Por que as pessoas rasgavam as vestes na Bíblia? Qual o significado?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de compreender melhor o costume citado na Bíblia das pessoas rasgarem as vestes. Qual era o simbolismo desse tipo de atitude? Hoje em dia isso faz algum sentido, por exemplo, existem pessoas que ainda rasgam as vestes dessa mesma forma que na Bíblia?

Caro leitor, sabemos que a Bíblia não é um livro somente de mandamentos, mas também de descrições. E encontramos nela uma série de descrições culturais das épocas narradas ali que nos mostram um pouco de como as pessoas viviam e muitas atitudes delas. Vamos analisar juntos o porquê as pessoas rasgavam as suas vestes.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que as pessoas rasgavam as vestes na Bíblia?

(1) A primeira menção do costume de rasgar as vestes é citada em Gênesis 37:29, que diz: “Tendo Rúben voltado à cisterna, eis que José não estava nela; então, rasgou as suas vestes.

O contexto aqui é a história da venda de José do Egito pelos irmãos. Rúben, ao chegar na cisterna onde o irmão estava e não encontrando-o ali, porque os irmãos o haviam vendido para os ismaelitas, rasga suas vestes!

Aqui temos um sinal de preocupação, porém, Rúben se preocupou com sua própria situação, pois, sendo o primogênito, seria cobrado pelo que ocorreu com José.

Rasgar as vestes podia significar grande preocupação e desespero diante de situações difíceis. Veja, por exemplo, quando o rei Ezequias, em profundo desespero diante das ameaças de Senaqueribe contra Jerusalém, também rasga suas vestes:

“Tendo o rei Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, cobriu-se de pano de saco e entrou na Casa do SENHOR” (Isaías 37:1).

(2) Na sequência, temos mais uma menção interessante: “Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias” (Gênesis 37:34).

Aqui observamos que rasgar as vestes era usado também em situações de luto pela morte de alguém. Simbolizava dor e tristeza.

No primeiro caso, Rúben rasgou suas vestes por preocupação e desespero egoísta, já aqui Jacó rasgou as vestes pela grande dor da perda de um filho que muito amava (pois não sabia que José estava vivo)!!

(3) Na ocasião em que Israel estava no deserto, quando Moisés mandou doze espiões para verificar a terra de Canaã e dez deles deram um péssimo relatório, o povo chorou e murmurou (Números 14:1-2) e quis levantar um novo líder para voltarem ao Egito (Números 14:4).

Veja o que Josué e Calebe, integrantes do grupo de doze espiões, fizeram: “E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes” (Números 14:6).

Observe que rasgar as vestes aqui é uma forma de protesto, de chamar a atenção do povo para que enxergassem a loucura que estavam pensando em fazer.

(4) Depois do rei Acabe ouvir da boca do profeta Elias sobre os juízos de Deus sobre ele, Jezabel e sua família (1 Reis 21:17-26). Depois de ouvir as palavras do profeta, a Bíblia mostra a atitude de Acabe:

“Tendo Acabe ouvido estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu de pano de saco o seu corpo e jejuou; dormia em panos de saco e andava cabisbaixo” (1 Reis 21:27).

Rasgar as vestes também era sinal de humilhação e arrependimento. Podemos ver nessa história que Deus suavizou Seu julgamento sobre Acabe por conta desse arrependimento dele (1 Reis 21:28).

(5) Uma outra menção interessante sobre rasgar as vestes é a do sumo sacerdote Caifás, que interrogou Jesus. Após Caifás lhe questionar sobre Ele ser o Cristo, Jesus responde de forma clara que eles veriam o filho do homem assentado à destra de Deus (Mateus 26:64). Diante disso, veja o que ocorre:

“Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou! Que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfêmia!” (Mateus 26:65).

Aqui rasgar as vestes indica um tipo de horror diante de uma barbaridade que está acontecendo. É um tipo de protesto também, porém, realizado por uma alta autoridade diante de um absurdo muito grande.

Claro, nesse caso, achavam que Jesus estava dizendo algo errado, porém, não estava.

(6) Sendo assim, temos aqui os principais usos de rasgar as vestes na bíblia. Recapitulando, pode significar desespero, preocupação, também luto por uma grande perda, um protesto diante de situações erradas, humilhação e arrependimento e, por fim, um tipo de protesto diante de uma blasfêmia grave.

Hoje em dia não existe esse costume em nossa cultura. E também não temos ordens bíblicas para fazê-lo.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp