Quantas são e quem são as mulheres que ungiram Jesus com perfume caro?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: As narrativas que falam sobre aquela ceia onde uma mulher derramou sobre Jesus um perfume de bálsamo divergem entre si em alguns pontos. João fala que aquela mulher era Maria, mas Mateus, Marcos e Lucas não citam o nome da mulher. Gostaria de saber se tivemos ali duas ou mais mulheres diferentes que ungiram Jesus?

Caro leitor, cada evangelista que escreveu relatos sobre a vida de Jesus, escreveu para um público específico (inicialmente) e escolheu uma perspectiva para narrar cada história.

Sendo assim, existem diferenças de narração nos textos que devem ser consideradas como complementares e que devemos considerar nos estudos para saber se são histórias iguais ou fatos diferentes.

Mateus 26:6-13, Marcos 14:1-11, Lucas 7:36-50 e João 12:1-11, todos eles narram uma mulher ungindo Jesus com um tipo de perfume. Seriam quatro histórias diferentes? Ou uma história só?

Nesse caso da mulher que derramou perfume e ungiu Jesus, não temos uma, mas temos duas mulheres diferentes que fizeram isso em ocasiões distintas. Por isso, muita gente se confunde a respeito delas. O contexto nos explica sobre cada uma delas, vejamos…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem são as mulheres que ungiram Jesus com perfume?

(1) Falemos inicialmente da primeira mulher. Lucas narra que essa mulher meio que invade essa ceia que Jesus estava tendo com um homem chamado Simão, citado como fariseu.

“E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento” (Lucas 7:37).

A mulher surpreende Jesus (e todos que estavam ali) e derrama esse perfume sobre ele e ainda se dobra aos pés dele, beijando-os:

“e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o unguento” (Lucas 7:38).

A julgar pela reação de Simão, dono da casa, essa mulher não tinha boa fama, pois foi chamada de “pecadora” de um jeito depreciativo. Isso já levou muitos a acharem que se tratava de uma prostituta. Isso é possível. 

Outros já ligaram essa mulher à Maria Madalena, porém, essa ligação não existe nos textos. São pessoas diferentes.

Então, essa primeira mulher que ungiu Jesus, não tem o nome revelado. Não sabemos quem ela foi. O texto manteve a identidade dela secreta aos leitores.

(2) A segunda mulher que unge Jesus tem maiores detalhes relatados. Na narrativa de Mateus (de Marcos também) podemos observar que eles não dão nome a essa mulher. Não sabemos o motivo disso, já que eles sabiam quem ela era. Mateus descreve assim:

“aproximou-se dele uma mulher, trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo, que lhe derramou sobre a cabeça, estando ele à mesa” (Mateus 26:7).

Mateus não narra o valor que esse perfume custava. Apenas explica que os apóstolos ficaram indignados, considerando um desperdício. Já João, chega a citar a quantia que valia o perfume (na avaliação de Judas), que era quase 1 ano de trabalho de um trabalhador da época:

“Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?” (João 12:5).

Isso mostra a importância de sempre ler todos os relatos paralelos de um fato. Mas quem vai nos dar mais informações sobre essa mulher é João.

(2) Mateus, Marcos e João colocam a história que ocorreu com essa mulher próxima da última páscoa, quando Jesus morreria. Veja como João narra:

Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos” (João 12:1).

Mateus e Marcos citam também a presença de Simão, o leproso, o que liga as duas narrativas. Os outros elementos das falas de Jesus (por exemplo, a menção da cidade de Betânia) também ligam de forma clara as narrativas, indicando a mesma mulher em Mateus, Marcos e João.

Mas ainda fica a dúvida: Quem era essa segunda mulher que derramou perfume sobre Jesus? Agora que sabemos que as três narrativas (Mateus, Marcos e João) são de uma história só, fica fácil descobrir que mulher era essa!

(3) O apóstolo João, que narra como Jesus tinha laços estreitos com a família de Lázaro, aquele a quem ele ressuscitou dos mortos, nos mostra quem era a mulher:

“Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos” (João 11:2).

João, após relatar a ressurreição de Lázaro, em João 11, passa a contar justamente essa ceia onde Lázaro, Maria, Marta, Simão (o ex-leproso), os discípulos e talvez (quem sabe) mais convidados estiveram presentes!

Então, percebemos que a mulher que ungiu Jesus com bálsamo era Maria, irmã de Marta e Lázaro! Essa Maria tinha um histórico de amor, devoção e adoração a Jesus. Ela foi narrada aos pés do Senhor aproveitando cada minuto de Seus ensinos:

“Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos” (Lucas 10:39).

(4) Sendo assim, finalizamos mostrando que temos duas mulheres que ungiram Jesus de forma semelhante, mas em ocasiões diferentes. Uma não tem o nome revelado. A outra é Maria, uma grande serva de Jesus, que o amava de todo o coração!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp