Por que Jesus disse: Pai, afasta de mim este cálice? Veja significados de cálice na Bíblia

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: quando Jesus estava próximo de ser entregue aos soldados ele disse: Pai, afasta de mim este cálice. Gostaria de entender mais profundamente essa expressão. O que era esse cálice, o que significava? O que Jesus estava querendo dizer a Deus?

Caro leitor, as figuras de linguagem ajudam a construir a beleza de uma língua. A Bíblia é recheada delas, elas são cheias de significados profundos e interessantes.

Hoje iremos estudar essa figura do cálice na Bíblia e na menção que Jesus fez.

O que significa afasta de mim esse cálice?

(1) Cálice na Bíblia tem dois significados: o primeiro é o mais comum, é um recipiente, um tipo de taça usada para líquidos. Podia ser feita de materiais como couro, metal ou cerâmica.

O segundo significado tem a ver com figuras de linguagem. A Bíblia vai usar a palavra cálice para designar várias figuras de linguagem que apontam para a participação de uma pessoa em algo, para experiências que uma pessoa pode passar, sejam prazerosas ou dolorosas. Vejamos:

a) Em Jeremias 16:7 a palavra cálice (copo) é usada para designar o consolo que havia, mas que não seria experimentado:

“Não se dará pão a quem estiver de luto, para consolá-lo por causa de morte; nem lhe darão a beber do copo de consolação, pelo pai ou pela mãe”.

b) Em 1 Coríntios 10:21 a palavra cálice é usada para designar a vontade de Deus e vontade dos demônios. Uma pessoa não pode “beber” dessas duas vontades:

“Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”.

c) Em Salmos 11:6 a palavra cálice é usada para designar o juízo de Deus que seria “bebido” pelos maus:

“Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice

 d) Em 1 Coríntios 10:16 temos um uso positivo, falando da bênção da ceia do Senhor, de estar em comunhão com Deus, de “beber” dessa comunhão:

“Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?”

Temos ainda outros vários usos da palavra cálice, mas com esses exemplos já conseguiremos entender melhor o uso dela no caso de Jesus.

(2) Jesus estava no Jardim do Getsêmani orando, aguardando o momento em que seria preso e levado para ser julgado e morto.

Enquanto esse terrível momento não chegava ele estava orando veementemente. E em uma dessas orações ele disse: “Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mateus 26:39).

Esse cálice mencionado por Jesus era o que ele estava próximo a “beber”: era o cálice cheio do sofrimento que iria passar, da cruz.

A figura aqui é de uma taça cheia da ira de Deus que ele teria que engolir. Não seria uma tarefa fácil, não seria uma “bebida” prazerosa, antes, seria amarga e causaria muito desconforto!

(3) Nessa oração não temos Jesus desistindo de morrer na cruz como alguns já chegaram a dizer! O que temos é um Jesus humanamente angustiado pela experiência terrível que passaria.

Teria de beber de um cálice extremamente amargoso! No entanto, temos também um Jesus extremamente alinhado e submisso a vontade de Deus, o que fica muito claro com o trecho seguinte do texto: “Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mateus 26:39).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp