Quantos Herodes temos na Bíblia? Você sabia que tem pelo menos seis?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu me confundo muito nas leituras dos evangelhos a respeito dos Herodes que aparecem ali. Menciona Herodes, depois Herodes Antipas, Herodes Agripa. Você pode me ajudar a entender melhor quem foram esses homens e quanto deles têm na Bíblia?

Caro leitor, esse monte de Herodes mencionados realmente confunde muito a cabeça do leitor, porém, vou te explicar de forma simples quem foi cada um deles e você verá como será bem simples compreender a partir de agora.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem foram os vários Herodes?

(1) A primeira coisa a entender é que são mencionados vários Herodes na Bíblia (pelos menos seis). Esse nome era um nome comum de vários reis que foram governantes da região da Palestina (Região de Israel e arredores) por volta dos anos 37 a.C a 70 d.C.

Esses governantes eram chamados de idumeus, pois eram de uma região chamada de Idumeia, que era o nome grego da região de Edom, onde antigamente moravam os descendentes de Esaú.

A palavra Herodes, no grego, é “Herodes“, e significa “heróico”. Ou seja, a ideia do uso desse nome era nomear governantes de uma família muito poderosa dessa época.

Herodes, o grande

(2) O primeiro desses governantes foi Herodes, o grande, que governou toda a região da palestina entre 37 a.C a 4 a.C, quando faleceu.

Esse Herodes foi o que mandou remodelar o templo de Zorobabel, criando o grande e famoso templo de Herodes. Ele também foi o governante que encontrou com os Magos na época do nascimento de Cristo (Mateus 2:1) e que mandou matar os meninos com menos de dois anos em Belém da Judeia (Mateus 2:16).

Leia também: O que é o Templo de Salomão, Templo de Zorobabel, Templo de Herodes?

Herodes Arquelau, Herodes Antipas, Herodes Felipe

(3) Após a morte de Herodes, o grande, os seus três filhos (Arquelau, Antipas e Felipe), assumiram cada um algumas partes do reinado do pai.

a) Herodes Arquelau governou a região da Judeia, Samaria, e Idumeia entre os anos de 4 a.C a 6 d.C. Vemos a menção sobre ele em Mateus 2:22:

“Tendo, porém, ouvido que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e, por divina advertência prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galileia”.

b) Herodes Antipas governou a Galileia e a Pereia de 4 a.C a 39 d.C. Ele é mencionado na Bíblia tendo graves problemas com João Batista e manda decapitar João Batista (Mateus 14:1-12).

Jesus o chamou de raposa: “Naquela mesma hora, alguns fariseus vieram para dizer-lhe: Retira-te e vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te. Ele, porém, lhes respondeu: Ide dizer a essa raposa que, hoje e amanhã, expulso demônios e curo enfermos e, no terceiro dia, terminarei” (Lucas 13:31-32).

c) Herodes Felipe governou a região que ficava a nordeste do lago da Galileia, isto é, Itureia, Gaulanites, Bataneia, Traconites e Auranites do ano de 4 a.C a 34 d.C. Temos na Bíblia um relato de Lucas sobre ele:

“No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Itureia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene” (Lucas 3:1)

Herodes Agripa I

(4) Herodes Agripa teve ser governo de 41 d.C a 44 d.C e governou sobre toda a terra de Israel, da mesma forma que o primeiro Herodes, o grande. Ele foi quem ordenou a morte de Tiago:

“Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar, fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João” (Atos 12:1-2).

Herodes Agripa II

(5) Herodes Agripa II governou uma região que era praticamente a mesma de Herodes Felipe, entre os anos de 50 d.C a 70 d.C.

O apóstolo Paulo esteve diante desse Herodes para fazer a sua defesa e foi ele quem disse a Paulo que quase se tornou um cristão após ouvir o testemunho incrível de Paulo:

“Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão” (Atos 26:28).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp