Quantos José temos na Bíblia e quem foram eles? Sabia que temos pelo menos 13?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Comecei estudar a Bíblia recentemente, confesso que ainda tenho muitas dificuldades de entender. Comecei a ler o Novo Testamento e fiquei confuso quando a Bíblia fala de José, filho de Jacó como sendo da genealogia de Jesus. Esse José é o mesmo José que menciona em Gênesis, filho de Jacó?

Caro leitor, é muito comum que leitores que estão começando a ler a Bíblia tenham muitas dúvidas, afinal, estão apenas começando a “viajar” pelas páginas da palavra de Deus.

E você fez bem em aproveitar sua dúvida para crescer, para aprender, e não para ser motivo de desistir. Vou te ajudar a entender quantos “José” temos na Bíblia e quem são eles. Sabia que são pelo menos 13?

Mas não se preocupe, pois conseguirá entender cada um deles:

Quantos José temos na Bíblia e quem foram eles?

(1) O primeiro e mais famoso José que vemos na bíblia é aquele que ficou popularmente conhecido como “José do Egito”, o filho de Jacó e Raquel: “E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho” (Gênesis 30:24).

Foi governador do Egito, depois de ter sido vendido pelos irmãos e passado por muitas lutas.

(2) Temos ainda um José mencionado como sendo pai de Jigeal, um homem que representou a tribo de Issacar, sendo um dos 12 espias enviados por Moisés até a terra de Canaã: “da tribo de Issacar, Jigeal, filho de José” (Números 13:7). 

(3) Um outro José que tem sua história pouco conhecida é citado como sendo filho de Asafe. Asafe foi um tipo de diretor de música sacra no tempo de Davi e de Salomão (1 Crônica 16.5).

Esse José é mencionado em 1 Crônicas  25:2, que diz: “dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias e Asarela, filhos de Asafe, sob a direção deste, que exercia o seu ministério debaixo das ordens do rei”.

(4) Temos ainda um José citado em uma lista feita por Esdras de homens que casaram com mulheres estrangeiras quando voltaram do exílio e que se comprometeram a desfazer os casamentos considerados “ilegais”:

“Salum, Amarias e José” (Esdras 10:42).

(5) O último José de que temos menção no texto do Antigo Testamento é um que era sacerdote da família de Sebanias, que subiu com Zorobabel (Neemias 12:1) depois do exílio: “de Maluqui, Jônatas; de Sebanias, José” (Neemias 12:14).

Porém, veremos mais abaixo que a genealogia de Cristo cita mais alguns que foram antepassados de Jesus.

(6) Veremos agora mais alguns “José” que são citados no Novo Testamento. O primeiro deles é citado na genealogia de Jesus, foi o marido de Maria, mãe de Jesus:

“E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo” (Mateus 1:16). Apesar desse José ter um pai que se chama Jacó, não confunda com o José do Egito.

São dois “José” diferentes, apenas com uma coincidência de nome, pois tanto o nome José quando Jacó eram muito usados pelos judeus.

Para não alongar muito nosso estudo, agora vou citar de forma resumida mais alguns “José” citados no Novo Testamento em uma lista que irá te ajudar a entender e localizar cada um deles nos textos onde são mencionados:

(7) José, o filho de Jonã, um dos antepassados de Cristo (Lucas 3.30)

(8) José, filho de Judá [ou Judas; preferível Jodá] outro antepassado de Jesus (Lucas 3.26)

(9) José, o filho de Matatias, outro antepassado de Cristo (Lucas 3.24)

(10) José, o meio-irmão de Jesus  (Mateus 13.55)

(11) José de Arimateia, membro do Sinédrio, que favoreceu Jesus (Mateus 27.57,59 e Marcos 15.43,45)

(12) José, a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé (Atos 4.36)

(13) José, chamado Barsabás e que ganhou o nome de Justo (Atos 1.23)

Agora você já sabe dos 13 “José” que temos na Bíblia e sabe localizar cada um deles. Detalhes como esse mostram como o nome “José” era popular naquela época!

Não se confunda, anime-se e estude com cada vez maior profundidade a Palavra de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp