O que significa boa medida, recalcada, sacudida, transbordante?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: No texto de Lucas 6:38 Jesus fala de uma boa medida que se dará a nós, diz que será recalcada, sacudida, transbordante. Gostaria de entender melhor o significado dessas palavras e qual a aplicação prática delas em nossas vidas. O que elas significam nesse contexto que Jesus as disse?

Caro leitor, temos diante de nós um texto muito interessante com uma fala de Jesus que contém uma metáfora, porém, que necessita de uma análise detalhada de contexto para que o sentido real da aplicação da metáfora seja claramente identificado. Vamos juntos entendê-lo agora.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa boa medida, recalcada, sacudida, transbordante?

(1) O contexto em que essa fala aparece é sobre julgar. Podemos ver isso em Lucas 6:37, que diz: “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados”.

Conforme é amplamente claro, Jesus não está aqui proibindo os julgamentos legais de autoridades e nem o importante “julgar” de coisas que todo crente deve fazer para rejeitar o mal.

O que está em foco aqui é uma atitude pessoal de perdão diante das pessoas, assim como Deus tem para conosco. Não devemos nos colocar, como servos de Deus, na posição de pessoas que gostam de condenar outros, mas sim na posição de perdoar.

O verso mostra que consequências positivas vêm da atitude correta: “perdoai e sereis perdoados”. O perdão sempre gera algo mais positivo do que o julgamento hipócrita que podemos muitas vezes fazer de outras pessoas. Veja mais sobre esse assunto aqui neste estudo: Não podemos julgar?

(2) Na sequência temos o texto de nossa análise: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lucas 6:38).

O que seria “dai, e dar-se-vos-á”? Jesus está falando da boa disposição em fazer o que é bom para as pessoas, de dar a elas algo precioso. A atitude de perdoar está no contexto.

O exercício do bem ao próximo e até aos inimigos (Lucas 6:35) vai gerar algum resultado positivo das pessoas que serão impactadas pelo nosso bom comportamento, mas também, principalmente, de Deus em nosso favor.

Mas que resultado positivo é esse que Jesus nos garante que receberemos?

(3) Jesus o cita como “boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão”. Temos aqui uma figura de linguagem muito interessante. A ideia é a de um comerciante servindo um freguês.

(i) O comerciante pega os grãos e enche o recipiente até o final (boa medida).

(ii) Ele pressiona bem os grãos, aperta-os bastante para que caiba ainda mais naquele recipiente (recalcada).

(iii) Ele ainda sacode bem o recipiente, agita-o com vigor para que mais algum espacinho possa ser preenchido com mais grãos (sacudida).

(iv) E, por fim, ainda coloca mais uma quantidade que transborda para fora do recipiente (transbordante).

O freguês fica muito satisfeito com a quantidade valorosa de produto que está levando!

Como podemos observar, Jesus está querendo mostrar que a recompensa por agir de acordo com a vontade de Deus vem em medidas absurdamente grandiosas (generosamente).

Isso poderá vir das pessoas, que saberão reconhecer alguém que faz o bem, porém, certamente, sem sombra de dúvida, virão de Deus, aquele que a tudo vê, e como diz o autor de Hebreus, não se esquece do trabalho de Seus servos e da obediência deles:

“Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos” (Hebreus 6:10).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp