O que significa o corpo de Cristo mencionado na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu gostaria de saber mais detalhes a respeito do que significa corpo de Cristo. Às vezes me confundo um pouco, pois não entendo direito se cada um de nós individualmente somos o corpo de Cristo ou se somente nós juntos formamos esse corpo. Pode nos esclarecer quanto a isso?

Cara leitora, vamos esclarecer sim esses detalhes, pois algumas considerações que farei abaixo serão imprescindíveis para entender de forma plena esse importante assunto bíblico.

O que significa o corpo de Cristo mencionado na Bíblia?

O que é o corpo de Cristo mencionado na Bíblia?

(1) A primeira consideração a ser feita é que existem dois significados para corpo de Cristo na Bíblia. O primeiro significado está ligado ao próprio corpo físico de Jesus Cristo, entregue na cruz do calvário pelos nossos pecados: “Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus” (Romanos 7:4). Nesse sentido, observamos que existem alguns textos que mencionam esse corpo com o objetivo de relembrar a obra de sacrifício realizada por Jesus na cruz. Temos também esse significado em 1 Coríntios 10:16, onde o objetivo é relembrar a entrega de Jesus de seu corpo na cruz.

Leia também: O que significa remissão de pecados?

(2) O segundo significado de corpo de Cristo está ligado à igreja de Deus. Quando Jesus Cristo estava entre nós como homem, Ele inicia uma obra, a nova aliança de Seu sangue (Mateus 26:28). Após a Sua morte essa presença física de Jesus não era mais possível, pois Ele subiu ao céu (Atos 1:11). Mas Jesus estabelece Sua igreja como sendo Seu próprio corpo aqui nesta terra, ou seja, como se Ele estivesse presente por meio de Seus servos: “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo” (1 Coríntios 12:27). Esse texto mostra que cada servo de Deus forma o corpo de Cristo. Não somente aqueles para quem Paulo escreveu, mas todos os servos fieis.

Cada pessoa é o corpo de Cristo?

(3) Alguns acreditam erroneamente que isoladamente podemos ser corpo de Cristo, no entanto, o que o texto nos esclarece é que somos membros desse corpo e, conjuntamente, formamos esse corpo que também é chamado de igreja. O que fortalece esse argumento é a forma como Paulo ensina a cooperação de cada membro na edificação desse corpo e dentro de sua missão dada pelo Mestre: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4:11-12). O corpo de Cristo (a união de todas as partes) é edificado com a cooperação de cada um.

(4) A Bíblia também nos ensina que Jesus Cristo exerce o papel de cabeça desse corpo, ou seja, a liderança plena pertence a Jesus e não a qualquer líder humano: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15). Além disso, isso nos aponta para a importância do bom funcionamento do corpo de Cristo. Sendo a cabeça o próprio Jesus, esse corpo tem todas as possibilidades de trabalhar unido, formando um corpo forte e vigoroso, com a contribuição de cada uma das partes, pois são importantes.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp