Por que Deus escolhe perdoar alguns e não perdoar outros?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu vi o vídeo onde você explica Hebreus 6:4-6, onde fala de pessoas que caíram e não podem ser mais perdoadas. Estou um pouco confuso sobre isso! Qual seria a diferença dessas pessoas que ali em Hebreus 6:4 caíram e não podem ser perdoadas e de crentes que se desviam da fé e se arrependem e voltam? Por que uns podem ser perdoados e outros, não?

Caro leitor, sua pergunta é muito importante, pois, de fato, as pessoas se confundem muito com esses conceitos de pecados que podem ser perdoados e o pecado imperdoável.

Por isso, se faz necessário analisarmos o que a Bíblia ensina sobre esse conceito para compreendermos precisamente sobre o que Deus está falando quando, por exemplo, em Hebreus 6:4-6, Ele diz que os que caíram não podem mais ser restaurados:

“e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento…” (Hebreus 6:6)

Ao mesmo tempo, temos muitos versos falando que Deus perdoa. Por exemplo, Deus perdoou Davi por seu grave pecado de adultério, não é mesmo?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem pode ser perdoado segundo a Bíblia?

A Bíblia nos ensina que todo aquele que reconhece seu pecado e o confessa diante do Senhor pode ser perdoado pelo Pai:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

Sendo assim, o aspecto mais central do perdão de Deus é quando a pessoa reconhece que é uma pecadora, que está errada e pede perdão a Deus. Isso nos mostra, então, que todo aquele que se arrepende com sinceridade diante de Deus é perdoado.

Não temos nenhuma exceção mencionada na Bíblia. Isso significa que se existe perdão sincero Deus não irá escolher perdoar um e não perdoar outro. Ele perdoará todo arrependido sincero!

Jesus, por exemplo, viu esse arrependimento naquele homem crucificado ao lado Dele e declarou perdão e salvação a ele:

“Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43).

Nessa mesma linha, o filho pródigo, que cometeu pecados graves, desonrando o pai, gastando dinheiro com coisas pecaminosas, mas que, caiu em si em arrependimento, também foi perdoado pelo pai:

“porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se” (Lucas 15:24).

Podemos observar que um descrente que não conhece a Deus pode pecar e pode se arrepender e receberá perdão. Um que já conhece o pai (ou seja, que é crente) e se desvia, poderá também se arrepender pelo seu erro e o Senhor o receberá.

Quem NÃO pode ser perdoado segundo a Bíblia?

Então, precisamos compreender que só se perde de uma forma definitiva aquele que não se arrepende de forma alguma. Aqui nós temos algumas características importantes de pessoas que caminham nessa direção:

O primeiro grupo é o citado em Hebreus 6:4-6, um grupo de pessoas que experimentaram muitas coisas de Deus, porém, não eram crentes verdadeiros e, assim, mesmo vendo a mão de Deus agindo, desprezaram totalmente tudo isso e abandonaram tudo.

Esse grupo, então, não se arrepende. E não havendo arrependimento não poderão ser perdoados. É por isso que o texto diz que é impossível que sejam renovados.

É importante ressaltar que uma ovelha verdadeiramente crente nunca cairá nessa condição, pois um crente verdadeiro sempre se arrependerá, Deus o conduzirá a isso, Deus o corrigirá, pois é filho de Deus:

“porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:6)

Esses que não se arrependem de forma alguma, a meu ver, cometem a blasfêmia contra o Espírito Santo. Eu sei que é difícil entender de forma prática essa blasfêmia, mas eu tenho uma definição simples para ela:

Se a pessoa não tem arrependimento e permanece andando no erro, então, ele PODE ter cometido esse grave pecado. Mas como saberemos de forma exata se ela cometeu esse grave pecado?

Só saberemos disso no final da vida dessa pessoa. Se, de fato, ela vive esse pecado, ela nunca se arrependerá, morrerá em seus delitos e pecados!

Mas se ela tem temor a Deus, sente tristeza pelo seu pecado, então, não cometeu esse pecado de blasfêmia, pois se tem arrependimento sincero tem perdão!

Logo, temos de ter em mente que não cabe a nós ficar apontando se alguém pode ou não ser perdoado. Só Deus pode olhar dentro do coração e ver quem é um arrependido verdadeiro e quem não é! Deus não faz acepção de pessoas quando o assunto é arrependimento!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp