Quem é o Mamom citado por Jesus na Bíblia? É um demônio?

📖 Você quer finalmente entender a Bíblia de forma clara e organizada?
Muitos cristãos leem a Palavra há anos, mas ainda se sentem inseguros ao explicar diversos textos. Com o Método Texto na Tela™, você estuda de forma estruturada, com os versículos na tela, explicados detalhadamente e com linguagem que você vai compreender (de Gênesis a Apocalipse). Já são mais de 25 mil alunos que decidiram sair da leitura fragmentada para um estudo organizado!Se você sente que é hora de dar esse passo... ACESSE AQUI e veja como fazer
Você Pergunta: Estou estudando o livro de Mateus e me deparei com o texto que está descrito em Mateus 6:24, onde diz que não podemos servir a “Deus e a Mamom”. Isso me deixou meio confuso. Quem é esse Mamom, seria algum deus ou demônio daquela época ou alguma pessoa? Pode me explicar, por favor?
Caro leitor, para compreendermos essa questão, vamos precisar usar um conceito muito importante no estudo da Bíblia, que é a consulta aos originais (nesse caso os originais em grego) em que o Novo Testamento foi escrito para compreendermos melhor o significado dessa palavra.
Quem é o Mamom citado por Jesus na Bíblia?
(1) Nesse texto, Jesus está falando a respeito de tesouros e riquezas. Ele está explicando sobre juntar tesouros na terra e juntar tesouros nos céus (Mateus 6: 19-20).
Dentro desse contexto, Jesus finaliza sua exposição explicando que ninguém pode servir a dois senhores ao mesmo tempo, ou seja a Deus e a Mamom (Mateus 6:24). Essa fala de Cristo também é registrada pelo evangelista Lucas em Lucas 16:13.
(2) Essa palavra Mamom que aparece em algumas traduções para o português, no grego é “mammonas”. Ela significa tesouro, riqueza, mas também pode ser usada como Mamom numa personificação da riqueza. Ela aparece em outros textos também.
Por exemplo: “Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas (mammonas) de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza?” (Lucas 16:11 – acréscimo entre parênteses meu).
As traduções mais novas em português já utilizam a palavra “riqueza” no lugar de Mamom. No entanto, existe um motivo interessante para que se utilize Mamom em várias das traduções e essa razão traz mais riqueza ao texto. Vejamos:
Por que algumas Bíblias traduzem “mammonas” como “Mamom”
(3) No texto em que Jesus fala sobre servir a dois senhores (Mateus 6:24) note que Jesus personifica a “riqueza” como se fosse uma pessoa, um “senhor” que poderia ser servido pelas pessoas e não meramente um objeto, bens ou dinheiro que as pessoas têm.
Ele faz isso para fortalecer o argumento de que as riquezas podem ser um deus para as pessoas, como se fossem realmente algo com que elas pudessem interagir pessoalmente.
Sabemos também que quando não seguimos a Deus estamos seguindo o maligno, logo, Jesus mostra claramente que as riquezas podem ser um deus, um ídolo, um senhor na vida de muitos. Daí então a tradução para Mamom como se fosse uma pessoa e não meramente riquezas materiais.
(4) Então, na realidade, Mamom não é uma pessoa ou um deus, mas apenas uma palavra especialmente escolhida pelos autores bíblicos, que, inclusive, tem origem aramaica e que tem um forte significado de personificação da riqueza como se ela fosse alguém.
Em outros textos onde aparece a palavra “riquezas” no português, aparecem outras palavras gregas como “ploutos” (Romanos 9:23; Efésios 3:8; Hebreus 11:26; Tiago 5:2) ou “chrema” (Lucas 18:24; Marcos 10:24), que tem um significa mais direto de bens materiais.
Dessa forma, a palavra traduzida para o português como Mamom em algumas bíblias foi especialmente escolhida pelos autores para passar essa ideia de que a riqueza pode ser um senhor, um deus, um alguém que as pessoas seguem e que acaba levando-as para longe de Deus.
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Os versículos que mostram que Jó murmurou contra Deus!
- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça: O que Jesus quis dizer com isso?
- Por que os tímidos não entrarão no céu?
- 10 significados de SERPENTE na Bíblia (que você não percebeu)!
- Por que na criação do mundo Deus diz “houve tarde e manhã”? Não eram dias literais?
- Aleluias no plural é heresia? Falar “aleluias” é adoração ao demônio?
- O perigo de fazer só orações curtas!



