Como as pessoas que viveram antes de Jesus Cristo eram salvas?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Como fica a situação das pessoas que viveram e morreram antes de Jesus Cristo ter vindo ao mundo? Sabemos que a Bíblia afirma que a salvação acontece pela fé em Jesus Cristo, mas quem não teve oportunidade de conhecer Jesus, como as pessoas do Velho Testamento, como eram salvas, seria pelas obras, pela obediência as leis?

Caro leitor, muita gente acha que existem dois tipos de salvação na Bíblia: A salvação pelas obras, que teria acontecido antes de Jesus ter vindo ao mundo. E a salvação pela fé, que estaria em vigor depois que Cristo veio ao mundo e morreu em nosso lugar.

Mas esse pensamento está totalmente equivocado e eu vou explica isso em detalhes, com todos os porquês…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como as pessoas eram salvas antes da vinda de Jesus Cristo?

(1) Antes de explicarmos essa questão é importante que fique claro que a Bíblia diz que a salvação é uma iniciativa de Deus e não do homem:

“E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” (Romanos 8:30).

A salvação provém da graça de Deus aplicada ao homem e não de qualquer mérito que possa haver no homem:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Efésios 2:8).

O que podemos perceber é que não havia uma forma de salvação no Velho Testamento e outra forma de salvação do Novo Testamento.

Mas como entender, então, a forma de salvação no Velho Testamento, já que ali não tínhamos Jesus ainda?

(2) Olhando para a Bíblia fica evidente que Deus deu ao ser humano uma revelação progressiva de Sua obra e vontade.

Hoje sabemos muito mais dos planos de Deus que no tempo de Abraão, por exemplo. No entanto, esse fato não faz as pessoas do tempo antes de Cristo serem menos desprovidas da salvação de Deus.

Esse fato não indica que houve acepção por parte de Deus. Como é Deus quem justifica e salva, a revelação de cada época é suficiente para que Deus opere a Sua salvação nos corações de Seus eleitos.

No tempo de Abraão, por exemplo, havia pouca coisa revelada a respeito de Deus e de Sua obra, no entanto, mesmo assim, Abraão foi alcançado através da fé dada por Deus.

Ele creu naquilo que lhe foi revelado a respeito de Deus naquele momento e foi justificado pelo Senhor:

“Ele [Abraão] creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.” (Gênesis 15:6). Isso aconteceu também com muitas outras pessoas.

Isso nos mostra um fato claro: a salvação, desde sempre, sempre foi pela fé. Cada época tinha níveis diferentes da revelação de Deus e a fé nesse Deus e nessa revelação era o que Deus requeria das pessoas!

(3) Outro exemplo bastante interessante é o dos ninivitas. Uma nação pagã que foi alcançada por Deus. O Senhor escolheu o profeta Jonas como instrumento para levar a palavra de salvação àquele povo.

Jonas relutou em obedecer a Deus, mas como os planos de Deus não podem ser frustrados, mais tarde entendeu e cumpriu sua missão.

O resultado? “Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor” (Jonas 3:5).

O arrependimento e mudança de atitudes desse povo evidencia a ação salvadora de Deus em suas vidas.

(4) Esse padrão de fé salvadora é exemplificado de forma magnifica pelo autor de Hebreus, que mostra exemplos da atuação dessa fé no Velho Testamento. Vejamos:

“Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala” (Hebreus 11:4).

(5) Assim, a forma de salvação antes de Jesus Cristo é a mesma de depois de Jesus Cristo: A graça de Deus operada na vida do pecador, levando-o a, através da fé dada por Deus, responder ao chamado Dele.

Observe qual era a pregação de João Batista antes da morte de Jesus na cruz: “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mateus 3:1).

Agora observe a pregação de Pedro após Jesus já ter morrido e cumprido a Sua missão: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19). É a mesma mensagem.

Dito isto, agora falta apenas dizer que Jesus Cristo foi entregue por cada eleito antes mesmo de Seu nascimento [como ser humano], como vemos nas profecias no Velho Testamento.

“e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro” (1 João 2:2).

Ele foi o sacrifício perfeito que justificou cada pecador eleito por Deus, tanto os que nasceram antes Dele, como os que nasceram depois.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp