Como perdoar (de verdade), sem falsidade e sem ódio?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu fui traída de uma forma muito pesada por um irmão da igreja. Eu considerava ele irmão, mas ele se mostrou um “Judas”. Confesso que tem sido doloroso até mesmo pensar nele. Tenho muito ódio e não consigo perdoar! Ensine-me a perdoar como Jesus mandou! Eu não sei como fazer!

Caro leitor, eu sei como você se sente. Aliás, creio que todos nós já fomos “ofendidos” em algum nível por alguém e, claro, também “ofendemos” pessoas, pois todos somos falhos!

Sabemos também que as “ofensas” podem ter graus mais leves ou mais pesados e isso também influencia muito na dificuldade ou facilidade de perdoarmos.

Mas o que quero dividir hoje é um pouco de teoria bíblica sobre o perdão (que é a nossa base), mas também explicar um pouco de prática, de como fazer para perdoar, por exemplo, ofensas mais pesadas e dolorosas que podemos sofrer nesta vida!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como perdoar na prática e de verdade?

(1) Não podemos, por causa de nossos sentimentos e dificuldades em perdoar, simplesmente ignorar o que a Bíblia ensina sobre isso. A Bíblia é clara e rígida quando o tema é perdão, não abrindo margem para nenhum precedente.

A Bíblia ensina que perdoar é obrigatório: “Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas” (Marcos 11:26).

Por causa do grande perdão que Deus nos deu, morrendo na cruz em nosso lugar, o Senhor considera que não temos o direito (se somos filhos Dele) de não perdoar alguém!

Até mesmo sobre os inimigos, Deus manda usarmos bondade, misericórdia e perdão: “Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam” (Lucas 6:27).

A teoria é bastante cristalina. Porém, como fazer isso de forma prática e verdadeira, sem ser um fingido hipócrita que diz perdoar, mas odeia no coração?

(2) Eu uso alguns textos bíblicos que me ajudam a agir e me dão base para trabalhar o perdão de pessoas quando sou ofendido em qualquer situação, mesmo nas mais graves.

A Bíblia ensina a não me vingar. Muito do desejo que está no coração quando não queremos perdoar é o desejo de vingança. Deus ensinou:

“não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:19).

Ou seja, Deus sabe dos nossos sentimentos, da dor de ser atingido pela maldade de alguém. Porém, o Senhor nos permite chegar somente até uma ira controlada que não gere vingança.

É por isso que o perdão começa na decisão de perdoar. Quando você decide, já deu o primeiro passo. Decidir perdoar é entender os sentimentos que está sentindo, mas conter uma evolução pecaminosa deles!

E também, claro, decidir perdoar porque se quer agradar a Deus e obedecer à Sua vontade. Isso é uma atitude de temor adequada no processo de perdoar!

E aqui podemos fazer como Paulo fez com alguém que feriu muito seu coração:

“Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras” (2 Timóteo 4:14).

Paulo tranquilizou seu coração com a justiça de Deus. Em outras palavras, Paulo entregou o caso a Deus. Deus saberia lidar corretamente com aquela pessoa!

(3) Ok! Porém, o que fazer com aquele sentimento que fica indo e vindo, de ira, de ódio, de insatisfação com a pessoa?

Aqui gosto de usar o que a Bíblia ensina em Mateus 5:44: “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”.

O campo mais poderoso de perdão está dentro do seu momento de oração! Isso mesmo! Uma das formas mais poderosas de perdoar é orar pela vida de quem te perseguiu e ofendeu!

Nesse momento de oração fale dessa pessoa para Deus. Fale dos seus sentimentos e fale com Deus para que Ele a abençoe, a transforme, para que faça a justiça do jeito Dele! Fale que você a perdoa, mesmo em meio a essa dor e ira.

Peça a Deus que te ajude com os sentimentos humanos que ficaram em seu coração por causa dessa dor causada por essa pessoa. Esse é o ambiente onde o perdão acontece de fato e de verdade!

Essa é uma atitude intencional que irá diluir seu ódio, sua tristeza, sua vontade de vingança. Na presença de Deus, todo sentimento ruim vai sendo transformado!

(4) Aqui algumas pessoas acabam se confundindo, achando que perdão verdadeiro só acontece quando você não sente mais nada de negativo com relação à pessoa ou mesmo esquece tudo que aconteceu!

E isso não é verdade! Toda lembrança que você tiver na mente ficará gravada ali. Não vai sumir! Porém, quando você entende o que Deus quer e quando leva a ATITUDE de perdoar para suas orações pela pessoa, isso gerará impactos de cura da sua alma ferida!

Os frutos que o perdão gera são poderosos! Perdoar fortalece sua vida também! Portanto, todo esforço destinado a resolver isso no coração é muito importante. Além, é claro, de trazermos à memória que a falta de perdão adoece e entristece o coração de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp