Jesus disse que as pessoas podem nascer homossexuais?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

Você Pergunta: Muito se discute a respeito da pessoa nascer gay ou não. Vocês religiosos condenam isso, mas o próprio Jesus disse que há eunucos que nasceram assim. Eunucos no passado era um dos nomes dados a quem era gay. Como fica essa questão? Creio que está bastante claro que a Bíblia não condena a homossexualidade, já que o próprio Jesus disse que a pessoa podia nascer homossexual.

Caro leitor, muito interessante a sua dúvida e colocações. No entanto, sempre que um pensamento é formado utilizando um verso isolado da Bíblia, sem que este seja devidamente estudado dentro de seu contexto e também quando a hermenêutica não é avaliada com prudência, pensamentos errados aparecem. Com o objetivo de corrigir algumas de suas conclusões erradas, vamos analisar esse texto mencionado e verificar se suas conclusões realmente são as corretas, se Jesus realmente disse que pessoas nascem homossexuais.

Jesus disse que as pessoas podem nascer homossexuais?

Jesus disse que as pessoas podem nascer homossexuais?

(1) O texto em que Jesus fala sobre os “eunucos” é Mateus 19:12: “Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita”. Podemos ver no contexto, que Jesus estava tratando a questão do divórcio, respondendo a um questionamento dos fariseus (Mateus 19: 9). Os discípulos reagiram com cinismo à resposta dura de Jesus aos fariseus sobre o divórcio, dizendo a Jesus que se o casamento tinha esse nível de seriedade era melhor não casar (Mateus 19: 10).

(2) Jesus, então, dá essa resposta aos seus discípulos em Mateus 19:11-12, que é o objeto direto de nossa análise. O que Jesus faz é explicar aos seus discípulos a condição do homem com relação ao casamento. Sendo assim, Jesus apresenta três questões a eles:

(3) A primeira é que “há eunucos de nascença” (Mateus 19:12). A palavra grega usada é “eunouchos” e significa “superintendente do dormitório, camareiro, mordomo” ou “no palácio de monarcas orientais que sustentam numerosas esposas, o superintendente das dependências das mulheres ou do harém…” ou “alguém naturalmente incapacitado para o casamento, para gerar filhos…” (Léxico Grego de Strong). Observando o contexto (que era sobre divórcio e casamento) em que Jesus aplica essa palavra, é óbvio que o significado buscado por Jesus era de alguém incapacitado para o casamento por algum defeito de nascença. Não há qualquer possibilidade de Jesus estar falando aqui de alguém que “nasce gay”. Isso estaria totalmente em desarmonia com o texto e contexto, seria forçar o texto a dizer o que não diz.

(4) A segunda é que “há outros a quem os homens fizeram tais” (Mateus 19:12). Era muito comum na antiguidade que homens fossem castrados para cuidar de haréns ou por outro motivo. Esses homens, então, eram considerados eunucos e dificilmente contrairiam um casamento por causa da condição social em que viviam e até mesmo física. Lembrando que nas culturas antigas o fato de ter filhos era tido como essencial em um casamento e não tê-los era considerado uma espécie de maldição, o que fazia dos eunucos cadastrados pessoas excluídas com relação a isso.

(5) A terceira é que “há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus” (Mateus 19:12). Observe que Jesus usa novamente a palavra “eunuco”, mas aqui Jesus está claramente apontando para homens que escolheram o celibato voluntariamente para cuidar das coisas de Deus, do reino dos céus. O próprio Jesus era um desses homens que escolheram o celibato para se dedicar exclusivamente a obra de Deus. Temos muitos outros que também se declaram assim na Bíblia e viviam como eunucos.

(5) Assim, fica muito claro que Jesus jamais defendeu que alguém nasce homossexual. Os que colocam esse tipo de palavra na boca de Jesus deturpam aquilo que Ele disse. Alguns por pura inocência por não saber interpretar o texto corretamente, já outros, com intenção clara de buscar que suas escolhas e achismos tenham mais “força” tentando se apoiar em um nome poderoso como o de Jesus Cristo.

(6) O fato é que a Bíblia não apoia a prática homossexual nem no Antigo Testamento nem no Novo Testamento. Apenas para dar um exemplo, quero citar Romanos 1:26-27: “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro”.

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

> GOSTA DE USAR CELULAR? Instale nosso aplicativo grátis com mais de 1300 conteúdos gratuitos, CLIQUE AQUI

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Bacharel em TeologiaCurso Livre Bacharel em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão