Quem é o ladrão que vem para roubar, matar e destruir em João 10:10?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Já ouvi muita gente pregar que quem vem roubar, matar e destruir é o diabo, baseados em João 10:10. Mas naquele texto Jesus estava falando do diabo ou era para outras pessoas que Ele falava? Alguns dizem que era para os religiosos. Pode me ajudar a entender isso?

Caro leitor, vamos fazer uma análise detalhada desse texto para chegarmos a uma conclusão sobre o foco principal da fala de Jesus sobre quem vem para matar, roubar e destruir. Vejamos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem é o ladrão que vem para roubar, matar e destruir?

(1) A primeira pergunta que nos ajuda a entender esse texto é: para quem Jesus estava falando naquele momento? O contexto nos ajuda a entender isso.

Alguns versos antes, em João 9:40-41, observamos Jesus falando com os fariseus (líderes religiosos de Israel) por causa da cura de um cego. Os fariseus questionam Jesus e Jesus responde a eles sobre a cegueira espiritual deles.

E é na continuidade dessa conversa que temos a fala de Jesus sobre o ladrão registrada no capítulo 10 de João. Nessa continuidade Jesus passa a fazer uma explanação aos fariseus usando figuras conhecidas (aprisco, ladrão, pastor, porteiro, ovelhas, mercenário, lobo).

(2) Em João 10:1 Jesus usa a figura do aprisco, que era um curral cercado com apenas uma entrada, não só para evitar que as ovelhas saíssem, mas também que predadores entrassem e fizessem mal às ovelhas

Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador” (João 10:1).

A saída deste aprisco era guardada e o porteiro só abria diante da presença do pastor das ovelhas (João 10:2-3).  As ovelhas conhecem a voz do pastor, por isso, o seguem (João 10:4).

As ovelhas não seguem o estranho, pois não reconhecem a sua voz (João 10:5).  Depois de dizer tudo isso, João destaca:

“Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava” (João 10:6).

Isso significa que os fariseus não compreenderam onde Jesus queria chegar com aquilo. Ele, então, segue o ensino com explicações mais claras.

(3) Jesus diz que Ele é a porta para a entrada das ovelhas (João 10:7). Ou seja, ele é a única entrada segura para as ovelhas! Jesus segue com uma crítica dura aos falsos mestres que vieram antes Dele:

“Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido” (João 10:8).

Esses falsos mestres não conseguiram enganar as ovelhas, foram desmascarados e expostos claramente como ladrões e salteadores (como Jesus estava fazendo com os fariseus).

Na sequência, Jesus volta a se identificar como sendo a porta, a única entrada verdadeira para a salvação: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9).

(4) A seguir Jesus diz a famosa frase: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).

Depois de tudo que vimos até aqui, creio que fica claro que Jesus, considerando o contexto, não estava falando diretamente do diabo como alguns pensam, mas dos líderes de Israel que, por conta da forma como agiam, eram ladrões que roubavam, matavam e destruíam vidas, pois lideravam de uma forma que não agradava a Deus.

Sabemos que isso se enquadra precisamente na forma como os fariseus conduziam suas vidas e liderança de hipocrisia.

Mas o diabo não veio roubar, matar e destruir?

(5) Creio que essas características malignas são sim também aplicáveis ao diabo. No entanto, não podemos dizer que João 10:10 está aplicando essas características (nesse texto) diretamente ao diabo.

Podemos dizer que sim, o diabo também veio roubar, matar e destruir, pois são características dele, mas é um erro dizer que o texto bíblico de João 10:10 diz aquilo especificamente sobre o diabo.

Como vimos acima, claramente, era sobre maus líderes que Jesus estava falando em contraste com Ele, o bom pastor. No versos seguintes Jesus ainda compara esses maus líderes a mercenários que abandonam covardemente as ovelhas, pois não são pastores verdadeiros:

“O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa” (João 10:12).

(6) Fica ainda mais clara a mensagem dura de Jesus àqueles maus homens quando analisamos o término da fala de Jesus e o que ela provocou neles:

“Por causa dessas palavras, rompeu nova dissensão entre os judeus. Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis?” (João 10:19).

Esse grupo de pessoas foi impactado com as palavras de Jesus, sabiam agora que Ele falava sobre a atitude deles, daí partirem para o ataque tentando desqualificar Jesus de forma pessoal, pois não tinham poder e autoridade de confrontá-Lo no debate dentro das Escrituras Sagradas.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp