Se Deus multiplicou as dores do parto de Eva é porque ela já havia tido filhos?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em Gênesis 3:16 Deus pune a mulher após o pecado dizendo a ela que multiplicaria os sofrimentos da gravidez. Penso que só se pode multiplicar algo que já exista, então, isso pode significar que Eva teve filhos antes da queda? Como Deus poderia multiplicar os sofrimentos se eles não existissem? Toda multiplicação por zero sempre vai dar zero.

Caro leitor, sua pergunta é muito interessante, porém, precisa de um exame cuidadoso para que não se tirem conclusões erradas que não estão no texto. Vamos analisar alguns detalhes do texto e interpretá-los para chegarmos a nossa conclusão.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Eva já havia sentido as dores do parto antes da queda?

(1) Parece uma conclusão até óbvia pensarmos que se Deus disse que iria multiplicar os sofrimentos da gravidez, então, Eva já havia experimentado o sofrimento de uma gravidez. Mas será que é bem assim?

Vejamos primeiramente o texto em questão: “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” (Gênesis 3:16). Todo texto deve sempre ser interpretado à luz de seu contexto.

No contexto em questão não temos em nenhum momento a menção de filhos de Adão e Eva antes da queda. Apenas após a queda é que temos a menção do nascimento do primeiro filho (Gênesis 4).

Por qual motivo a Bíblia iria omitir o nome do primeiro filho se realmente eles tivessem tido um filho antes da queda? Não faz sentido, concorda?

Por isso, as teorias “malucas” de que Deus fez outros seres humanos antes de Adão e Eva são uma heresia e não se provam biblicamente!

A Bíblia é bem clara quando diz: “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante” (1 Coríntios 15:45)

Como explicar o “multiplicarei” que Deus disse?

(2) Quando Deus diz “multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez” não está aqui fazendo uma operação matemática, pois sabemos que na matemática zero multiplicado por zero dá zero.

Antes, o que temos aqui é Deus estabelecendo uma penalidade. Deus está, ao mesmo tempo em que informa a penalidade, mostrando que se Eva tivesse permanecido no estado de obediência teria muito menos dores (ou nenhuma) em sua vida.

A ideia do texto é demonstrar o aumento dessa dor (punição) que anteriormente era pequeno ou inexistente. Não temos aqui uma necessidade de Eva ter passado pela experiência de dar à luz para que soubesse que a partir daquele momento seria mais difícil.

Era uma constatação informada e baseada no que Deus disse, portanto, era a verdade. Quando Eva tivesse o primeiro filho conseguiria perceber que aquilo que Deus disse era a realidade!

(3) Eva não teve a experiência de dar à luz filhos antes da queda, mas a realidade (possibilidade) de dar à luz antes do pecado já existia, pois Deus havia dado a homem e mulher a capacidade de procriar (Gênesis 1:28).

Mas essa capacidade ainda não havia sido exercida por Eva. Portanto, Deus muda essa realidade (de procriar e dar à luz filhos), já existente, para uma realidade dolorosa a partir daquele momento (punição).

(4) Além, disso, existem muitos que questionam como seria possível que Eva não engravidasse antes da queda se ela e Adão tinham a possibilidade de uma vida sexual ativa naquele momento. Parece algo impossível! A isso levanto algumas questões:

(a) Não sabemos quanto tempo se passou entre a criação de homem e mulher e a queda. Seria tempo suficiente para que ambos compreendessem plenamente a sexualidade e a exercessem com o objetivo de ter filhos? Não sabemos!

(b) Temos que ter em mente que o primeiro homem e a primeira mulher tiveram de início um período de compreensão do próprio corpo, do funcionamento dele e do objetivo de cada parte.

Isso nos leva a pensar que não seria tão simples assim já saírem fazendo sexo e engravidando.

(c) Você já parou para pensar como deve ter sido a primeira menstruação de Eva? Como foi encarar isso? Entender para que servia aquilo? O que era todo aquele sangue? Aliás: Existia menstruação antes do pecado? Não sabemos!

(d) E para Adão, quanto tempo teria passado para compreender como era uma relação sexual ideal e que pudesse gerar filhos? Enfim, todos esses detalhes que mais tarde foram compreendidos com mais exatidão?

Todas essas são questões que nos levam a pensar que o exercício da sexualidade plena de Adão e Eva não foi algo que teria acontecido tão rápido assim.

Certamente houve muito tempo para compreensão sobre isso, o que se encaixa perfeitamente com o fato de não ter havido gravidez de Eva antes da queda.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp