O Mar já não existe! Onde será o novo céu e a nova terra citados em Apocalipse?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: tenho muita curiosidade de saber onde Deus fará o novo céu e nova terra citados em Apocalipse! Alguns dizem que será um paraíso no céu totalmente novo. Outros dizem que será um paraíso em uma nova terra. Onde passaremos a eternidade, no céu ou na terra? E o que Deus fará com esse nosso planeta?

Cara leitora, realmente gera muita curiosidade os fatos referentes à nossa vida eterna com Deus. Queremos saber quando será, como será, queremos detalhes profundos, não é mesmo?

Mas temos de entender que a Bíblia não se lança com aprofundamento em muitos detalhes sobre esse tema, mas se lança em apresentar uma realidade nova que viveremos. Apocalipse narra assim:

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Apocalipse 21:1).

Podemos cair rapidamente no erro de achar que Deus, diante do fracasso humano, vai pegar essa terra (e todo o universo), que foram atingidos pelo nosso pecado, e jogá-los fora.

É o que muita gente entende (erroneamente) quando lê o termo “novo céu e nova terra” e “o mar já não existe”. Pensam que será como comprar uma roupa nova e jogar a velha fora. Deus fará tudo novo e joga o antigo fora!

Mas o ensino bíblico aponta mais para uma “reforma” do que conhecemos do que para o “velho” ser jogado fora!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Novo céu e nova terra. O que é biblicamente?

Paulo explica que haverá uma espécie de “redenção” na obra de criação, algo muito semelhante ao que acontece com os próprios salvos:

“na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Romanos 8:21).

Redenção significa “tornar livre”. Com relação às pessoas, tem a ver com a libertação do pecado, com a salvação. Com relação à natureza e a criação, tem a ver com todas as consequências do pecado que impomos sobre ela e que serão desfeitas!

Paulo aprofunda a questão falando do sofrimento da criação. Esse sofrimento, claro, indica que ela também será liberta dessas dores com a concretização dos planos de Deus:

“Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Romanos 8:22).

Portanto, haverá uma redenção dos servos de Deus e da criação: “E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo” (Romanos 8:23).

Essa redenção (nossa e da criação de Deus) será uma união de realidades. Céu e terra, espiritual e físico totalmente integrados, sem pecado, sem defeitos, sem qualquer possibilidade de ter novamente a sua ordem quebrada:

“Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade”(1 Coríntios 15:53).

Apocalipse nos explica essa mudança de realidades, onde até mesmo o próprio Deus estará de forma especial vivendo em meio ao Seu povo!

“Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Apocalipse 21:3).

A grande e curiosa pergunta é: como isso vai funcionar? A resposta é: não tem resposta. Deus dá apenas alguns indícios sobre essa nova realidade, mas Ele não explica tudo que temos curiosidade de saber:

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:4).

Toda lágrima que já existiu um dia estará enxugada, pois não haverá motivo de choro por dor, nem por tristeza, doenças, nada disso.

Tudo que pertencia a esse passado doloroso são as “primeiras coisas” e elas já passaram. Não temos muito mais informações do que essas.

Porém, a presença de Deus de uma forma totalmente marcante junto ao Seu povo, a terra totalmente redimida, o céu totalmente unido a essa realidade, tudo isso mostra que será incrível, fascinante e totalmente desejável estar nessa nova realidade preparada para os salvos!

Mas e a parte do verso que diz “o mar já não existe”? Deus irá destruir o mar como o conhecemos? Aqui temos uma linguagem simbólica. Em Apocalipse 13:1-10 temos a besta que emerge do mar.

O mar ali é a sociedade pecaminosa com seus problemas, suas convulsões sociais. Nada disso haverá mais, pois não haverão ímpios nos novo céu e nova terra.

Pelo contrário, a bênção brotará de Deus e de todos os Seus servos que viverão nessa nova “cidade” celestial, que é exemplificada tendo um rio da água da vida, contrastando com o “mar que não mais existe”:

“Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1).

Pedro também fala dessa realidade, de uma purificação dessa ordem antiga de coisas, para que ela venha a ser a nova realidade que Deus quer:

“Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios” (2 Pedro 3:7).

Fogo aqui é símbolo do juízo e da purificação que Deus realizará. Isso também aponta não para a ideia que a terra será “jogada fora”, mas transformada, redimida!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp