O espírito é sujeito ao profeta? Posso controlar a ação do Espírito Santo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Quando Paulo diz que o espírito é sujeito ao profeta ele está querendo dizer o que realmente? Será que temos dentro de nós a capacidade de resistirmos a ação do Espírito Santo de alguma forma em nossa vida? Podemos ter algum controle sobre a ação de Deus de forma que ela não seja feita?

Caro leitor, essa é uma questão que confunde muitas pessoas, mas a resposta não é tão difícil. Vamos aprender juntos algumas coisas sobre como os tradutores trabalham algumas questões nos textos bíblicos em português e analisar o texto que você citou e chegaremos a essa resposta de forma clara:

O espírito é sujeito ao profeta? Podemos controlar a ação do Espírito Santo?

O espírito é sujeito ao profeta: O Espírito Santo pode ser controlado por pessoas?

(1) A primeira conclusão clara a que podemos chegar está logo numa primeira análise deste texto: Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas” (1 Coríntios 14:32). Observe que espíritos no plural já nos mostra que Paulo não está dizendo aqui que o Espírito Santo (singular) se sujeita ao controle humano. Além disso, as traduções no português sempre trazem uma diferenciação quando o texto fala do “Espírito” (Santo), grafando a primeira letra em maiúscula e quando fala do “espírito” (do ser humano), grafando a primeira letra em minúscula. Isso nos leva a perceber claramente que “os espíritos dos profetas” não se trata do Espírito Santo.

O que significa o espírito é sujeito ao profeta?

(2) Agora cabe a nós entendermos o que Paulo quis dizer com “Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas”. Vamos ao contexto: a orientação de Paulo começa com o problema do uso do dom de línguas ali naquela igreja: “No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete” (1 Coríntios 14:27). Paulo percebe um problema sério ali e coloca regras para o uso desse dom naquela igreja.

(3) Mas para Paulo não bastava que houvesse apenas ordem no culto ali naquela igreja, ele desejava que as pessoas compreendessem que o uso dos dons de Deus deveria ser feito de forma racional e intencional pela pessoa, ao ponto dela saber que se o exercício de um dom estivesse fora das regras estabelecidas e não estivesse edificando, ela deveria se calar: “Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus” (1 Coríntios 14:28).

(4) Ele continua exemplificando essa questão do controle e organização no exercício dos dons: “Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro” (1 Coríntios 14:30). Note que quem tivesse alguma palavra para dar a igreja deveria fazer com controle e em um ambiente ordeiro. Ou seja, a pessoa tinha todo o controle do uso de seu dom. Paulo trabalha esse tema claramente em oposição a ideias pagãs que pregavam que as pessoas eram possuídas em tamanho êxtase no exercício de algum dom espiritual que ela saia de si mesma, ficando quase que descontrolada.

(5) Dentro desse contexto todo é que Paulo arremata explicando que “Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas”, ou seja, ele está dizendo algo como “vocês têm o controle sobre vocês mesmos e sobre os dons que vocês têm, sobre o que pretendem fazer, por isso, fazer cultos confusos, bagunçados e totalmente difíceis de entender, com o pensamento de que é um dom espiritual incontrolável em ação, não é algo aceitável”. E por que não era aceitável? “porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos” (1 Coríntios 14:33).  O culto deveria ser algo compreensível, onde as pessoas sabiam o que estava ocorrendo e, dessa forma, conseguissem ser abençoadas, participando de forma ordeira e de acordo com as regras que Deus estabelece em Sua palavra.

(6) Assim, fechamos essa analise com a clareza de que Deus age de forma extraordinária através de Seus servos, porém, essa ação (dos servos) deve sempre seguir o que a Palavra ensina. Qualquer exercício de dom está sob o controle do portador do dom (espírito do profeta). Exageros e carnalidades que possam contaminar o exercício correto de um dom devem ser rejeitados, pois, não serão edificantes para a obra do Senhor.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão