Arrebatamento! Vai ser antes ou depois da grande tribulação?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu fico muito confusa com os textos bíblicos que falam sobre o arrebatamento! Tem pessoas que dizem que vai ter dois arrebatamentos, um antes da tribulação e outro depois. Outros dizem que só tem um! Pode me ajudar a entender melhor como isso vai funcionar?

Cara leitora, o que todo mundo concorda é que a Bíblia, de fato, relata que haverá um arrebatamento em que os crentes participarão. O apóstolo Paulo explica assim:

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16).

Aqui nessa primeira parte sobre arrebatamento, Paulo insere no arrebatamento todos os servos de Deus de todos os tempos (que já morreram), e que ressuscitarão e terão seus corpos transformados e participarão desse arrebatamento. Mas e os que estiverem vivos?

“depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:17).

A palavra grega que Paulo usa é “harpazo”, que significa “pegar, levar pela força, arrebatar”. A ideia do texto é que os vivos, na época da segunda vinda de Cristo, serão tirados dessa vida cotidiana para se encontrar com Cristo, nos ares.

Paulo explica que os que estiverem vivos nessa época da história se juntam com os que já morreram em Cristo nesse ajuntamento de todos os que já creram em Cristo em todas as épocas!

Esse texto de Paulo é o que tem mais elementos sobre arrebatamento dentro da Bíblia.

Mas quando isso ocorre exatamente dentro da história bíblica? É antes da famosa tribulação, é depois? Entendamos um pouco mais profundamente o tema:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como vai funcionar o arrebatamento?

(1) A grande divergência que ocorre entre teólogos a respeito do arrebatamento está ligado ao período da grande tribulação e a retirada (ou não) da igreja da terra. Temos dois grupos principais que interpretam diferente:

O primeiro grupo pensa que haverá basicamente dois arrebatamentos (um secreto e outro visível), ou seja, imediatamente antes do período de maior perseguição que ocorrerá no mundo, chamado de grande tribulação, Cristo volta secretamente e arrebata a sua igreja.

Essa visão, inclusive, é muito usada em filmes. Sabe aquelas cenas em que pessoas somem do mundo e todo mundo fica se perguntando para onde foram? É essa visão.

Segue-se o tempo da grande tribulação, depois o começo do milênio, Satanás preso, depois solto com pouco tempo, depois, claro, é preciso que ocorra o retorno de Cristo, visível a todo olho, o que acaba exigindo também um arrebatamento daqueles que se converteram nesse período e os que morreram em Cristo no passado!

Então, como percebe-se nessa visão, um servo de Cristo que estiver vivo momentos antes do começo da grande tribulação, será arrebatado (tirado desse mundo) nessa vinda “secreta” de Cristo.

Depois, esses se juntam com os que estiverem vivos na época da segunda vinda de Cristo (lá depois do reino milenar), onde os que estiverem vivos nessa época estarão todos juntos com Cristo nessa segunda vinda visível a todos e segue-se o juízo final.

Essa é uma cronologia simplificada para que você entenda quando, nessa visão, o arrebatamento acontece. Evidentemente esse tema da segunda vinda como um todo é bem amplo e precisa de mais estudo! O objetivo aqui é apenas focar no mais importante para você entender.

(2) O segundo grupo interpreta o milênio (quando o diabo é preso) como simbólico, o que indica que ele é o período que compreende o tempo entre a primeira e segunda vinda de Cristo, quando Jesus limitou a ação do diabo por causa da sua vitória na cruz.

Sendo assim, a igreja passa pela grande tribulação, é duramente perseguida e o retorno de Cristo acontece no final desse período, onde acontece o arrebatamento dos crentes vivos nessa época e daqueles que já morreram (os que Paulo diz que ressuscitarão primeiro), arrebatamento esse que é visível a todo olho.

Segue-se, então, o juízo final, que é o juízo público, onde todo ser humano que já pisou nessa terra, juntamente com todos os seres celestiais, estarão diante do Senhor, e haverá o grande julgamento público.

Mas qual seria a visão mais correta a respeito desse tema?

(3) Cada igreja tem a sua preferência com relação a essa parte doutrinária e não tenho a intenção aqui de atacar uma ou outra visão. O que gostaria de mostrar é o que, para mim, é o ponto central de tudo isso:

O ponto central é que já está marcada a vinda de Cristo! Ao invés de criarmos brigas doutrinárias, buscarmos adivinhações de datas e coisas do tipo, devemos fortalecer nossa santidade, continuar o trabalho de evangelização e, sendo a primeira interpretação a correta, ou sendo a segunda, estarmos totalmente prontos a encontrarmos com o nosso Senhor Jesus em qualquer cenário!

Para mim essa é a motivação diária que me faz pregar a Palavra, preparar os crentes para viver cada vez mais em santidade e acelerarmos a pregação do evangelho o tanto quanto podemos!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp