O vinho que Jesus bebia tinha álcool ou era apenas um suco de uvas?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Tenho um amigo crente que gosta muito de beber bebidas alcoólicas e sempre que o questiono sobre isso ele me diz que o vinho que Jesus bebia tinha álcool, então, isso indica que não é proibido beber. Eu gostaria muito de saber sobre isso, pois sempre aprendi que esse vinho que Jesus bebia era uma espécie de vinho sem álcool chamado de mosto. Pode me ajudar a entender?

Caro leitor, quando falamos em nosso tempo sobre bebidas alcoólicas realmente o debate é grandioso. Já escrevi alguns textos aqui sobre o assunto, o último é este: 6 objeções a crentes que bebem bebidas alcoólicas. Nele eu analiso se existe proibição na Bíblia sobre uso de bebidas alcoólicas e outras questões. Mas sobre a questão se o vinho que Jesus bebia tinha álcool, vamos às análises nos textos bíblicos:

O vinho que Jesus bebia tinha álcool?

(1) O texto mais famoso sobre a questão de Jesus e o vinho é a transformação da água em vinho feita por Jesus em um casamento que foi, inclusive, Seu primeiro milagre. Vejamos a descrição do milagre: “Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água)…” (João 2:9). A palavra vinho destacada neste texto é a palavra grega “oinos”, que é utilizada para identificar vinho que contém álcool, um vinho fermentado.

(2) Isso é facilmente verificável quando observamos, por exemplo, essa ordem de Paulo: “E não vos embriagueis com vinho (oinos), no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18 – parte entre parênteses, acréscimo meu). Observe que Paulo usa a palavra grega “oinos” justamente para orientar que não se deve embriagar-se. Só dá para embriagar com vinho alcoólico, logo, fica claro, que o vinho que Jesus bebia tinha álcool. Apesar de não termos a menção clara de Jesus ter bebido vinho nesse casamento, me parece uma conclusão óbvia já que Ele transformou a água em vinho. Mas podemos ver em outros textos a indicação de que Jesus bebia vinho, pois, os fariseus o acusam de ser um bebedor de vinho (oinopotes) injustamente em Mateus 11:19.

Se o vinho que Jesus bebia tinha álcool então estou liberado para beber à vontade?

(3) Oba, quer dizer que a bebida alcoólica está liberada? Não é bem assim! Sabemos que era comum que os vinhos da época de Jesus fossem misturados com água. Isso, certamente, diluía o teor alcoólico, fazendo com que a embriaguez (proibida veementemente na Bíblia) fosse mais demorada e fosse facilitado o controle daquele que bebia sobre sua condição. Isso certamente ajudava em muito aqueles que usavam a bebida de forma moderada e correta.

(4) Alguns comentaristas sugerem que quando o mestre-sala diz que o vinho que Jesus produziu pelo milagre era melhor que primeiro, seja uma indicação de que fosse um vinho mais puro e que, nesse caso, o primeiro vinho que havia sido servido, seria aquele vinho mais misturado com água, portanto, mais fraco, menos alcoólico, um vinho de qualidade inferior: “e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora” (João 2:10).

(5) O vinho que Jesus bebeu tinha álcool, isso é fato, no entanto, é importante que não usemos esse fato como uma licença para se entregar a bebedices, como se Jesus tivesse feito tal coisa. A Bíblia tem advertências claras quanto ao perigo das bebidas (Provérbios 23:29-35). Além disso, acho importante que a questão cultural também seja levada em conta. A bebida na cultura judaica era vista de uma forma bem diferente do que na nossa. Em nossa cultura a bebida não é vista com bons olhos quando faz parte da vida de um servo de Deus, por isso, devemos tomar cuidado não só com a embriaguez, mas com o bom testemunho cristão, além, é claro, dos graves problemas de dependência que a bebida pode trazer. Devemos nos perguntar: vale a pena? Pensando nisso escrevi também um estudo onde mostro minhas razões para não beber: 5 razões por que, como crente, não tomo bebidas alcoólicas.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão