O que é amar a Deus sobre todas as coisas? Veja o que a Bíblia ensina

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Ontem meditando no texto que está em Marcos 11:28-30, eu estava refletindo sobre amar a Deus sobre todas as coisas e fiquei pensando o que seria isso na prática. Como conseguimos amar a Deus dessa forma? Será que isso é possível para nós que somos pecadores? Pode nos ajudar a entender essa questão de forma prática?

Caro leitor, esse mandamento dado por Jesus realmente é muito fascinante. Ele é ao mesmo tempo simples, mas complexo em sua profundidade. Vou te ajudar a entender o que Jesus quis nos ensinar nesse texto. Vamos refletir juntos?

O que é amar a Deus sobre todas as coisas?

O que é amar a Deus sobre todas as coisas?

(1) É importante citar que “amar a Deus sobre todas as coisas” não é uma expressão que está de forma exata na Bíblia. Nós concluímos que esse é o desejo de Deus baseados em alguns textos bíblicos ditos por Jesus Cristo, os quais iremos analisar. São especialmente dois textos bíblicos que falam sobre essa realidade, Marcos 11:28-30 e Mateus 6:33.

(2) Em Marcos observamos que Jesus recebeu uma pergunta de um escriba: “Chegando um dos escribas (…) perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?” (Marcos 12:28). A resposta de Jesus é uma citação do texto que está registrado no Antigo Testamento, em Deuteronômio 6:4-5: “Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” (Marcos 12:29-30). Mas depois dessa citação nos fica a dúvida: o que é amar a Deus sobre todas as coisas de forma prática?

Amar a Deus sobre todas as coisas com o coração, alma, entendimento, força

(3) Para entender isso precisamos entender o que é de todo o coração, alma, entendimento, força. Vejamos:

a) De todo o coração: O coração é geralmente usado na Bíblia para apontar para os nossos sentimentos e desejos. Aqui Deus está dizendo que todo o nosso coração deve estar convertido a Ele. Sentimentos e desejos devem andar na direção de Deus, de amá-Lo, de busca-Lo e não na direção do pecado e do mal. No pensamento do povo hebreu o coração representa também a totalidade no nosso ser em todas as suas dimensões e complexidades.

b) De toda a alma: A alma na Bíblia geralmente é utilizada para designar nossa identidade, nosso ser, quem somos. Com nossa forma de ser, nossa identidade única, devemos amar a Deus. Isso inclui as mudanças necessárias que devemos fazer à medida que vamos aprendendo de Deus. A Bíblia nos compara com o barro exatamente por isso. Nossa alma deve ser moldada por Deus e pelo desejo de andar nos caminhos Dele. Amar a Deus sobre todas as coisas inclui essas transformações em nossa alma.

Leia também: O que a bíblia ensina sobre corpo, alma e espírito?

c) De todo o entendimento: O entendimento está ligado ao que sabemos, à nossa sabedoria. Nossos conhecimentos devem sempre ser usados para glorificar a Deus, pois todo conhecimento vem Dele. Não devem usar as nossas capacidades para louvar a nós mesmos, mas para a grandeza do Pai.

d) De toda a força: A força é a energia de vida que Deus nos dá. Devemos usá-la em favor do reino de Deus, para fazer àquilo que O agrada. Nosso corpo e nossas atitudes devem estar voltadas ao Senhor e não ao pecado e aos caminhos que não conduzem a Deus.

Assim, a citação de Jesus deve ser interpretada de forma total, observando que Ele está apontando a necessidade de que o servo de Deus use de todas as dimensões de seu ser para promover o reino de Deus, para servir ao Senhor e andar em Seus caminhos. Seja no interior dos pensamentos, seja nas atitudes visíveis, devemos usar cada particularidade de nosso ser para amá-Lo. E nós o amamos de forma prática quando o obedecemos: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” (João 15:14)

(4) Um outro texto que nos ajuda a entender o que é amar a Deus sobre todas as coisas é este: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Aqui Jesus estabelece que o reino de Deus deve ter prioridade em nossas vidas. Isso vai exigir de nós fé na provisão de Deus e também que a pessoa ame a Deus sobre todas as coisas, já que para priorizar é preciso decisão e avaliação conscientes sobre a melhor escolha a se fazer. Se o reino de Deus é escolhido é porque existe no coração, na alma, no entendimento e na força, amor para com Deus.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp