Namoro na adolescência é pecado segundo a Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Eu tenho treze anos de idade. Vou à igreja com meus pais e de uns tempos para cá tenho sentido o desejo de namorar. Meus pais me falam que namoro na adolescência não será bom para mim, mas estou gostando de um menino e queria muito namorar com ele. Além disso, meus pais têm me aconselhado a não namorar com esse menino porque ele não segue a Jesus Cristo como nós. Você poderia me dar uma luz? Namoro na adolescência é pecado segundo a Bíblia? Estarei errando em desobedecer meus pais e começar um namoro?

Cara leitora, esse é um assunto bastante importante. Gostaria de fazer algumas ponderações que, acho, sejam muito importantes para você refletir e também para todos que ainda são bem jovens e desejam começar a namorar. Essas reflexões vão nos ajudar a entender se namoro na adolescência é pecado segundo o ensina da Bíblia Sagrada.

Namoro na adolescência é pecado segundo a Bíblia?

Namoro na adolescência é pecado segundo a Bíblia?

(1) A adolescência é a transição da infância para a fase adulta. Geralmente, adolescentes querem começar a namorar por causa dos fortes desejos que, muitas vezes, são resultado das mudanças hormonais e psicológicas que passam nessa fase. O corpo e a mente estão mudando e os sentimentos acabam tomando o controle de muitas das situações, deixando a razão de lado. Assim, surgem as fortes paixões e atração pelo sexo oposto. Por isso, geralmente começam um namoro não com um objetivo concreto de um futuro noivado e casamento, mas, na maioria dos casos, por atração, desejo, vontade de ser aceito, desejo de curtir, etc.

(2) A Bíblia nos ensina algo importante sobre isso: “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Provérbios 19:2). Uma jovem de treze anos assumir um namoro é, no mínimo, precipitado. Eu explico: Um namoro cristão sério tem o objetivo de ajudar os dois a se conhecerem, de preparar o terreno ou para que cada um siga seu caminho por entenderem que não devem ficar juntos, ou para que sigam em frente se preparando para um futuro casamento.

O problema é que uma jovem de treze anos terá pela frente muitos anos dessa “preparação” e isso tem um grande potencial de expô-la a cair no pecado da fornicação e a fazer escolhas erradas, por exemplo, na área profissional, por conta de influências negativas de um relacionamento nessa fase de transição da infância para a vida adulta.

(3) Dificilmente um namoro na adolescência termina em um relacionamento sério e santo. Na maioria das vezes termina em decepção e frustração. Eu sei que naquele filme de Hollywood ou mesmo alguma amiga sua pode ter tido uma linda história de amor que deu certo. Mas isso é a regra? Não! Isso é a exceção. A regra é que a maioria não dá certo. Talvez você diga: “se não der certo eu parto para outra!” Mas não é bem assim. Na adolescência as coisas que são vividas costumam ter um potencial muito maior de prejudicar a pessoa, pois é um período de mudanças e adaptações grandes e importantes. Você está disposta a arriscar sua felicidade por conta de uma possibilidade remota de fazer algo que você pode fazer mais tarde com muito mais sucesso?

Namorar na adolescência com um descrente é pecado?

(4) Uma outra questão que sua pergunta levanta é sobre se namorar um não crente é pecado. Se você é uma serva de Deus fiel eu não te aconselho a namorar uma pessoa que não segue a mesma fé que a sua. Alguns torcem o nariz para isso, mas a verdade é que a Bíblia nos orienta a não criar alianças com incrédulos: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14). Uma grande quantidade das pessoas que atendo é com problemas relacionados a relacionamentos que estão destruídos porque um quer servir a Deus e o outro não.

Leia também: Namorar ou casar com alguém de outra religião é errado?

(5) Uma coisa muito importante a se pensar, não só com relação a namorar na adolescência, mas a tudo que você fizer na vida, é o objetivo que você tem em fazer aquilo. Namorar na adolescência apenas para satisfazer um impulso sentimental não te levará a um objetivo feliz. É preciso avaliar corretamente seus motivos e ponderar também se é o momento certo. Namoro na adolescência é pecado quando você o faz da maneira errada e no momento errado.

Qual a idade certa para namorar?

(6) Essa não é uma pergunta que tem uma resposta exata. É preciso avaliar questões como: O rapaz vai me levar para mais perto de Deus? Ele serve a Jesus? Ele tem princípios parecidos com os meus com relação a vida sexual dentro do namoro e a como deve ser um relacionamento diante de Deus? Quantos anos terei que namorar para chegar a um possível casamento? Será que vale à pena mesmo esperar tantos anos? Será que conseguirei segurar meus desejos todos esses anos? O que os meus pais dizem sobre isso? Tenho o apoio deles? Esse namoro vai atrapalhar meus estudos? Responder com sinceridade e racionalidade sobre essas questões vai te ajudar a achar o melhor momento para assumir um namoro.

(7) A Bíblia nos traz um ensino muito interessante a respeito disso: “Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família” (Provérbios 24:27 – NVI). Esse texto nos ensina a importância de ter uma base sólida de vida para depois constituir família. Um relacionamento não é só paixão, é preciso estrutura tanto material quanto sentimental. Esse tipo de estrutura se começa a construir estudando e buscando se preparar para a vida. E um relacionamento tão sério na fase da adolescência vida pode comprometer seriamente tudo isso, levando o adolescente a um futuro de muita dificuldade.

(8) Assim, finalizo dizendo que a bíblia não diz que namoro na adolescência é pecado, mas os textos que refletimos nos mostram que é altamente desaconselhável devido a todas as variáveis negativas que estão presentes. Por isso, se você é adolescente e quer namorar, pense muito bem. Se a pessoa que você quer realmente te ama, vai te esperar até que você esteja pronta. Se isso não acontecer, então você saberá que, na realidade, ele queria apenas ter você para aproveitar e depois jogar fora. Valorize-se mais e você será mais feliz. Coloque Deus, sua família e a sua formação em em prioridade. As outras coisas vão sendo acrescentadas naturalmente. Não é necessário queimar etapas.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão