Os 4 incríveis significados da chuva serôdia mencionada na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: gostaria de entender com um pouco mais de profundidade o significado que a Bíblia aplica à chuva serôdia. Eu li vários textos onde essa palavra aparece, porém, não me parece que tem o mesmo significado em todos os textos. O que era essa chuva e quais os significados dela nos textos bíblicos?

Caro leitor, é muito comum encontrarmos na Bíblia aplicações figuradas (e literais) usando elementos da natureza. Esses ensinos tinham o objetivo de trazer profundidade à compreensão do ensino que Deus queria passar, fazendo com que as pessoas usassem associações com a natureza para entender a vontade de Deus para suas vidas.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Qual o significado da chuva serôdia?

(1) Nós temos pelo menos quatro textos bíblicos que mencionam a chuva serôdia, sendo Provérbios 16:15, Jeremias 3:3, Oseias 6:3 e Joel 2:23. Vejamos um deles para entendermos o uso da palavra:

“Pelo que foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de prostituta e não queres ter vergonha” (Jeremias 3:3).

A expressão chuva serôdia no português é a tradução da palavra hebraica “malqowsh”. Ela é usada de forma específica para se referir a um tipo especial de chuva característica do clima da Palestina.

Ela caia na primavera, entre os meses de Março e Abril e era responsável pelo amadurecimento dos cereais. Ou seja, tinha uma importante função na agricultura daquela região.

Esse é o significado mais técnico (literal) da palavra. Vejamos os usos que temos nos textos.

(2) No texto de Jeremias 3:3 que citamos acima Deus usou a figura dessa chuva para demonstrar Seu desagrado com o povo.

O povo agiu de forma desavergonhada para com o Senhor e a retirada da chuva serôdia representava um juízo de Deus contra eles. Sem essa chuva da primavera as colheitas eram muito prejudicadas e muita seca e fome ocorria.

Isso fazia parte das maldições da aliança, ou seja, quando o povo desobedecia a Deus Ele retirava as bênçãos, quando obedecia, as bênçãos era derramadas:

“darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso cereal, e o vosso vinho, e o vosso azeite” (Deuteronômio 11:14).

(3) Em provérbios 16:15 temos uma aplicação interessante: “O semblante alegre do rei significa vida, e a sua benevolência é como a nuvem que traz chuva serôdia”.

Aqui, a chuva da primavera, que caia no tempo certo e trazia prosperidade, é comparada ao rei quando estava com o coração alegre e cheio de bem.

Ou seja, quando o rei tem um bom coração, cheio de alegria e bondade, ele traz ao povo a mesma alegria que a chuva que cai no tempo certo, produzindo bênção e prosperidade em meio ao povo através de seu bom governo.

Aqui temos a figura de comparação usada para ilustrar verdades sábias.

(4) Em Oseias 6:3 a chuva serôdia é aplicada como símbolo da vinda do Senhor para socorrer os arrependidos, aqueles que O buscavam:

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

A chuva aqui indica o alívio, a bênção, a prosperidade certa que vêm sobre aqueles que voltam seu coração a conhecer e agradar ao Senhor.

É claro que essa vinda do Senhor trará bênçãos apenas àqueles que são Dele, àqueles que de fato o esperam de todo coração, assim como o agricultor esperava a chuva serôdia que significava a bênção das lavouras!

(5) E por fim, temos Joel 2:23 que diz: “Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia”.

Aqui Joel relembra ao povo o cuidado real e certo do Senhor para com eles. As chuvas de setembro/outubro (chamada de temporã) e de março/abril (serôdia) eram de vital importância para a fertilidade da terra da Palestina, onde vivia o povo de Deus.

Significa que Deus os abençoaria, cuidaria deles com zelo e carinho. Deus não se esqueceu deles! O Senhor não se esquece de Seu povo e trará bênçãos sem medidas sobre eles, sempre no tempo certo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp