Pokémon Go: 3 perguntas que o cristão deve responder antes de instalar

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Nessa semana o famoso jogo, que já estava funcionando em alguns países do mundo com muito sucesso, chegou ao Brasil. O famoso Pokémon Go. Logo milhares de downloads foram feitos e o jogo virou febre também aqui no Brasil. Na mesma velocidade começaram a surgir aquelas teorias de que o jogo é do diabo, de que as formas dos bichinhos lembram monstros e monstros remetem ao demônio, que as pessoas iriam ser influenciadas pelo mal assim que instalassem o jogo, que o nome do jogo é uma menção a coisas demoníacas etc., etc. São tantas as teorias que fica até difícil de acompanhar…

Por causa disso recebi dezenas de mensagens perguntando o que eu achava disso tudo, se o crente deveria ou não instalar esse jogo, se era do diabo, etc., etc. Resolvi então compartilhar algumas perguntas que eu uso para ver se algo é ou não relevante para minha vida. Essas perguntas se aplicam muito bem à instalação de aplicativos e jogos (Não só o Pokémon Go, mas qualquer um). Vamos então refletir juntos:

Pokémon Go - O cristão deve instalar?

3 perguntas a responder antes de instalar o Pokémon Go

Pergunta 1 – Por que eu quero instalar Pokémon Go?

A primeira pergunta é bem simples. Você pode querer instalar e jogar porque todo mundo está jogando, porque um amigo indicou, porque viu um site dizendo que o jogo é bem legal, porque o jogo já tem mais de 50 milhões de downloads (se tanta gente baixou é porque deve ser bom?), enfim, por curiosidade mesmo, desejo de conhecer. Como não temos nada que desabone uma instalação do jogo para conhecê-lo, vá para a próxima pergunta.

Pergunta 2: Há algum problema em instalar logo o jogo?

Não, instale o jogo agora. E, em seguida, siga para a orientação bíblica dada por Paulo: “julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21). Isso significa que você passará por um tempo de avaliação. Fique tranquilo, o diabo não vai te aprisionar e te hipnotizar. O objetivo de “julgar” algo é avaliar (racionalmente) se aquilo contribui de maneira positiva para sua vida e mereça permanecer nela. Mas, cuidado: Não seja levado pelas emoções e pelas influências. Use a sua razão para fazer uma avaliação sincera, objetiva, afinal, Deus te deu uma mente para você usar, não é verdade?

Pergunta 3 – O que devo avaliar no Pokémon Go?

Alguns instalaram o jogo e ficaram procurando alguma mensagem subliminar do mal, ou se algum bichinho tinha chifre e se parecia com o diabo. Não procure essas coisas. O diabo não é bobo, não é nessas coisas que ele age. Ele é muito mais esperto do que isso! Você deve avaliar algumas questões muito mais importantes e sérias e que realmente impactam a vida de um servo de Deus negativamente:

a) Esse jogo está me ajudando a me afastar de Deus, me tirando o tempo e o desejo de ler a Bíblia, de orar, de buscar ao Senhor, de evangelizar, de participar da obra, da minha missão de vida? (por incrível que pareça coisas que tomam o nosso tempo negativamente têm o poder de nos levar para longe de Deus).

b) Esse jogo está me levando para longe da minha família e do convívio com meus familiares?

c) Esse jogo está me viciando, de forma que eu só penso nisso, que não vejo a hora de ter um tempo livre só para jogar?

d) As pessoas ao meu redor têm reclamado que eu não dou mais atenção a elas, que só fico no celular e isso tem prejudicado minhas relações pessoais e profissionais?

e) Estou gastando dinheiro que nem tenho, fazendo dividas só para avançar no jogo?

f) Estou correndo riscos, colocando-me em perigos enquanto estou caçando meus Pokémons? (Já vi a notícia de várias pessoas atropeladas, uma que caiu em um rio, e pelo menos 16 mortes até agora por uso incorreto do jogo). Um Pokémon vale a sua vida ou você sofrer um acidente que poderá ser grave?

Atenção:

Se você respondeu sim a pelo menos uma das perguntas acima, considere pensar melhor e desinstalar o jogo, pois ele não está sendo positivo para você. E se ele não está sendo positivo para você, é aí que o diabo está agindo, pois você está retendo o que é mau e prejudicial. Mas se você tem conseguido ser equilibrado no uso do jogo, pode jogar com tranquilidade, você não estará servindo ao demônio por jogar o Pokémon Go.

Ps1.: As perguntas acima podem ser feitas para outras coisas em nossas vidas e também para outros aplicativos. Aprenda a “desinstalar” tudo aquilo que te afasta de Deus, da família, da obra de Deus, das pessoas, da sua missão de vida. É quando nos mantemos “instalados” a essas coisas prejudiciais, que o diabo realmente age em nossa vida e não por causa da forma de um Pikachu, se ele tem chifrinho ou não, ou se aquilo sobre a cabeça dele são as orelhas e não os chifres.

Recado aos pais:

Ps2.: Deixo aqui um recado especial aos pais: Às vezes seu filho, que é criança ou adolescente, ainda não tem maturidade suficiente para avaliar as coisas da forma como expressei aqui. É função dos pais acompanhá-los e conduzi-los a uma avaliação madura. Não vai adiantar você como pai colocar medo ou dizer que o jogo é do diabo. Ele vai dar um jeito de instalar só para ver o diabo (Risos). Conduza seu filho a avaliar as coisas de forma correta e concreta, converse sobre o fato. Aproveite a “deixa” para dialogar sobre essas modernidades e sobre a vida com Deus e em família. Isso nem sempre será fácil, mas quando ele aprender e for amadurecendo em suas avaliações, você terá uma grande recompensa por todo o trabalho realizado.

E VOCÊ, O QUE ACHA DO POKÉMON GO? (aproveitando a oportunidade, queria dizer que eu não vou instalar. Como pai de uma criança de 2 anos, não tenho tempo de caçar Pokémons. Todo meu tempo livre é direcionado para dormir e recuperar-me das noites em claro – risos -).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp