Usar o nome de Deus em vão! O que esse mandamento proíbe?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu tenho muita dúvida sobre o que é realmente usar o nome de Deus em vão. Por exemplo, se eu usar frases do tipo “pelo amor de Deus”, essas que falamos no dia a dia, isso seria usar errado o nome de Deus? Pode me ajudar a entender?

Os 10 mandamentos são certamente a parte mais conhecida da Bíblia! Alguns deles são muito conhecidos, até por quem não é religioso.

Entre esses mandamentos estão um que é muito mal compreendido, que é o terceiro mandamento, que diz: 

“Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” (Êxodo 20:7).

A grande dificuldade que muitos têm na compreensão desse mandamento é que ele não exemplifica situações em que o nome de Deus estaria sendo desrespeitado. Mas poderemos notar que, na própria construção do verso e nas palavras usadas ali, temos algumas ideias do que Deus está proibindo.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Não tomar o nome de Deus em vão

(1) Esse mandamento está apoiado na revelação de Deus como um ser maior do que todas as coisas, o Criador, o Santo Senhor de tudo e todos! Não é de se admirar que alguém com tamanha grandeza tenha um nome que precisa ser respeitado!

Se autoridades humanas atraem sobre si, devido a autoridade de seus cargos, grande reverência ligada a seus nomes e cargos, imagina aquele que é o Maior de Todos?

Com isso em mente, observamos que Deus não permite que Seu nome seja usado pelo homem para fins incorretos, que o mandamento chama de “em vão”. A dificuldade aparece quando não temos, por exemplo, uma lista de exemplos de o que seria usar o nome do Senhor em vão.

(2) Para mim, o entendimento da palavra “vão” usada no texto é o que dá melhor direção para entendermos os maus usos que Deus proíbe.

Vão vem no hebraico “shav’” e significa algo “vazio, falso, nulo, vazio de verdade, inútil”. Isso nos ajuda a entender que um nome tão grandioso como o de Deus não pode estar envolvido em coisas falsas, mentirosas, inúteis.

Esses significados levam muitos teólogos a compreender que a proibição do mandamento tem como foco principal juramentos e usos do nome de Deus para manipular situações em proveito próprio através do jurar. Isso está em linha, por exemplo, com um ensino em Levítico:

“nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19:12).

Em um tempo onde muitas coisas eram acordadas mediante a palavra, certamente um juramento em nome de Deus tinha a sua força. Deus não queria usos malignos nesse tipo de caso, que profanariam seu Nome Santo de forma manipulada por homens!

(3) Mas será que podemos ter outros usos do nome de Deus igualmente malignos e proibidos pelo mandamento? Penso que sim.

Por exemplo, podemos refletir que alguém que usasse o nome de Deus para uma falsa adoração, também cairia em um uso vão do nome do Senhor. Um uso manipulador e vazio de significado, já que estava à serviço do engano e do pecado!

Também eram proibidas nas leis as blasfêmias (amaldiçoar), que era justamente dizer coisas a respeito da pessoa de Deus que eram coisas que atentavam contra Sua santidade e nome:

“Aquele que blasfemar o nome do SENHOR será morto; toda a congregação o apedrejará; tanto o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do SENHOR, será morto” (Levítico 24:16).

Podemos ainda pensar em falsos profetas, que usavam o nome de Deus para manipular pessoas, afirmando que Deus disse algo que Deus não disse! Esse é também um uso que cabe dentro da palavra “vão” do mandamento!

Essas são situações mais comuns, mas não acho que sejam as únicas onde podemos usar erradamente o nome do Senhor!

(4) Todos esses exemplos nos levam a refletir que não existe uma lista fechada do que seria tomar o nome de Deus em vão. Se existisse, certamente a Bíblia nos daria isso em detalhes.

O ser humano pode, dentro de uma criatividade maligna, deturpar a santidade de Deus, usando Seu nome de diversas formas vazias, falsas e inúteis. Todos esses usos, de alguma forma, desagradam a Deus.

Portanto, devemos restaurar em nosso coração toda honra, reverência, adoração ao nosso Deus e isso se faz (também) no uso correto de Seu nome e de Seus títulos e atributos! Nada do que se refere ao Senhor deveria ser usado de forma vã.

Assim, cabe a cada um verificar como se refere a Deus, a maneira com que faz isso, o tom em que faz isso, a situação em que faz isso. Com tudo isso em mente, perguntar-se: Estou honrando a Deus mencionando-o dessa forma, ou estou desrespeitando Sua grandeza e santidade?

A resposta a essa pergunta nos ajudará a avaliar situações diferentes daquelas que citei anteriormente e nos arrependermos caso tenhamos feito uso errado do tão grande Nome do nosso Senhor!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp