Por que Atos 12:15 diz que Pedro tinha um anjo dele? Isso é bíblico?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Por que o texto de Atos 12:15 fala que quem estava ali fora da casa era o anjo de Pedro? Pedro tinha um anjo dele ou esse ensino é sobre anjo da guarda, aquela ideia de que toda pessoa tem um anjo que a acompanha? Pode me ajudar a entender?

Cara leitora, todo texto bíblico precisa ser compreendido dentro de seu contexto, dentro da cultura da época e dentro da avaliação se o texto é um texto (mandamento) ou texto (descritivo).

O texto que foi mencionado na pergunta é o seguinte: “Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo” (Atos 12:15).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem era o anjo de Pedro?

(1) Primeiro precisamos entender o que estava acontecendo aqui. A perseguição à igreja de Cristo estava pesada. Herodes havia mandado matar Tiago (Atos 12:2).

Essa perseguição agradou muitos judeus e Herodes voltou sua atenção para Pedro, um dos principais líderes da igreja:

“Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro. E eram os dias dos pães asmos” (Atos 12:3).

Essa prisão gerou na igreja de Cristo um forte sentimento de revolta, que foi canalizado em orações incessantes em favor da vida de Pedro:

“Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (Atos 12:5).

(2) Todos sabemos o resultado! A oração da igreja é atendida, Deus envia um anjo que liberta Pedro, sem que nenhum guarda conseguisse perceber o que havia ocorrido ali. Um milagre acontece!

Depois que Pedro percebe o grande livramento que Deus deu a ele, resolveu ir até à casa de Maria para encontrar com os irmão em Cristo que ele sabia que estavam ali:

“Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam” (Atos 12:12).

Uma criada chamada Rode atende o portão e não se aguenta de tanta alegria em ver Pedro totalmente livre, largando-o na porta e indo contar a todos a boa notícia (Atos 12:13-14).

É justamente aqui que entra o verso central de nossa análise: “Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo” (Atos 12:15).

(3) Quando as pessoas ali pensam que era impossível Pedro estar ao portão, mas que quem estava ali era o “seu anjo”, precisamos compreender que estamos diante de um texto descritivo.

Isso significa que o texto descreve como ocorreu sem fazer algum juízo. Ele apenas narra. É importante saber disso para prosseguirmos na interpretação correta.

Essa ideia de “seu anjo” é a mesma ideia que existe ainda hoje em nossa sociedade, que é denominada “anjo da guarda”. Alguns pensam, desde tempos antigos, que cada pessoa tem um anjo da guarda quando nasce.

Evidentemente isso não é uma doutrina ensinada na Bíblia! Existem sim anjos que servem a Deus e a Seu povo de forma especial, mas não temos na Bíblia nenhum verso que ensina que cada pessoa tem um “anjo exclusivamente seu”, nem que exista um anjo para cada pessoa que nasce neste mundo!

(4) Precisamos entender que existiam muitas crendices que ainda estavam sendo abandonadas pouco a pouco, à medida que as pessoas eram instruídas no evangelho.

Por isso, esse texto descritivo relata algo que era uma crença comum. Além disso, acreditava-se também que esse “anjo da guarda” podia assumir as próprias feições da pessoa a quem protegia e, por engano, aparecer para outras como se fosse a própria pessoa. Um tipo de “ato falho” do anjo!

Como podemos perceber são crenças que tem um fundo de verdade, pois existem anjos que protegem e militam em favor do povo de Deus, porém, não são precisas, pois não temos ensinos na Bíblia de que toda pessoa que nasce tenha um anjo particular.

Ainda existe uma possibilidade mais remota dessa criada estar recebendo uma zombaria. Ou seja, alguns ali acharam tão absurda a informação de que Pedro estaria ali que zombaram com ironia, com objetivo de caçoar dela. 

Sendo assim, se eles estavam zombando dela, a ideia de anjo de Pedro seria tão absurda, que foi usada como zombaria. Ou seja, ela estaria vendo coisas que não existem!

(5) Textos como esse nos ajudam a entender melhor como foi a transição de muitas crenças existentes antes da entrada do evangelho, que depois foram sendo abandonadas, à medida que as pessoas eram instruídas na doutrina dos apóstolos.

Por isso, Pedro não tem um anjo só dele, nem eu tenho e nem você! Nós que somos servos de Deus somos protegidos de forma especial pelo Pai e até pelos anjos quando Deus determina. Mas isso está bem longe de pensar que cada pessoa nasce com um anjo protetor, da guarda!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp