Quem é o ladrão que vem para roubar, matar e destruir em João 10:10?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
O que você acha de no ano de 2019 você realmente conseguir ler e ENTENDER de verdade a Bíblia Sagrada de Capa a Capa? Entre em nosso projeto Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse) e experimente algo novo, um curso através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular... SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Já ouvi muita gente pregar que quem vem roubar, matar e destruir é o diabo, baseados em João 10:10. Mas naquele texto Jesus estava falando do diabo ou era para outras pessoas que Ele falava? Pode me ajudar a entender isso?

Caro leitor, vamos fazer uma análise detalhada desse texto para chegarmos a uma conclusão sobre o foco principal da fala de Jesus sobre quem vem para matar, roubar e destruir. Vejamos:

Quem é o ladrão que vem para roubar, matar e destruir em João 10:10?

Quem é o ladrão que vem para roubar, matar e destruir?

(1) A primeira pergunta que nos ajuda a entender esse texto é: para quem Jesus estava falando naquele momento? O contexto nos ajuda a entender isso. Alguns versos antes, em João 9:40-41, observamos Jesus falando com os fariseus (líderes religiosos de Israel) por causa da cura de um cego. Os fariseus questionam Jesus e Jesus responde a eles sobre a cegueira espiritual deles. E é na continuidade dessa conversa que temos a fala de Jesus sobre o ladrão registrada no capítulo 10 de João. Nessa continuidade Jesus passa a fazer uma explanação aos fariseus usando figuras conhecidas (aprisco, ladrão, pastor, porteiro, ovelhas, mercenário, lobo).

(2) Em João 10:1 Jesus usa a figura do aprisco, que era um curral cercado com apenas uma entrada, não só para evitar que as ovelhas saíssem, mas também que predadores entrassem e fizessem mal às ovelhas. A saída deste aprisco era guardada e o porteiro só abria diante da presença do pastor das ovelhas (João 10:2-3).  As ovelhas conhecem a voz do pastor, por isso, o seguem (João 10:4). As ovelhas não seguem o estranho, pois não reconhecem a sua voz (João 10:5).  Depois de dizer tudo isso, João destaca: “Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava” (João 10:6). Isso significa que os fariseus não compreenderam onde Jesus queria chegar com aquilo. Ele, então, segue o ensino com explicações mais claras.

(3) Jesus diz que Ele é a porta para a entrada das ovelhas (João 10:7). Ou seja, ele é a única entrada segura para as ovelhas! Jesus segue com uma crítica dura aos falsos mestres que vieram antes Dele: “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido” (João 10:8). Esses falsos mestres não conseguiram enganar as ovelhas, foram desmascarados e expostos claramente como ladrões e salteadores (como Jesus estava fazendo com os fariseus). Na sequência, Jesus volta a se identificar como sendo a porta, a única entrada verdadeira para a salvação: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9).

(4) A seguir Jesus diz a famosa frase: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Depois de tudo que vimos até aqui, creio que fica claro que Jesus, considerando o contexto, não estava falando diretamente do diabo como alguns pensam, mas dos líderes de Israel que, por conta da forma como agiam, eram ladrões que roubavam, matavam e destruíam vidas, pois lideravam de uma forma que não agradava a Deus. Sabemos que isso se enquadra precisamente na forma como os fariseus conduziam suas vidas e liderança de hipocrisia.

Mas o diabo não veio roubar, matar e destruir?

(5) Creio que essas características malignas são sim também aplicáveis ao diabo. No entanto, não podemos dizer que João 10:10 está aplicando essas características (nesse texto) diretamente ao diabo. Podemos dizer que sim, o diabo também veio roubar, matar e destruir, pois são características dele, mas é um erro dizer que o texto bíblico de João 10:10 diz aquilo especificamente sobre o diabo. Como vimos acima, claramente, era sobre maus líderes que Jesus estava falando em contraste com Ele, o bom pastor. No versos seguintes Jesus ainda compara esses maus líderes a mercenários que abandonam covardemente as ovelhas, pois não são pastores verdadeiros: “O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa” (João 10:12).

(6) Fica ainda mais clara a mensagem dura de Jesus àqueles maus homens quando analisamos o término da fala de Jesus e o que ela provocou neles: “Por causa dessas palavras, rompeu nova dissensão entre os judeus. Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis?” (João 10:19). Esse grupo de pessoas foi impactado com as palavra de Jesus, sabiam agora que Ele falava sobre a atitude deles, daí partirem para o ataque tentando desqualificar Jesus de forma pessoal, pois não tinham poder e autoridade de confrontá-Lo no debate dentro das Escrituras Sagradas.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão