Satanás se encontrou com Deus no céu no livro de Jó? O diabo pode ir ao céu?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Professor, ao ler a narrativa de Jó, fiquei intrigado com a parte em que menciona os “filhos de Deus” se apresentando perante Deus e Satanás se juntando a eles. Minha pergunta é a seguinte: Será que Satanás tem permissão para entrar no céu? Parece que esse trecho de Jó sugere que sim. No entanto, estou confuso sobre como um Deus santíssimo poderia permitir a presença do diabo no céu, considerando Sua infinita santidade. Seria possível me esclarecer essa questão?

Caro leitor, uma boa interpretação de um texto exige atenção máxima aos pequenos detalhes. Você verá a seguir que o texto de Jó não diz que Satanás estava no céu perante o Senhor. Se não estava no céu, onde foi esse encontro? Vamos entender juntos? Vem comigo…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Satanás se encontrou com Deus no céu?

(1) O texto de Jó diz exatamente o seguinte: “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles” (Jó 1:6).

Primeiro vamos compreender cada parte para que possamos, depois, entender o cenário onde tudo isso ocorre.

(2) Filhos de Deus no texto se refere a seres celestiais, possivelmente anjos, já que somente homens (Gênesis 6:2) e anjos são chamados assim, como nesse texto de Jó.

Fica claro que não tem como ser homens, então, nos resta compreender que são possivelmente anjos que fazem a vontade do Senhor e prestam contas ao Soberano.

(3) Quando o texto diz que “vieram apresentar-se perante o Senhor” podemos compreender que existem reuniões, prestação de contas, contato entre os seres que servem a Deus e o próprio Deus. Porém, o texto não dá maiores detalhes sobre isso.

Muitos olham para esse texto e já pressupõem que o diabo se apresenta a Deus no céu, onde geralmente é mencionado que está o trono de Deus (Apocalipse 4:2-3).

(4) Mas nem sempre o trono de Deus é citado no céu. Isaías, por exemplo, vê a grandeza do trono de Deus, mas enchendo o templo e a terra e não o céu (nesse caso):

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo” (Isaías 6:1).

Feitas essas considerações, temos duas possibilidades de interpretação sobre a pergunta: o diabo esteve no céu junto a Deus ali no livro de Jó?

(5) A primeira entende que sim, os filhos de Deus e o diabo entre eles se apresentaram a Deus no céu. Quem entende assim pensa que temos aqui uma exceção de Deus, permitindo a presença do diabo ali (por alguns momentos) para que fosse humilhado com a vitória que Jó teria!

Todo o diálogo travado entre Deus e Satanás demonstra que Deus tinha um plano para aplicar, daí a presença do diabo em um lugar que não teria ele permissão de ficar, portanto, era uma presença passageira! O diabo é o acusador, mas não pode agir sem que Deus assim o permita.

(6) Na segunda linha de interpretação temos o pensamento de que o diabo nunca poderia ter permissão de adentrar o céu, de estar diante do Senhor ali, pois tal ser sujo como ele nunca poderia colocar seus pés em um local totalmente santo!

Por isso, pensam, que sendo Deus onipresente, esse encontro poderia ter ocorrido em qualquer outro lugar. Assim como Isaías vê o trono de Deus, a presença viva enchendo o templo e toda a terra, não haveria dificuldades de compreender esse encontro fora do céu.

(7) Já que o texto de Jó deixa essa questão em aberto, essas duas linhas de interpretação são possíveis. Talvez a falta dessa informação de forma mais precisa tenha ocorrido de propósito.

Podemos ver que o diabo é citado como um tipo de intruso permitido passageiramente entre os filhos de Deus. Ele não pode fazer o que quer, ele não pode estar onde quer, ele está limitado pelo Soberano Deus!

Até mesmo o assunto sobre Jó é “puxado” por Deus e não pelo inimigo. Ele desaparece da história em Jó 2:7 e nada mais é relatado sobre ele! Seja aonde for que tenha ocorrido esse encontro, quem estava na condução de todas as coisas era Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp