Posso colocar uma réplica da Arca da Aliança na Igreja? Veja por que isso é errado

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: O meu pastor colocou uma Arca da Aliança bem no meio do púlpito. Achei estranho isso, por isso, gostaria de saber se o fato de um pastor colocar uma Arca da Aliança no púlpito, seria apenas um enfeite ou uma memória da Aliança que Deus teve com seu povo no passado? Ou se essa atitude do líder da igreja estaria diminuindo o sacrifício feito por Cristo Jesus na Cruz? Percebo que muitas pessoas vão lá tocar nessa arca como se ela tivesse algum tipo de poder. É certo isso?

Caro leitor, usar símbolos da antiga aliança, do judaísmo, não é algo tão novo. Isso já foi feito no passado e combatido fortemente pelos apóstolos (para ver mais detalhes sobre isso leia Gálatas, onde Paulo combate práticas do judaísmo que estavam sendo exigidas de cristãos gentios).

Vamos entender melhor por que isso não é algo positivo, mesmo que feito com “boa intenção”.

Porque não é certo colocar uma arca da aliança na igreja:

(1) A arca da aliança, juntamente com sua tampa (propiciatório) era a mais importante peça do mobiliário do tabernáculo.

Ela representava a presença viva de Deus no meio do povo e ficava “escondida” atrás do véu, no Santo dos santos, onde somente o sumo sacerdote tinha permissão de entrar uma vez ao ano para levar o sangue do sacrifício para buscar o perdão pelos pecados de todo o povo (Levítico 16).

Sendo assim, era uma peça muito representativa no Antigo Testamento, e claramente apontava para Cristo, aquele que fez o véu se rasgar e o acesso à presença de Deus ser totalmente aberto a todos Seus servos (Efésios 2:18).

Sendo assim, na nova aliança, não temos mais arca, Jesus é a presença de Deus em nossa vida, acessível, aberta a todos os que creem.

(2) Tudo isso nos leva a questionar: qual o objetivo de alguém que faz uma reconstrução de uma arca da aliança e a coloca em uma posição de destaque dentro de um templo?

Apesar de muitos pensarem em “decoração” ou “lembrança da antiga aliança”, será que de fato isso é algo positivo para a igreja? Ou seja, ter uma arca da aliança dentro do templo é algo que traz alguma edificação?

A seguir mostro porque penso que não seja positivo:

(a) Ter uma arca da aliança no templo tira o foco de Cristo

Apresentar para as pessoas um objeto como esse em posição de destaque provoca ao meu ver certa competição de atenção.

Mesmo usado como um objeto de decoração, será tão chamativo que, ao meu ver, causará mais confusão do que edificação.

Se um pastor quer ensinar sobre a antiga aliança, que faça uma pregação sobre ela, mostrando que ela não mais vigora após Cristo (aquele que instituiu a nova aliança de Seu sangue). Isso é o suficiente.

(b) Muitos crentes ficarão confusos

Nem todos dentro de uma igreja tem maturidade para compreender o significado que a arca tinha no passado e no presente.

A presença de um elemento desse dentro do tempo irá causar confusão na mente das pessoas, já que é um elemento que não tem espaço na nova aliança de Cristo.

Qual o objetivo de trazer esse tipo de confusão na mente das pessoas? Volto a dizer: Por que o pastor não faz uma pregação, um culto de ensino sobre a antiga aliança, ao invés de colocar tal objeto na igreja?

(c) Isso levará a misticismos reprováveis.

Não será difícil que pessoas sejam levadas a misticismos, a considerar aquele objeto como algo “sagrado”, com algum tipo poder.

Vi recentemente, inclusive, uma igreja onde a arca da aliança (réplica) era conduzida pelo meio da igreja, com luzes e pessoas tocando nela como se fosse um objeto com “poderes de abençoar”. Não precisamos nem dizer que tais comportamentos estão contrários a Palavra de Deus, certo?

Na própria dúvida do leitor vemos que pessoas ficam sua atenção nesse objeto, tocam nele, enfim, um objeto desse dentro de um tempo provoca um desserviço à fé dos fracos!

(d) A cruz de Cristo não é suficiente?

Se a igreja quer realmente colocar um símbolo importante em sua decoração, que seja a cruz vazia. Ela é o símbolo da obra realizada por Jesus Cristo!

Trocá-la por símbolos do judaísmo, da antiga aliança, sempre me traz uma ideia de que o pastor ou liderança da igreja estão querendo levar o povo a misticismos, “novidades” que são usadas para atrair pessoas, elementos usados para “encher” a igreja. Será que a cruz não é suficiente? Será que a exposição da Bíblia Sagrada não é suficiente?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp