O que significa o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou um pouco curiosa sobre a fala que Deus disse a Eva quando a puniu pelo erro dela. Deus disse que “o teu desejo será para teu marido, e ele te governará”. Eu gostaria de entender melhor isso. Por causa da ação de Eva as mulheres estão em posição de inferioridade aos homens? Como explicar essa questão? O que seria esse desejo e esse governo do homem sobre a mulher?

Cara leitora, é importante termos em mente inicialmente que Deus criou homem e mulher com papéis diferentes e complementares entre si, e isso mesmo antes do pecado.

Quando Deus planejou a mulher, Ele declarou: “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2:18).

Auxiliadora idônea, significa algo como “alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade”. Aqui não temos superioridade ou inferioridade de um e outro, mas complementaridade. Um completa o que falta no outro. Dito isto, vamos agora entender o que ocorre depois do pecado.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Seu desejo será para teu marido. A mulher é inferior ao homem?

(1) Após a queda de homem e mulher, Deus profere juízos sobre a serpente, sobre a mulher e sobre o homem. Sobre a mulher, Deus diz:

“E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” (Gênesis 3:16).

Esse juízo já foi muito mal entendido por muitos como Deus rebaixando a mulher perante o homem, como se o pecado de Eva tivesse sido maior do que o de Adão. Mas o significado do texto está longe disso.

(2) A primeira parte do verso fala das dores da gravidez e do parto. É importante considerar essa primeira parte para entender a segunda. Quando o texto diz “o teu desejo será para o teu marido” devemos relacionar com a parte que diz sobre as dores.

O significado aqui é que mesmo com as dores que essa relação traria para a mulher, ainda assim ela desejaria a relação conjugal, desejaria o marido e os filhos vindos dessa relação.

Porém, o que antes da queda era algo mais natural pra a mulher, agora seria acompanhado de dores e dificuldades extras a serem superadas.

Ele te governará

(3) Quando o texto diz “e ele te governará” está finalizando deixando claro que o marido continua sendo o cabeça da família, como era antes do pecado (Efésios 5:23).

A mancha do pecado não alterou essa realidade da criação de Deus, que fez o homem e mulher com papéis diferentes, mas complementares dentro de Seu plano de família. O homem foi feito por Deus como cabeça do lar (o que governa).

Antes da queda, porém, essa complementação dos papéis era algo mais “normal”, mais natural dentro do lar, agora, após a queda, se transforma em uma sujeição negativa e difícil, complicada e dolorosa devido os erros de cada um, que complicaria a relação como resultado direto da queda.

Antes da queda, homem e mulher sabiam agir dentro de seus papeis sem os excessos do pecado, agora, após a queda, isso exigiria esforço extra e traria dificuldades.

(4) Por isso, não temos aqui em Gênesis 3:16 a mulher sendo colocada em posição inferior à do homem. A mulher permanece na posição em que Deus a criou, porém, a entrada do pecado complicou o que antes era natural e trouxe dor ao que antes era algo que trazia apenas alegria sem dores.

Os relacionamentos passam a ser muito mais difíceis! Mas ainda assim são desejados, pois estão na essência do ser humano.

Lembrando que o homem também pecou e também recebeu punições severas de Deus, o que analisaremos em outro estudo em momento oportuno.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp