Por que Deus se arrependeu de constituir Saul rei se Deus não erra?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Fico confusa com algumas coisas escritas na Bíblia. Por exemplo, sabemos que Deus é perfeito e não erra, certo? Porém, Deus manda ungir Saul rei de Israel e depois se arrepende de tê-lo constituído rei. Como isso é possível?

Cara leitora, sua observação é bem interessante. E ela nasce de algumas descrições bíblicas de palavras e características humanas usadas pelos autores para explicar ações de Deus. Isso confunde muita gente!

Vamos entender juntos por que Deus se arrependeu de ter feito Saul rei mesmo Deus sendo perfeito e como isso está totalmente em harmonia com a onisciência de Deus.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Deus se arrependeu de constituir Saul rei?

(1) Na história dos reis de Israel, o primeiro rei a subir ao trono foi Saul. Ele foi ungido pelo grande profeta Samuel:

“Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o SENHOR por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel?” (1 Samuel 10:1)

O que causa muita confusão na mente dos leitores da Bíblia é o que ocorre algum tempo depois, com Deus se arrependendo de tê-lo feito rei:

“Nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porém tinha pena de Saul. O SENHOR se arrependeu de haver constituído Saul rei sobre Israel” (1 Samuel 15:35).

(2) A solução para entender esse caso está no meio de toda essa história. A unção de Saul como rei de Israel foi um unção com condições estabelecidas por Deus e não uma unção onde ele podia tudo sem consequências:

Se temerdes ao SENHOR, e o servirdes, e lhe atenderdes à voz, e não lhe fordes rebeldes ao mandado, e seguirdes o SENHOR, vosso Deus, tanto vós como o vosso rei que governa sobre vós, bem será” (1 Samuel 12:14).

Isso significa que Saul deveria temer e obedecer ao Senhor, juntamente com o povo. Nesse comportamento estaria a bênção de Deus sobre o reinado. Mas foi justamente o contrário que Saul fez:

“Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel” (1 Samuel 15:26).

(3) Já vimos então que a unção de Deus não era uma unção sem limites, que existiam obrigações que Saul deveria cumprir e não cumpriu. Mas por que o texto fala em Deus se arrependendo?

Isso ocorre porque os autores bíblicos sempre terão que descrever as ações de Deus com o vocabulário humano, limitado, e com expressões que nós consigamos entender.

A teologia chama isso de antropomorfismo. É uma figura de linguagem onde Deus é descrito com formas e sentimentos humanos para que nós possamos compreendê-Lo, compreendermos melhor Seus atos dentro das histórias narradas.

(4) Vejamos alguns exemplos para ficar mais claro. A Bíblia diz que Deus está em todos os lugares (onipresente), como está no Salmos 139, porém, ao mesmo tempo, o salmista diz que Deus se inclinou para ouvi-lo:

“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro” (Salmos 40:1).

A ideia de se inclinar é humana. Aqui o autor quer transmitir que Deus dá atenção aos seus pedidos de socorro. É um antropomorfismo, ou seja, Deus sendo descrito com atitudes humanas para melhor entendimento nosso.

A atitude de se inclinar é comum quando vamos conversar com alguém, ouvir uma pessoa com atenção, é uma ação de se aproximar. E ela foi usada para descrever Deus, mesmo Deus não precisando se inclinar (fisicamente) para ouvir ninguém.

(5) Veja como no livro de Jó Deus é descrito tendo olhos, da mesma forma que uma pessoa:

“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e veem todos os seus passos” (Jó 34:21).

Será que Deus, que está em todos os lugares (onipresente), tem apenas dois olhos como nós seres humanos? Ele tem essa limitação? Sabemos que não!

A ideia do texto é mostrar que Deus vê todas as coisas, ele enxerga tudo que acontece. E a figura dos olhos ajuda-nos a entender isso, quando combinada com textos que ensinam sobre os atributos de Deus!

(6) Sendo assim, quando diz que Deus se arrependeu de ter constituído Saul rei de Israel, dentro do contexto de toda a história, significa que Saul rejeitou a Deus e o Senhor teve de derramar juízo sobre ele!

Deus teve que tirar o reino de Saul e cumprir Sua Palavra. Aqui temos uma mudança de postura de Deus, dentro das condições que o próprio Deus colocou, ou seja, aquele “SE” dito a Saul e ao povo. 

Se Saul fosse obediente e sincero, teria sido o rei de Israel por muito tempo, Deus teria confirmado o reinado dele, conforme prometeu!

Dessa forma, o autor bíblico usa a palavra “arrependeu-se”, pois isso nos ajuda a entender que houve um pesar de Deus que, claro, preferiria que Saul fosse obediente. Mas Deus não pode ser injusto e tira o reino de Saul diante de seu coração impenitente!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp