Por que a Bíblia cita Deus tendo ira, cólera, furor, que são coisas reprovadas para nós?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu gostaria de compreender por que em muitos textos Deus é citado tendo ira, outras vezes, cólera, outras, fúria? Essas coisas não são pecaminosas? Como podem fazer parte de um Deus amoroso? Eu amo o Senhor, só gostaria de compreender melhor essas citações. Haveria, porventura, algum erro nas traduções quanto a essas coisas?

Cara leitora, você tem razão quando afirma que a Bíblia descreve Deus em muitos momentos tendo ira, tendo cólera, tendo fúria. É exatamente isso que é descrito em muitos textos, não temos erros de tradução ali.

No entanto, sempre que algo é citado em relação a Deus, é preciso uma compreensão profunda do que o texto está apontando, para que não compreendamos erroneamente seu significado. Vamos fazer algumas análises juntos agora?

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

A ira de Deus na Bíblia

(1) Vamos começar nossa análise observando um texto sobre a ira do Senhor: “Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do SENHOR; ouvindo-o o SENHOR, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu extremidades do arraial” (Números 11:1).

Quando pensamos sobre a ira, é comum termos a ideia humana de alguém que está reagindo com raiva contra alguma coisa ou pessoa. Isso porque o ser humano tem grande dificuldade de controle da sua ira, que geralmente acaba desembocando no pecado.

Mas quando a Bíblia cita a “ira de Deus” devemos observar que está falando da reação forte de Deus contra o pecado e contra pecadores. Porém, a ira de Deus está totalmente ligada à Sua justiça perfeita, portanto, ela nunca é uma ira pecaminosa, injusta, exagerada.

A cólera de Deus na Bíblia

(2) A cólera de Deus também é citada em alguns textos. Vejamos um deles: “também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro” (Apocalipse 14:10).

Apocalipse nesse contexto está falando da pessoa que adorar a Besta, que esse tipo de pessoa receberá a forte cólera do Senhor. Cólera aqui vem do grego “thumos”, significa “paixão, raiva, fúria, ira que ferve de forma imediata e logo se acalma outra vez”.

Com relação a Deus, mais uma vez, temos o derramamento da Sua justiça, da punição para os ímpios que fizeram o mal, que rejeitaram a Cristo, que perseguiram a igreja do Senhor.

A cólera de Deus não é exagerada, não é impensada, não tem malignidade, antes, é equilibrada, justa, no tempo certo. Um Deus amoroso e justo citado na Bíblia, também é um Deus Santo, que não pode aceitar o pecado como algo natural, ainda mais quando Ele mesmo proveu o perdão (quando Deus Jesus para morrer), mas os homens O rejeitaram!

O furor de Deus na Bíblia

(3) A Bíblia também cita diversos textos, mostrando Deus em momentos de grande furor: “Assim, se cumprirá a minha ira, e satisfarei neles o meu furor e me consolarei; saberão que eu, o SENHOR, falei no meu zelo, quando cumprir neles o meu furor. (Ezequiel 5:13).

Aqui temos a palavra hebraica “chemah”, que significa “calor, fúria, desprazer intenso, indignação, ira, raiva, veneno”. Novamente observamos a forte reação que Deus tem diante do erro, do pecado.

É importante observar, no entanto, que antes da ira, da cólera, do furor de Deus, geralmente encontramos na Bíblia o derramar de grandes doses de misericórdia, de oportunidade de arrependimento e chamado à mudança.

Quando essas chances se esgotam, quando os homens simplesmente ignoram a vontade do Senhor, não resta outra coisa senão a justiça de Deus, que é derramada na forma de correção e de punição! Daí termos as citações sobre ira, cólera e furor! A reação forte de Deus é inevitável!

(4) Sendo assim, podemos perceber que o uso de palavras humanas como ira, cólera e furor servem para tentar descrever a reação de Deus diante do pecado humano, da rejeição daqueles que pisam na justiça do Senhor!

Sabemos que palavras de nosso vocabulário limitado nem sempre conseguem descrever Deus em toda a Sua grandeza e complexidade. Por isso, é sempre importante compreender o contexto.

No caso dessas reações de Deus, há sempre um contexto baseado na justiça, que vem depois da Sua grande misericórdia ser oferecida, mas amplamente rejeitada pelos homens!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp