Jesus proibiu chamar alguém de pai, de acordo com Mateus 23:9?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Uma fala de Jesus me deixou bem intrigada, Ele diz em Mateus 23:9 que a ninguém sobre a terra devemos chamar de pai. Ele estaria proibindo chamarmos, por exemplo, nosso pai de pai ou de papai? Qual erro teria isso? Pode me explicar com mais detalhes o que realmente Jesus está ensinando neste texto?

Cara leitora, alguns ditos de Jesus, quando considerados de forma isolada, costumam causar um pouco de confusão em sua interpretação.

O grande segredo está em considerar o que chamamos de contexto imediato (que vem logo antes e depois do verso que se está estudando) e o contexto amplo (outros textos da Bíblia que podem ajudar a compreender melhor um texto mais difícil).

Será que Jesus proíbe chamar alguém de pai? Vejamos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Jesus proíbe chamar alguém de pai, de acordo em Mateus 23:9?

(1) A primeira coisa que quero trazer para nossa análise é que em diversos textos da Bíblia pessoas são chamadas de pai.

Vejamos um destes textos. Primeiro um no Antigo Testamento: “Os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; Cam é o pai de Canaã” (Gênesis 9:18).

Agora um no Novo Testamento: “Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias” (Lucas 1:59).

Isso nos leva a uma primeira conclusão de que a palavra “pai” não é usada somente para falar de Deus na Bíblia, antes, é usada também para falar de pai biológico e, em alguns casos, de pai no sentido figurado (como pai na fé, por exemplo).

Uma segunda conclusão nos leva a questionar que Jesus teve um outro foco quando diz que ninguém deve ser chamado de pai em Mateus 23:9.

Jesus proíbe chamar alguém de pai: a realidade desse ensino de Cristo

(2) O texto onde Jesus menciona essa questão é Mateus 23:9 e diz: “A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus”.

Analisando os versos anteriores observamos que Jesus está trazendo uma palavra às multidões e aos Seus discípulos (Mateus 23:1).

O assunto dessa palavra é a forma como os fariseus e escribas agem. Jesus é bastante firme e, dentre várias coisas, diz que os fariseus se apossaram da cadeira de Moisés (Mateus 23:2), ou seja, se achavam legisladores, aplicadores da lei como fora Moisés.

Jesus diz que eles eram falsos, falavam uma coisa e faziam outra (Mateus 23:3); oprimiam as pessoas com leis opressivas (Mateus 23:4); faziam as coisas com o objetivo de serem vistos, bajulados, de serem honrados pelas pessoas (Mateus 23:5); amavam os primeiros lugares, para serem tratados como os maiorais (Mateus 23:6); gostavam de ser chamados de “mestres”, “pais” e “guias”, e isso enchia os egos deles (Mateus 23:7, 8, 9, 10).

(3) Nesse ponto Jesus dirige Sua fala aos Seus discípulos, deixando claro que eles deveriam ser diferentes dos fariseus e escribas:

“Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos” (Mateus 23:8).

O que temos, então, é Jesus trazendo um contraste entre a forma como os fariseus e escribas, (religiosos da época), agiam e gostavam de ser vistos e tratados, e como Seus discípulos deveriam ser vistos e tratados.

Fariseus e escribas gostavam dos títulos bajuladores como “mestres”, “guias” e “pais” que, da forma com que eles usavam, usurpavam de Deus a autoridade que era Dele.

Os títulos, em si mesmos, não são ruins, pois podemos ter mestres, guias e pais (Atos 13:1 mostra que haviam mestres na igreja de Cristo), no entanto, o que Jesus condena aqui é a forma como os religiosos da época os usavam para inflar seu ego e promover sua superioridade diante do povo.

É como se eles fossem uma classe especial de pessoas superiores, mais espirituais, mais santas, intocáveis, quase que deuses sobre a terra. Isto estava sendo proibido por Jesus aos Seus discípulos!

(4) Isso fica efetivamente claro na conclusão de Jesus, quando Ele afirma aos Seus discípulos: “Mas o maior dentre vós será vosso servo” (Mateus 23:11).

Jesus está condenando o comportamento de superioridade na aplicação dos dons, da missão que Deus deu a cada um.

Se Deus chamou alguém para ser um mestre (ensinar a outros), essa pessoa deveria ter em mente que recebeu um dom de Deus para servir, não para oprimir as pessoas, para se portar como superior, como melhor do que os outros.

É isso que Jesus está condenando no uso dos títulos de Mestre, Pai e Guia (nos versos 8, 9 e 10) que os fariseus e escribas faziam e que Seus discípulos não deveriam fazer.

(5) Assim, não existe uma proibição de Jesus de chamar alguém de pai. Nem o pai biológico nem um pai por consideração.

Por exemplo, Paulo se considerava como um pai dos coríntios e de Timóteo, por ter apresentado o evangelho a eles e os acompanhado em seu crescimento:

“Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho” (1 Coríntios 4:15 – NVI).

Mas Paulo não usa isso como superioridade, mas para glorificar a Deus por meio do evangelho que fora pregado, exaltando a grandeza de Cristo. Esse é o bom uso dessa linda palavra!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp