O que significa “se tiverdes fé como um grão de mostarda”?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: quando Jesus fala sobre a fé “do tamanho de um grão de mostarda” me confunde um pouco. Ele está falando sobre o tamanho da fé, sobre a existência dela, ou sobre outra coisa? Gostaria de compreender com mais profundidade por que Jesus usou essa comparação e qual o significado dela com maior profundidade.

Caro leitor, Jesus amava usar parábolas, figuras de linguagem, poesia para passar suas mensagens, lições e até repreensões. Hoje vamos analisar juntos a famosa comparação com o grão de mostarda e entender a profundidade a que se refere esse ensino.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa “se tiverdes fé como um grão de mostarda”?

(1) Esse ensino de Jesus se dá em meio a um contexto de um ensino sobre perdão. Jesus está falando sobre pessoas que causam escândalos (Lucas 17:1), mas que podem pedir perdão por eles. Mas Jesus não está falando de algo tão simples. Ele cita um caso extremo:

“Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe” (Lucas 17:4).

Imagine receber sete ofensas no mesmo dia? Certamente isso afetaria a capacidade de perdoar, pois isso seria considerado uma grave ofensa e até haveria certa desconfiança de um arrependimento sincero!

Mas Jesus está ensinando aqui que o perdão deve ser uma prática constante em nossa vida! Mesmo em casos mais extremos! Não deveria haver um julgamento do arrependimento, mas uma aceitação dele.

(2) Não era de se admirar que diante desse ensino os discípulos (e certamente cada um de nós) achasse uma tarefa muito complicada perdoar alguém que ofende tanto. É por isso que os discípulos dizem ao Mestre:

“Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé” (Lucas 17:5).

Eles achavam que somente Deus poderia dar-lhes essa capacidade com um tipo de “fé maior”, ou uma “fé gigantesca”, que, naquele momento, não fazia parte de suas vidas. Eles pensavam que não estavam capacitados para praticar o ensino de Jesus. Mas a resposta de Jesus surpreende:

(3) “Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá” (Lucas 17:6).

A resposta de Cristo vai na contramão do que pensavam os apóstolos! O ensino de Jesus mostra que não era necessário a presença de uma “grande fé” (segundo eles pensavam) para perdoar daquela maneira.

Quando ele usa a figura da semente de mostarda está falando de uma das menores sementes que temos na natureza. A comparação indica algo que, apesar de ser visto como pequeno, realiza sua função, produz os efeitos esperados.

No caso, a semente, apesar de parecer insignificante, gerava a planta e frutos (resultado)!

(4) Logo, Jesus está falando da presença da fé verdadeira em suas vidas. Se ela está presente, então, o cenário de obediência a Deus está preparado para que o servo do Senhor faça a vontade Dele!

Nós seres humanos, muitas vezes, damos a desculpa de que não temos as condições de realizar a vontade de Deus, pois falta algo. Aqui, para eles, faltava “mais fé”.

Mas Jesus mostra a Eles que qualquer “tamanho de fé” pode realizar grandes coisas quando essa fé é aquela fé genuína e é colocada no grande Deus e em fazer a Sua vontade (em prática). Esse é o significado de ter uma fé como um grão de mostarda!

(5) Portanto, Jesus, de forma poética, os instiga a pensar em seu relacionamento com Deus! Em outras palavras, Jesus diz mais ou menos o seguinte: “Vocês têm fé no Deus verdadeiro?

Se sim, então, vocês são capazes de cumprir a vontade Dele! Nada mais é preciso do que isso! Esse pensamento de que vocês precisam de uma capacitação maior, sobrenatural, uma ferramenta de grandes proporções, não é correto.

O que vocês precisam é colocar a fé que vocês já têm, e que é suficientemente poderosa para realizar grandes coisas, em prática”!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp