Bem-aventurados os que choram: O que Jesus quis dizer com isso?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de compreender melhor e com mais profundidade o que Jesus quis ensinar quando disse que são bem-aventurados os que choram. Que choro seria esse que faz com que uma pessoa se torne feliz diante de Deus? Pode nos ajudar a compreender melhor essa palavra?

Cara leitora, os ensinos de Jesus Cristo sempre nos trazem uma profundidade que precisa ser captada pelo estudo sério e reflexão profunda.

Sempre existe algo mais profundo nessa sabedoria que Jesus expôs para nos dar boas direções de vida. Vamos aprender mais sobre os que choram?

Bem-aventurados os que choram: O que Jesus quis dizer com isso?

(1) Essa é a segunda bem-aventurança citada por Jesus em seu sermão do monte (Mateus 5:1-12). A primeira foi “bem-aventurados os pobres de espírito”.

Entender a primeira bem-aventurança vai nos ajudar a entender melhor a segunda. Jesus começou Seu discurso ensinando que são felizes os pobres de espírito.

Isso significa, em resumo, que a felicidade plena de Deus vêm sobre aquele que compreende sua condição espiritual caída, pecaminosa (pobre), e isso com humildade.

Fazendo assim o coração dessa pessoa se abre para Deus agir cada vez mais (proximidade), já que Deus resiste (se opõe) aos soberbos e arrogantes (Tiago 4:6). Abre-se, então, uma grande porta para a felicidade que vem do Senhor, já que Deus está ali!

(2) Na sequência Jesus ensina: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:4). Evidentemente não está em foco aqui qualquer tipo de choro por qualquer tipo de motivo.

O choro desse contexto tem a ver com a condição humana pecaminosa, com aqueles que reconheceram sua pobreza de espírito.

É uma situação verdadeiramente triste quando olhamos para nós mesmos e vemos nossa pecaminosidade e maldade! Isso leva ao choro, a uma decepção profunda!

Porém, o ensino de Cristo é sobre felicidade, como isso seria possível?

(3) Isso é possível porque envolve reconhecimento da obra que o próprio Cristo fez! Sem Ele o choro nunca acabaria, pois estávamos condenados e totalmente perdidos (uma situação desesperadora)!

Com Cristo nossa condição vai do desespero de perceber quão maus e pecadores nós somos para um consolo que vem de Deus (pois somos perdoados por Ele), através de Cristo, e nos coloca em uma nova condição:

somos plenos de alegria vinda do Senhor! Lembramos quem somos, isso gera tristeza, porém, lembramos que o consolo chegou através de Cristo, e esse consolo nos faz viver uma vida totalmente diferente, bem-aventurada!

(4) Sendo assim, o ensino de Cristo nos mostra que precisamos chorar ao ver nossa condição pecaminosa (isso precisa mexer conosco). Precisamos reconhecê-la diante de Deus, arrepender-nos dela humildemente.

Esse é o caminho que Deus deixou aberto para que alcancemos a felicidade que está Nele e que é alcançada quando andamos junto a Jesus Cristo, acompanhados Dele!

Andar sozinhos seria andar por um caminho de condenação. Junto de Cristo o caminho é de salvação e consolo! Que grandiosa bênção nos deu o Senhor, aleluia!

Você já chorou em reconhecer quem é e foi em seguida consolado pela presença viva de Deus em sua vida? Se não chorou ainda, faça isso agora!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp