O que é a “chave de Davi, que abre, e ninguém fechará” que Jesus diz que tem?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em Apocalipse Jesus diz à igreja em Filadélfia que Ele tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará. Eu não consegui compreender o significado dessa passagem. Qual chave de Davi é essa? O que significa essa menção de Jesus para essa igreja?

Caro leitor, existem muitas passagem no Novo Testamento que fazem menção a questões do Antigo Testamento, às vezes literais e às vezes simbólicas. Para compreender bem essas menções (como é o caso dessa) devemos analisar essas conexões de forma profunda e detalhada. Vamos fazer isso agora?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que é a chave de Davi que abre e ninguém fecha?

(1) O texto objeto de nossa análise se encontra em Apocalipse 3:7: “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá…”.

Para compreensão dessa expressão precisamos entender primeiramente de onde ela se originou. Chave de Davi foi primeiramente mencionada em Isaías 22:22:

“Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá”.

Aqui em Isaías trata-se da posição de alta confiança que Eliaquim desfrutaria como primeiro ministro do rei Ezequias, que era da descendência de Davi.

Sendo assim, em Isaías, chave representava a autoridade dada por Deus e Davi a continuidade da obra que Deus havia começado por meio de Davi e daria a Israel naqueles tempos da profecia.

Chave de Davi (Davi)

(2) Ditas essas coisas, agora conseguiremos entender melhor o uso e a aplicação feita por Jesus do termo chave de Davi em Apocalipse.

Analisemos primeiramente a termo “Davi”. Davi foi o maior rei de Israel. Ele é mencionado na Bíblia como  fazendo parte da linhagem do Messias, ou seja, o Messias viria da descendência do rei Davi, como de fato aconteceu.

Em Apocalipse 3:7 Jesus lembra isso nessa carta enviada a igreja de Filadélfia. Ele é o descendente de Davi, o Messias prometido.

Isso tem função didática de mostrar Sua autoridade e poder, e também o cumprimento das profecias de Deus no Antigo Testamento. O Messias veio, conforme a profecia,  cumpriu Sua Missão de forma plena.

Chave de Davi (Chave)

(3) A chave traz simbolismos interessantes. Primeiro que possuir a chave indica um poder administrativo, ou seja, aquele que possui uma chave está investido de autoridade de administrar algo. Segundo, temos a indicação do exercício da autoridade de abrir e fechar.

Quem está com a chave tem esse poder em mãos, tanto de permitir uma passagem quanto de fechá-la. Ter a chave de Davi indica que Jesus tem o poder da salvação de pessoas e da condenação delas. É por isso que se diz no texto “que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá…”.

Jesus demonstra que tem poder supremo, incontestável, irresistível, invencível para realizar toda a obra de Deus e que ninguém tem poder maior.

A chave está nas mãos Dele e Ele exerce o Seu poder de forma livre e absoluta. É uma menção de soberania. O Rei tem a chave nas mãos e toda a autoridade para usá-la como desejar. É um lembrete para todos aqueles que desdenham da autoridade de Cristo.

(4) Por mais que Jesus tenha sido zombado pelos homens, por mais que tenha sido desrespeitado, por mais que tenha sido e esteja sendo, em todos os tempos, desacreditado por muitos, o fato bíblico inegável é que a chave de Davi, toda a autoridade, soberania, poder, está em Suas mãos e Ele exerce esse poder sobre Seus servos e sobre todos, ainda que não queiram, ainda que O rejeitem ferozmente!

Nada está fora do domínio Daquele que tem a chave de Davi em Suas mãos! Essa é a poderosa mensagem de Apocalipse a todos nós!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp