O diabo pode ler nossos pensamentos? O que a Bíblia ensina?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Eu tenho uma dúvida a respeito do poder do diabo, será que o diabo pode ler nossos pensamentos? Será que ele tem o poder de ver o que se passa dentro de nós como Deus tem? Confesso que não consegui achar essa resposta na Bíblia. Você pode nos ajudar a entender essa questão com embasamento bíblico para nos dar mais tranquilidade?

Caro leitor, essa é uma dúvida de muitas pessoas. Já presenciei uma pessoa ficar até doente pelo fato dela acreditar que o diabo atuava em seus pensamentos, vendo o que ela pensava e agindo também para que ela pensasse coisas más sobre Deus. Por isso, é importante analisarmos o que a Bíblia diz para que tenhamos paz.

O diabo pode ler nossos pensamentos? O que a Bíblia ensina?

O diabo pode ler nossos pensamentos?

(1) É importante observar em primeiro lugar que a Bíblia aponta alguns atributos que somente Deus tem. Dentre vários, destaco os três principais, que são a onisciência (saber de todas as coisas), a onipresença (estar presente em todos os lugares) e a onipotência (poder todas as coisas). Esses três atributos de Deus, largamente mostrados nas Escrituras, apontam claramente que Deus pode ver nossos pensamentos em sua totalidade, que Deus pode estar em nós e que Deus pode fazer o que desejar conosco. Mas será que o diabo pode ler nossos pensamentos assim como Deus? Será que ele tem algum desses atributos?

Leia também: O cristão pode ficar possuído por demônios?

(2) A resposta a essa questão é simples, mas exige explicações. O diabo pode ler nossos pensamentos? Não! O motivo principal é que ele (e nenhuma outra criatura) tem os atributos de Deus que dão a Deus essa capacidade única e tão poderosa. Esses são atributos únicos de Deus: “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Salmos 139:4-6).

O diabo pode ler nossos pensamentos de outras formas?

(3) Não temos qualquer menção na Bíblia de que o diabo tenha esse tipo de poder de ler pensamentos de todas as pessoas. Isso nos indica claramente que o diabo não pode ver o que pensamos. Mas isso nos leva a algumas perguntas: Será que o diabo pode saber o que pensamos de outras formas? Como o diabo é tão bem-sucedido em levar as pessoas para longe de Deus, em convencê-las a viver uma vida de pecado que desagrada a Deus? A resposta a essas perguntas, nos leva a refletir em pelo menos três grandes artimanhas que o diabo usa para entender o que pensamos e trabalhar para nos destruir:

a) O diabo pode conhecer o que pensamos pela observação: Não sei se você tem filho, é casado ou mesmo tem um amigo de longa data. Você já percebeu como muitas vezes você, somente observando as feições, o modo de agir, o tom de voz, consegue saber coisas sobre a pessoa, ou se tem algo de errado com ela, ou coisas do tipo? A observação é uma poderosa arma do inimigo. Veja que na Bíblia isso é mencionado: “Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1:8). O diabo e seus demônios nos observam a fim de conhecer melhor.

b) O diabo pode conhecer o que pensamos por manipulação: Não é novidade para ninguém que o diabo tem seus “filhos”, ou seja, aqueles que estão à serviço dele. Não só pessoas como também demônios. Por isso, é possível que o diabo conheça o que se passa em nosso pensamento usando de manipulação de situações. Exemplo: o diabo pode saber o que um homem casado tem em mente quando manipula situações para que uma mulher muito atraente interaja com esse homem. Essa manipulação de situações, mais a observação, ajudará o inimigo a ter um “relatório” sobre as atitudes desse homem, sobre o que se passa na mente dele, pelo menos sobre aquela questão. Observe como o diabo tentou fazer manipulação com Jesus: Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (Mateus 4:8-9).

c) O diabo pode conhecer o que pensamos pelo seu vasto conhecimento sobre o ser humano. Temos que ter em mente que o diabo é um ser que existe há milhares de anos, segundo as narrativas bíblicas. Ele conhece profundamente a natureza humana, as reações humanas, o padrão de agir dos seres humanos em geral. Ele conhece os pecados que mais atingem as pessoas, conhece como fazê-las cair (esse é o trabalho dele há milhares de anos). Isso dá ao diabo um conhecimento gigantesco de nossa natureza que ele, claro, usa para conhecer o que temos em mente e agir contra nós. Ele tentou usar esse conhecimento até mesmo contra Jesus, quando explorou a fome de Jesus para tentar fazê-lo pecar: “Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4:3).

(4) Assim, concluímos que o diabo não tem o poder de ler nossos pensamos, poder este que só Deus tem. No entanto, para o inimigo de nossas almas não é nada difícil saber o que se passa em nossos pensamentos usando de suas artimanhas e ferramentas malignas desenvolvidas para nos tentar.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão