O rei Davi era filho de uma prostituta? A Bíblia fala sobre a mãe de Davi?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Você Pergunta: Gostaria muito de saber se o rei Davi era bastardo, se Davi era filho de uma prostituta por causa do que ele escreveu no Salmos 51:5. Eu já fiz algumas pesquisas na Bíblia, mas não encontrei o nome da mãe do rei Davi. Pode me ajudar a entender melhor essa questão da mãe de Davi?

Cara leitora, Davi foi um dos maiores personagens do povo de Israel. Sua importância foi grandiosa para o engrandecimento dessa nação, e da sua descendência, sabemos, veio o Messias, Jesus Cristo, que é identificado na Bíblia como da descendência de Davi: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão” (Mateus 1:1). Todos esses fatos fazem com que a vida de Davi provoque grande interesse em todos nós. E um dos fatos mais misteriosos da Bíblia é sobre a mãe do rei Davi. Vejamos então mais detalhes sobre esse tema:

O rei Davi era filho de uma prostituta? Onde na Bíblia fala sobre a mãe de Davi?

Foto: Rede Record

O rei Davi era filho de uma prostituta? Qual o nome da mãe do rei Davi?

(1) Não temos um único verso na Bíblia que diga de forma clara o nome da mãe de Davi. E nem que Davi era filho de uma prostituta. Temos menções claras sobre quem era o pai de Davi e também sobre seus irmãos e irmãs, mas não da sua mãe: “Davi era filho daquele efrateu de Belém de Judá cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; nos dias de Saul, era já velho e adiantado em anos entre os homens” (1 Samuel 17:12).

(2) Esse fato leva ao surgimento de muitas hipóteses e possibilidades sobre quem seria essa mãe do rei Davi. Uma das possibilidades que muitos têm levantado é a de que Davi seria fruto de um caso entre Jessé e uma prostituta. Para afirmar isso usam o texto dos Salmos 51:5: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe”. Dizem que como a relação sexual entre casados não é pecado, esse texto só poderia estar se referindo a uma “pulada de cerca” de Jessé ou de uma relação de Jessé com um prostituta. Mas nesse texto é pouco provável que Davi estivesse falando de um pecado de sua mãe que o tenha trazido à vida. Antes, Davi está discorrendo sobre sua própria tendência pecaminosa que se origina na transmissão dessa natureza pecaminosa que já nasce no ser humano. Isso fica claro no contexto.

O pai, os irmãos e as irmãs do rei Davi nos ajudam a compreender melhor esse caso

(3) Outro fato interessante que chama a atenção é o texto que se encontra em 1 Crônicas 2:13-16: “Jessé gerou a Eliabe, seu primogênito, a Abinadabe, o segundo, a Siméia, o terceiro, a Natanael, o quarto, a Radai, o quinto, a Ozém, o sexto, e a Davi, o sétimo. As irmãs destes foram Zeruia e Abigail. Os filhos de Zeruia foram três: Abisai, Joabe e Asael”. Observe que nesse texto temos a relação dos filhos de Jessé. E nessa relação é revelado que Davi teve duas irmãs, sendo Zeruia e Abigail. A pergunta é: Essas irmãs seriam filhas de Jessé com a mãe de Davi ou de Jessé com outra mulher? O texto de 2 Samuel 17:25 nos responde: “(…) Era Amasa filho de certo homem chamado Itra, o ismaelita, o qual se deitara com Abigail, filha de Naás, e irmã de Zeruia, mãe de Joabe”

(4) Observe que no texto acima de 2 Samuel 17:25 temos uma informação adicional de que Abigal e Zeruia eram filhas de Naás. Mas quem era esse Naás? Era um homem ou era uma mulher? Esse fato nos leva a pelo menos três possibilidades:

a) Naás era um outro nome de Jessé? A tradição judaica aponta para esse argumento, dizendo que esse Naás seria um outro nome de Jessé e, nesse caso, a mãe de Davi seria essa esposa de Jessé que lhe deu, além dos filhos homens, essas duas meninas.

De uma forma mais visual ficaria assim:

Jessé (outro nome Naás) + Mãe de Davi = Filhos: Eliabe, Abinadabe, Siméia, Natanael, Radai, Ozém, Abigail, Zeruia e Davi

b) Naás seria na verdade uma mulher e seria o nome da mãe do rei Davi (mas não a mesma esposa com o qual Jessé teve os seus outros irmãos)? Essa possibilidade é menos provável já que a menção de uma mulher numa genealogia só ocorria em casos especiais e é pouco clara nos textos.

De uma forma mais visual ficaria assim:

Jessé  + 1ª esposa = Filhos: Eliabe, Abinadabe, Siméia, Natanael, Radai, Ozém

Jessé + Naás = Filho: Davi

(Abigail e Zeruia seriam filhas de Naás com outro homem, assim, meias-irmãs de Davi)

c) Naás teria sido um homem que teve uma esposa (que não é mencionada por nome) e que teve com ela as filhas Abigail e Zeruia, mas morreu? Depois essa viúva teria se casado com Jessé, sendo Abigail e Zeruia meias-irmãs de Davi, ou seja, filhas da esposa de seu pai, mas com esse outro homem (Naás) falecido.

De uma forma mais visual ficaria assim:

Jessé + Mãe de Davi = Filhos: Eliabe, Abinadabe, Siméia, Natanael, Radai, Ozém e Davi

Jessé + Viúva de Naás = Filhas: Abigail, Zeruia

(5) Essa última interpretação é a mais aceita sobre a mãe do rei Davi. De forma alguma Davi era filho de uma prostituta, mas sim filho de Jessé com essa viúva de Naás, já que Davi é mencionado como o filho caçula dessa família. Essa interpretação favorece em muito o fato de Davi ser desprezado pelos irmãos como alguém de menos importância na família (o caçula, o último filho). Até mesmo Jessé parece desprezar Davi quando, por exemplo, da visita do profeta Samuel: “Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha” (1 Samuel 16:11). Observe que Davi nem mesmo foi convidado para estar à mesa diante de tão ilustre visita.

(6) Dessa forma, os relatos bíblicos são suficientemente fortes para afirmarmos que Davi não era bastardo, que Davi não era filho de uma prostituta. Apesar de não ser um assunto tão simples e claro na Bíblia, conseguimos ter uma ideia de quem poderia ter sido essa mãe do rei Davi. Pena que ela não é citada nominalmente de forma clara.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão