Por que Jesus orava a Deus, se o próprio Jesus era Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Tem uma coisa que não entendo muito bem: As pessoas afirmam que Jesus é Deus, certo? Então, por que ele orava a Deus, já que Ele mesmo era Deus e tinha, então, todo poder de Deus? Sendo assim, Ele não precisava orar, mas somente realizar o que Ele queria. Estou errado?

Caro leitor, algumas de suas conclusões estão erradas, pois vêm de uma lógica que não considera todos os aspectos a respeito de Jesus e Sua obra e nem os detalhes bíblicos que explicam essa questão. Irei pontuar isso a partir de agora:

Uma das orações mais incríveis que Jesus fez a Deus é esta:

“E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (Marcos 14:36).

A pergunta que fica aqui é: Por que Jesus se sujeita a Deus, se Ele próprio é Deus? Logo, se Ele não queria morrer na cruz, ali naquele momento, por que simplesmente, com Seu poder, não terminou com tudo aquilo?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus precisava orar?

O fato bíblico é que Jesus se esvaziou da Sua plenitude para cumprir uma missão. Ele se sujeitou a Deus, como um ser humano, para realizar a obra que Deus (e Ele quiseram realizar):

“antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” (Filipenses 2:7).

Para que Jesus cumprisse plenamente essa obra de nascer e morrer pelos pecados, Ele deveria nascer como homem e ser totalmente obediente ao Pai, vencendo o pecado. É por isso que Jesus se esvaziou e, como homem, se sujeitou a vontade do Pai:

“a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:8).

Jesus não poderia ter nenhuma mancha. Deveria ser como o cordeiro sem defeito do Velho Testamento, que prefigurava o sacrifício perfeito a ser realizado para pagar nossa dívida:

“mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:19).

Por isso, quando analisamos a história, Adão, por meio de quem o pecado entrou no mundo, desobedeceu. E através dessa desobediência, o pecado atingiu a todos! Jesus, que foi obediente até o final, morreu e ressuscitou, conquistou o pagamento da dívida do pecado que era nossa!

Sendo assim, Jesus orava ao Pai porque é assim que o ser humano deve se comportar! É assim que um ser humano deve andar, em total submissão a Deus!

Jesus nasceu também para ser nosso exemplo máximo de vida plena diante de Deus! Plenitude de amor, de comunhão, de espiritualidade! E para que isso fosse alcançado, Ele devia e queria orar! Queria estar com o Pai, ouvir o Pai, sentir a presença do Pai!

Temos também de pensar na função de Mediador. Jesus, sendo mediador entre os homens e Deus, exemplifica essa comunhão plena com Deus através da oração, mesmo aqui em Sua missão na terra:

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5).

Jesus trabalhou em nosso favor a todo tempo. Não sabemos o conteúdo da maioria das orações Dele, mas sabemos que Ele orava nos momentos importantes e suas orações repercutem resultados até os nossos tempos!

Eu e você somos resultado das orações de Jesus, de seu esforço em morrer por nós e nos deixar um legado de ensinos que nos aproximam de Deus!

Para que não fique dúvida de que Jesus, de fato, é Deus, por fim, depois de terminada Sua obra na terra, Jesus volta a seu lugar de Rei em total plenitude, sem limitações do corpo humano, pela condução do próprio Pai:

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome” (Filipenses 2:9).

Então, o fato de Jesus orar aqui em Sua missão na terra nunca diminuiu a Sua divindade! Pelo contrário, Ele permaneceu sendo Deus e demonstrou a união plena que devemos ter como nosso amado Pai!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp