Por que existem tantas igrejas diferentes se Deus é um só?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Uma das coisas que me fazem desacreditar da igreja e ser um “desigrejado” é a existência de diversas igrejas. Se Deus realmente quisesse que tivesse igreja, haveria uma só igreja verdadeira e não tantas como temos hoje em dia, uma diferente em cada esquina! Você tem uma resposta para isso?

Caro leitor, essa visão sobre a igreja, de que deveria haver apenas um tipo de igreja no mundo inteiro é bem distorcida e não se baseia no que a Bíblia explica sobre a igreja de Deus.

Mas para compreendermos questões sobre a igreja temos de entender alguns conceitos da Bíblia primeiro. Depois disso, aí sim conseguiremos analisar por que existem tantas igrejas diferentes hoje em dia!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Confundindo denominação e igreja

(1) Creio que você cometeu um erro clássico de confundir “denominações” com “igreja”. As denominações são formas de organização de grupos distintos, com certas características, mas que se reúnem como a única igreja de Cristo.

Claro, estou falando aqui daqueles que, de fato, seguem os pilares bíblicos da igreja de Cristo. Nesse sentido, ainda que as denominações sejam várias, a igreja é uma só!

Isso porque a igreja de Cristo está espalhada por toda a face dessa terra, cumprindo seu papel e sendo dirigida pelo próprio Cristo, apresentado na Bíblia como o cabeça da igreja!

Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (Colossenses 1:18).

E isso em momento nenhum impede que a igreja seja multiforme localmente, ou seja, que em diversos locais físicos ela funcione sob o nome de denominações distintas.

(2) A Bíblia mostra essa diversidade de forma clara quando exemplifica diversas igrejas espalhadas em diversos lugares:

“Saudai os irmãos de Laodiceia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa” (Colossenses 4:15).

Aqui observamos uma pequena igreja, nascendo dentro de uma casa em Laodiceia. Já se você for ao texto de Apocalipse 2, verá sete cartas sendo enviadas para sete localidades diferentes, às igrejas de Cristo mais antigas, cada uma em uma cidade, com qualidades e defeitos, mas todas consideradas como a igreja de Cristo, única e verdadeira!

Isso nos mostra que a diversidade local da igreja de Cristo em forma de denominações é algo totalmente previsto dentro da Palavra de Deus!

Por que tantas denominações diferentes?

(3) A diversidade de denominações (aqui vou considerar aquelas verdadeiras) ocorre a meu ver por causa da complexidade humana associada à bênção de Deus.

Essa complexidade vista em defeitos e em qualidades, não comportaria que todos os tipos de pessoas fizessem parte de uma única denominação local.

Sendo assim, Deus nos deu a possibilidade de nos agruparmos como única igreja, porém, localmente em diversas denominações.

Explico: Imagine uma igreja com crentes mais velhos, que nasceram na década de 1950, 1960, 1970. Eles têm uma forma de viver diferente, uma forma de se vestir, uma forma de se portar bem diferente de uma geração dos nossos tempos atuais, não é mesmo?

Imagine agora que uma tribo de skatistas tatuados se converte ao Senhor Jesus. Esses irmãos certamente terão o desejo de congregar. Essa igreja dos mais “velhinhos” será a melhor opção para eles irem? Certamente que não!

Deus, em Sua sabedoria, criou um multiforme número de denominações para comportar todos os tipos de convertidos, com seus defeitos e qualidades. E isso não é ruim, pelo contrário, é bom demais!

(4) Infelizmente, o que mais ocorre é as pessoas se tornarem desigrejadas porque, de alguma forma, se decepcionaram em uma denominação a qual não se encaixavam muito bem. Aí acabam por fazer um julgamento incorreto da igreja de Deus como um todo!

Veja, até mesmo dentro da nossa própria família, sangue de nosso sangue, nos decepcionamos, não é verdade? E o que fazemos? Abandonamos a família? É óbvio que não!

Um crente deve buscar encontrar a sua família da fé local e crescer mesmo em meio aos conflitos, pois todos são pecadores, buscando a santificação diariamente. E vão errar muito nesse processo!

(5) Sendo assim, o fato de termos diversas denominações, a meu ver, faz parte do plano de Deus para que o evangelho chegue a todos os tipos de pessoas e agrupe essas pessoas em suas localidades, de forma que consigam, juntas, continuar a missão!

Olhar a diversidade de denominações como algo negativo é típico daqueles que não fazem parte do corpo de Cristo, ou que estão ausentes, ou que estão afastados e, por isso, não conseguem entender a graça de Deus derramada sobre grupos de pessoas de todos os tipos, povos, raças e nações!

A visão revelada em Apocalipse nos mostra essa diversidade unida, agora como igreja glorificada, única, aos pés do Rei dos reis e Senhor dos senhores:

“Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos” (Apocalipse 7:9).

Note que o texto deixa bem claro a diversidade dessas pessoas, o que obviamente nos leva à diversidade de denominações as quais essas pessoas pertenciam quando estavam na terra.

Portanto, sim, as denominações sérias são a igreja de Cristo, ainda que sejam distintas em alguns pontos, em algumas práticas e até em alguns entendimentos bíblicos que não são pilares da fé cristã!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp