Por que João Batista duvidou que Jesus era o Messias mesmo depois de tê-lo batizado?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Uma coisa me causou bastante estranheza quando li o relato de João Batista mandando seus discípulos perguntarem se Jesus era o Messias ou se deveriam esperar outro: João Batista já não havia batizado Jesus e visto ali a manifestação de Deus? Por que ele demonstrou essa dúvida estranha naquele momento?

Caro leitor, sua observação é bem interessante e nos dará a oportunidade de explicar esse detalhe um tanto estranho sobre a atitude de João de estar meio que “duvidando” de que Jesus era de fato o Messias.

Qual foi o motivo dessa pergunta de João a Jesus? Vejamos os detalhes:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

João Batista duvidou que Jesus era o Messias?

(1) O texto que é objeto da sua dúvida é o seguinte: “Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” (Mateus 11:2).

Comecemos fazendo algumas observações sobre o contexto: Aqui João Batista já estava preso. Já havia acontecido o batismo de Jesus, narrado em Mateus 3.

O ministério de Jesus já havia começado e as notícias sobre as grandezas feitas por Jesus começaram a correr por toda Israel como nos narra Lucas 4:37:

“E a sua fama corria por todos os lugares da circunvizinhança” (Lucas 4:37)

(2) Tudo isso deve ter gerado grande expectativa em João Batista, pois uma das grandes obras atribuídas ao Messias seria a de trazer liberdade aos cativos, liberdade aos que estavam presos:

“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados” (Isaías 61:1).

Sendo assim, João Batista certamente não entendia porque ainda permanecia preso, perseguido, já que o Messias estava em cena.

Por que o Messias permite que eu permaneça aqui preso injustamente? Essa dúvida certamente ecoava no coração de João.

(3) Portanto, chegamos a uma primeira conclusão de que João Batista não está aqui sendo descrente de que Jesus era o Messias, como que tendo falta de fé. João Batista está buscando entender a atividade do Messias.

Será que existe algo que não compreendi bem? Esse poderia muito bem ter sido o pensamento de João. Ele, então, pede que seus discípulos busquem esclarecimentos diretamente com Jesus.

(4) O esclarecimento de Jesus foi o seguinte: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho” (Mateus 11:4-5).

Observe que na resposta de Jesus Ele trouxe à tona as obras que estava realizando, obras essas claramente ligadas a ação do Messias no mundo, profetizadas no Velho Testamento (Por exemplo, em Isaías 35:5-6).

O que Jesus quis mostrar a João Batista é que a agenda de Deus estava sendo cumprida. Apesar de não estar sendo feita como João desejava, Deus estava agindo conforme Sua vontade soberana. João deveria estar atento a isso!

(5) Tudo isso nos ajuda a entender que nem sempre nós, humanamente falando, conseguimos compreender os desígnios de Deus de forma plena e detalhada. Isso ocorre por causa de nossa limitação.

Temos que aprender a equilibrar nossas expectativas e nos submeter a vontade do Senhor, ainda que ela esteja parecendo contrária ao que esperamos. Foi o que João Batista fez depois de ser instruído por Cristo.

Ele entendeu que deveria confiar na ação de Deus. Entendeu que o Senhor faria o melhor! Faria da melhor maneira! Faria da forma mais abençoadora para que Seu nome fosse engrandecido!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp