenho passado por uma grande tribulação. Sempre contribui para obra de Deus, pois sei que esse é um dever de todo crente. Porém, há alguns meses atrás perdi meu emprego e por causa dessa decepção ainda fiquei doente. Para não deixar minha família passar necessidades tive que fazer algumas dividas e também comprar remédios, pois fiquei muito mal.

Nesse tempo não pude contribuir para a obra de Deus e mesmo agora que arrumei outro serviço ainda tenho várias dívidas que fiz quando estava desempregada. Um amigo meu de uma determinada igreja me disse que eu deveria dar minha contribuição na igreja com fé de que Deus mudaria a situação e que deixar de contribuir é pecado. Mas ou eu contribuo na igreja ou deixo meus filhos passarem necessidade. O que devo fazer?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Cara irmã, situações como a sua acontecem com muitas pessoas. Às vezes acontecem por algum descontrole na parte financeira e outras por um desemprego repentino ou outro fator alheio a nossa vontade (como no seu caso).

O que me deixa triste é que pessoas que deveriam te ajudar nesse momento tão difícil te colocam mais peso ainda sobre os ombros. Mas vamos lá, vamos ver o que Deus, através da Bíblia Sagrada, tem a dizer sobre se você deve continuar contribuindo na igreja mesmo que sua família esteja passando necessidades…

Contribuir na igreja ou sustentar minha família que está em necessidades?

(1) Você está correta em fazer as suas contribuições na obra de Deus. A Bíblia diz que Deus ama a quem dá com alegria (2 Coríntios 9.7). Paulo, por exemplo, elogia os irmãos da igreja da Macedônia, que contribuíam com a obra de Deus de todo coração:

“Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos” (2 Coríntios 8:3).

(2) É claro que só pode contribuir (financeiramente falando) aquele que tem condições de oferecer algo. De acordo com seu relato você fez isso de todo o coração enquanto tinha condições. Essa atitude é louvável, pois mostra que você é uma pessoa que não é avarenta, que é envolvida com a obra do Senhor!

Mas e agora que perdeu as condições repentinamente, deveria tirar o pouco que está conseguindo para alimentar seus filhos e dar na obra do Senhor? A resposta é NÃO!

(3) A partir do momento em que você teve de enfrentar uma situação de provação na área financeira (que é passageira), que mexeu com sua família, seu foco teve de mudar e acertadamente você focou no sustento de sua família e não na contribuição à igreja.

Quanto a isso, veja o que a Bíblia claramente orienta: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 Timóteo 5. 8). Observe que a Bíblia trata os que não cuidam dos da própria casa como piores do que os descrentes! Percebe o peso disso?

A família tem prioridade sobre a igreja

(4) Observe bem que não estou falando que tem prioridade sobre Deus! Deus está em primeiro lugar. O que estou falando é da igreja (a obra de Deus). Isso significa que se você deixar sua família passar necessidade para contribuir com a igreja estará agindo errado.

Em um cenário onde você tem poucos recursos financeiros e precisará escolher entre ofertar na obra e comprar leite para as crianças, SEMPRE escolha a família nesse caso!

(5) No entanto, meu conselho é que você mantenha seu foco em melhorar sua vida! Continue orando a Deus, esforçando-se e buscando um novo emprego para dar melhores condições para sua família e consequentemente voltando a ser uma colaboradora com a obra do Senhor, assim como os irmãos da igreja da Macedônia, que eram pobres, mas se organizaram para sustentar a obra do Senhor!

(6) Deus não nos vê como números! infelizmente muitos pastores veem as ovelhas apenas como números, como mais uma contribuição para aquela obra! Triste isso! Creio que seu amigo deveria era levar seu caso para a igreja, para que os irmãos se unissem para te ajudar nesse seu momento difícil!

Paulo, por exemplo, incentivou irmãos que tinham condições de ajudar a ajudar os que passavam maiores necessidades: “Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém” (Romanos 15:26).

(7) Para finalizar, quero te dizer que, fazendo assim, não estará cometendo nenhum pecado diante de Deus, pelo contrário, estará dando um bom testemunho cuidando de sua família e honrando os seus credores e, ainda, passando pelas provações de uma forma digna e abençoada, mantendo, é claro, sua fé no Senhor Jesus que te ajudará a sair dessa.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp