Eunucos de nascença: Jesus disse que as pessoas podem nascer homossexuais?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Muito se discute a respeito da pessoa nascer gay ou não. Vocês religiosos condenam isso, mas o próprio Jesus disse que há eunucos que nasceram assim. Eunucos no passado era um dos nomes dados a quem era gay. Como fica essa questão? Creio que está bastante claro que a Bíblia não condena a homossexualidade, já que o próprio Jesus disse que a pessoa podia nascer homossexual.

Caro leitor, muito interessante a sua dúvida e colocações. No entanto, sempre que um pensamento é formado utilizando um verso isolado da Bíblia, sem que este seja devidamente estudado dentro de seu contexto e também quando a hermenêutica não é avaliada com prudência, pensamentos errados aparecem.

Com o objetivo de corrigir algumas de suas conclusões erradas, vamos analisar esse texto mencionado e verificar se suas conclusões realmente são as corretas, se Jesus realmente disse que pessoas nascem homossexuais.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Jesus disse que as pessoas podem nascer homossexuais?

(1) O texto em que Jesus fala sobre os “eunucos” é Mateus 19:12: “Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita”.

Podemos ver no contexto, que Jesus estava tratando a questão do divórcio, respondendo a um questionamento dos fariseus (Mateus 19:3). Os discípulos reagiram com cinismo à resposta dura de Jesus aos fariseus sobre o divórcio, dizendo a Jesus que se o casamento tinha esse nível de seriedade era melhor não casar (Mateus 19:10).

(2) Jesus, então, dá essa resposta aos seus discípulos em Mateus 19:11-12, que é o objeto direto de nossa análise. O que Jesus faz é explicar aos seus discípulos a condição do homem com relação ao casamento. Sendo assim, Jesus apresenta três questões a eles:

(3) A primeira é que “há eunucos de nascença” (Mateus 19:12). A palavra grega usada é “eunouchos” e significa “superintendente do dormitório, camareiro, mordomo” ou “no palácio de monarcas orientais que sustentam numerosas esposas, o superintendente das dependências das mulheres ou do harém…” ou “alguém naturalmente incapacitado para o casamento, para gerar filhos…” (Léxico Grego de Strong).

Observando o contexto (que era sobre divórcio e casamento) em que Jesus aplica essa palavra, é óbvio que o significado buscado por Jesus era de alguém incapacitado para o casamento por algum defeito de nascença.

Não há qualquer possibilidade de Jesus estar falando aqui de alguém que “nasce gay”. Isso estaria totalmente em desarmonia com o texto e contexto, seria forçar o texto a dizer o que não diz.

(4) A segunda é que “há outros a quem os homens fizeram tais” (Mateus 19:12). Era muito comum na antiguidade que homens fossem castrados para cuidar de haréns ou por outro motivo.

Esses homens, então, eram considerados eunucos e dificilmente contrairiam um casamento por causa da condição social em que viviam e até mesmo física.

Lembrando que nas culturas antigas o fato de ter filhos era tido como essencial em um casamento e não tê-los era considerado uma espécie de maldição, o que fazia dos eunucos castrados pessoas excluídas com relação a isso.

(5) A terceira é que “há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus” (Mateus 19:12). Observe que Jesus usa novamente a palavra “eunuco”, mas aqui Jesus está claramente apontando para homens que escolheram o celibato voluntariamente para cuidar das coisas de Deus, do reino dos céus.

O próprio Jesus era um desses homens que escolheram o celibato para se dedicar exclusivamente a obra de Deus. Temos muitos outros que também se declaram assim na Bíblia e viviam como eunucos.

(5) Assim, fica muito claro que Jesus jamais defendeu que alguém nasce homossexual. Os que colocam esse tipo de palavra na boca de Jesus deturpam aquilo que Ele disse. Alguns por pura inocência por não saber interpretar o texto corretamente, já outros, com intenção clara de buscar que suas escolhas e achismos tenham mais “força” tentando se apoiar em um nome poderoso como o de Jesus Cristo.

(6) O fato é que a Bíblia não apoia a prática homossexual nem no Antigo Testamento nem no Novo Testamento. Apenas para dar um exemplo, quero citar Romanos 1:26-27:

“Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro”.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp