INCRÍVEL: É verdade que Noé viveu até os tempos de Abraão?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu gostei muito dos vídeos que você fez das contagens de tempo da vida de Adão. Gostaria que fizesse um vídeo sobre a vida de Noé, fazendo as contas para ver se é verdade que Noé viveu até na época de Abraão. Tem como saber essa informação?

Tudo começa com a saída de Noé da arca. Essa informação é a base para fazermos todas as contas e entender até quando Noé viveu, se ele conseguiu conviver com Abraão. Vejamos:

“Sucedeu que, no primeiro dia do primeiro mês, do ano seiscentos e um, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé removeu a cobertura da arca e olhou, e eis que o solo estava enxuto” (Gênesis 8:13).

Temos aqui a marcação da idade de Noé. Ele tinha 601 anos de idade quando saiu da arca, juntamente com sua esposa, os três filhos e as esposas deles.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

A segunda informação importante que temos de pegar é de qual dos filhos de Noé é a linhagem que chega até Abraão. Lembremos que Noé teve 3 filhos, sendo Sem, Cam e Jafé. A linhagem de Abraão vem através do filho Sem.

As informações da Genealogia de Sem estão em Gênesis 11:10-32 e vamos usá-las para montar essas idades (você verá mais abaixo todas as idades).

Precisamos descobrir o que chamamos de tempo decorrido. Esse tempo é o tempo que passou propriamente dito em anos. Ou seja, o tempo linear, ano a ano, que vai passando à medida que os personagens vão nascendo.

Para encontrar esse tempo, devemos somar a idade em que cada personagem teve seu primeiro filho.

Para você entender, imagine que o personagem A tenha um filho (vamos chamar esse filho de B) com 100 anos. Isso significa que passou 100 anos, certo?

Ai o filho B tem um filho C, quando está também com 100 anos. Isso significa aqui que somando os 100 anos que A teve o filho B e mais os 100 anos que B teve o filho C, então, passaram-se 200 anos no total, certo?

É isso que iremos fazer agora, somar as idades com que cada personagem teve seu primeiro filho.

“São estas as gerações de Sem. Ora, ele era da idade de cem anos quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio; e, depois que gerou a Arfaxade, viveu Sem quinhentos anos; e gerou filhos e filhas” (Gênesis 11:10-11).

Noé – 601 anos quando saiu da arca, após o término do dilúvio

Sem – 100 anos (2 anos depois do dilúvio) – Teve Arfaxade

Arfaxade – 35 anos – Teve Salá

Salá – 30 anos – Teve Héber

Héber – 34 anos – Teve Pelegue

Pelegue – 30 anos – Teve Reú

Reú – 32 anos – Serugue

Serugue – 30 anos – Teve Naor

Naor – 29 anos – Teve Terá

Terá – 70 anos – Abraão, Naor e Harã

Agora temos de somar todas essas idades em que cada personagem teve seu primeiro filho e teremos o tempo decorrido entre a saída da arca até Abraão.

2 anos depois de sair da arca Sem teve o primeiro filho: 2+35+30+34+30+32+30+29+70 = 292 anos.

Para continuar precisamos saber com quantos anos Noé morreu: “Todos os dias de Noé foram novecentos e cinqüenta anos; e morreu” (Gênesis 9:29).

Se Noé saiu da arca no ano 601 de sua vida e morreu com 950 anos de idade, logo, ele viveu em torno de 350 anos após o término do dilúvio (Gênesis 9:28).

Agora já conseguimos fazer alguns cruzamentos de informações. Conforme nossas contas feitas, Abraão nasceu 292 anos depois do dilúvio. Então, quando Abraão nasceu, Noé ainda era vivo.

Pegamos agora os 350 anos que Noé viveu depois do dilúvio, menos 292 anos que se passaram do dilúvio até o nascimento de Abraão, temos aqui o resultado de 58 anos. Noé morreu quando Abraão tinha em torno de 58 anos de idade.

Considerando que Deus chamou Abraão com 75 anos e lhe deu promessas, Noé não viu esse chamado de Abraão:

“Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã” (Gênesis 12:4).

Considerando que Abraão teve Ismael com 86 anos de idade (Gênesis 16:16) e Isaque com 100 anos de idade (Gênesis 21:5), Noé também não viu os filhos de Abraão nascerem!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp